3 Razões Para Ficar Feliz Por Ser Irmão Mais Velho
Se você está lendo este artigo provavelmente você é o irmão mais velho ou é curioso! De qualquer maneira ser mais velho entre irmãos têm suas vantagens. E elas talvez sejam exatamente aquelas que são consideradas “desvantagens do primogênito” do ponto de vista dos irmãos mais novos: responsabilidade, pioneirismo e experiência!
Antes de conferi-las talvez seja útil recordar que vários personagens das escrituras e da História eram irmãos mais velhos – a começar pelo Salvador Jesus Cristo – o Filho Primogênito de Deus. O Profeta Joseph Smith amava seu irmão mais velho, Alvin: “Alvin era um rapaz fervoroso e sério, e Joseph idolatrava-o. Joseph considerava-o uma pessoa sem pecado que sempre se portara de modo digno.” [1]
Na cultura do Velho Testamento, o filho primogênito recebia a “primogenitura”, que incluía o direito de presidir a família e uma porção dobrada dos bens e terra de seu pai quando este morresse. O filho primogênito também tinha o encargo de cuidar do restante da família, inclusive a viúva do pai. Hoje em dia, na maior parte dos lugares, não é mais assim. Porém, os filhos mais velhos ainda tem um papel muito relevante na família, sendo considerados filhos exemplares.
E se essas razões não te alegram por ser um filho mais velho, considere o seguinte:
1 – Ser irmão mais velho lhe dá um maior senso de dever.
Os pais normalmente precisam muito da ajuda dos filhos mais velhos para organizar o lar e criar os filhos mais novos. Por esta razão é comum que os filhos mais velhos desenvolvem habilidades de liderança e adquiram um maior senso de responsabilidade. Além disso, os filhos mais velhos tendem a fazer maiores sacrifícios pessoais – começando por dividir um doce e compartilhar um brinquedo com os irmãos, até fazer o almoço e organizar a casa. Essa disciplina e senso de dever ajudam nos estudos e na profissão – e até em um futuro e relacionamento conjugal bem-sucedido.
2- Ser irmão mais velho te faz um pioneiro.
E isso é ótimo. Por ser o primeiro, normalmente o “privilégio” de herdar a roupa usada, brinquedos velhos, livros antigos – não é do irmão mais velho. Ele recebe tudo primeiro – e tudo novo! E se isso nem sempre é verdade, o irmão mais velho é o primeiro a fazer as descobertas da vida – e influencia bastante os demais irmãos: desde os gostos musicais até escolhas de amigos.
3- Ser irmão mais velho te faz mais inteligente ou experiente.
Irmãos mais velhos são mais experientes que os mais novos – simplesmente porque viveram mais! Porém, uma pesquisa realizada na Noruega há alguns anos [2] apontou que os primogênitos não só são mais experientes – são também mais inteligentes! Segundo a pesquisa, os maiores possuem um quociente de inteligência (QI) superior aos demais filhos de um casal. A explicação é a de que os irmãos mais velhos seriam uma espécie de tutores dos menores da família: no processo de ensino, eles teriam mais chance de desenvolver suas próprias capacidades e seu raciocínio. Todavia, os testes de QI são duramente criticados, pois não podem medir fatores como raciocínio espacial, criatividade e aptidão artística.
E aí, você concorda com essas “vantagens” dos primogênitos?
___________________
Notas
[1] “PERÍODO DE PREPARAÇÃO,1823–1829”, História da Igreja na Plenitude dos Tempos, pg. 42.
[2] Fonte: “Irmão mais velho tem QI maior, diz estudo” http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL56449-5603,00.html ; Veja também: “Irmãos mais velhos são mais conservadores (mas mais inteligentes)!” http://inspiresaude.com/component/k2/4502/-4502