Por Ashley Frederickson

Dia 9 de Agosto é o dia dos pais! Uma das razões de eu amar o Dia dos Pais é a oportunidade que esse dia me dá de pensar no meu Pai Celestial. Aqui estão 10 maneiras que meu pai terreno me faz lembrar meu Pai Celestial.

Ele é o Líder no Meu Lar

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

Meu pai é o líder de meu lar, é ele quem lidera minha família em justiça. Élder L. Tom Perry disse: “Paternidade é liderança, o mais importante tipo de liderança. Sempre foi assim; e sempre será assim”.

Enquanto crescia, imediatamente antes de cada novo ano escolar, meu pai dava para cada um de nós filhos uma bênção paterna. Eu sou grata por ele estar disposto a liderar por meio do Espírito.

O Pai Celestial está constantemente nos guiando em nossa própria jornada individual. Como optamos por voltar-nos a Ele, Ele nos guia através das escolhas e decisões que temos de fazer diariamente. Ele sabe o que nos trará felicidade no final, guiando-nos para voltar a viver com Ele para sempre.

Ele Doa de Si Mesmo

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

O Presidente Monson disse: “o pai, como mãe, está sempre disposto a sacrificar o próprio conforto pelo bem dos filhos. Trabalha diariamente, a fim de prover-nos o necessário, sem nunca reclamar, sempre preocupado com o bem-estar da família.” (Conferência de Abril de 1992, Gratidão, Pres. Thomas S. Monson).

Nunca vi meu pai comprando roupas e sapatos para si mesmo até ter terminado o ensino médio. Ele não era nada egoísta, e ele constantemente sacrificava. Tenho muitas lembranças dele me servindo. Seja numa carona inesperada na volta para casa, ou ficando até tarde me ajudando com os deveres escolares, ou fazendo minhas refeições favoritas, meu pai é um homem muito generoso.

O Pai Celestial deseja abençoar-nos constantemente. Ele deseja mostrar o Seu amor por nós diariamente. Seu amor nunca cessa. Está lá quando o percebemos, e quando não percebemos. Ele deseja nos dar toda a Sua herança. Ele é misericordioso, e Ele fará qualquer coisa e tudo que é preciso para nos mostrar que o Seu amor é real.

Ele é Cheio de Conhecimento

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

Eu me lembro, desde que era criança, que meu pai sempre foi quem eu buscava quando tinha perguntas. Ele tinha todo o conhecimento, parecendo saber um pouco de quase tudo. Seu conhecimento veio a calhar mais vezes do que posso contar, e eu sou abençoada por sua capacidade de me ensinar o que preciso quando necessito saber de algo.

Élder Marion D. Hanks ensinou “A compreensão adquirida com o conselho de um pai mergulha nas profundezas da alma”. Eu posso atestar que isso aconteceu comigo.

O conhecimento do Pai Celestial é perfeito, Ele tem todas as respostas! Ele tem todas as respostas para a nossa vida pessoal quando duvidamos qual o caminho a seguir. Ele pode ver do início até o fim perfeitamente e Ele tem todo o conhecimento que já procuramos e todo o domínio que precisaremos obter e desenvolver.

Ele Me Deixou Aprender Através do Sacrifício e do Trabalho Duro

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

Lembro-me muito bem dos dias quentes de verão onde cortávamos a relva e arrancávamos ervas daninhas, sentindo que esse trabalho não tinha mais fim, e perdíamos festas e viagens, me fazendo se sentir irritada, achando que ele não estava sendo justo.

Olho para trás agora e vejo que ele me ensinou o princípio valioso do sacrifício. Nem sempre fazer as coisas da minha maneira me fez bem no percurso de minha vida. O Élder M. Russell Ballard disse: “O sacrifício é uma demonstração do amor puro.” Eu sacrifiquei para compreender melhor o meu amor por ele, e ele sacrificou por mim por amor.

O Pai Celestial demonstra Seu amor por nós, pedindo-nos para fazer sacrifícios, para que Ele possa nos oferecer melhores promessas em troca. Ele se alegra com a nossa vontade de desistir de tesouros, ao mesmo tempo que reconhece a nossa dor e conta nossas lágrimas. Ele quer que nos tornemos semelhantes a Ele, por isso devemos sacrificar como Ele se sacrificou por nós.

Ele Tem Senso de Humor

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

Meu pai gosta de fazer um pequeno trocadilho ou um comentário bem-humorado, especialmente em meus dias mais difíceis cheios de lágrimas e tristeza. Ele ainda ama ver se consegue me fazer rir, simplesmente para colocar um sorriso no meu rosto.

O Élder Boyd K. Packer disse:“Encontrem a felicidade nas coisas comuns e mantenham o bom humor.” Por um momento, meu pai pode me fazer esquecer o dia ruim que eu estou tendo através de sua inteligência e senso de humor.

Costuma-se dizer que o Pai Celestial tem um senso de humor. Ele gosta de nos ver sorrindo e felizes, e Ele vai fazer de tudo para nos ajudar a ver o lado positivo através de nossos momentos mais sombrios. Ele conhece o nosso senso individual de humor e como fazer para que cada um de nós ria e sorria de forma pessoal.

Ele Ensina Pelo Castigo

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

Eu acho que eu fui uma criança muito comportada, e ainda assim me lembro de todas as vezes que tive de ir ao meu quarto e contar até 100 antes de poder sair de meu quarto.

Lembro-me de todos os sermões que me fizeram chorar e às vezes fui castigada por responder de volta. Foram nas 21 perguntas que me faziam depois da escola todos os dias e nos momentos de ensino que me fizeram olhar para trás e ver o quão puro seu amor era.

Até mesmo Marvin J. Ashton disse a si mesmo: “Vez por outra, há grande necessidade de sermos punidos, disciplinados e corrigidos num espírito de amor, ajuda e esperança”. (Conferência Geral de Abril de 1989, “A Respeito de Dignidade”, Élder Marvin J. Ashton)

O Pai Celestial nos castiga quando mais precisamos de correção. Eu assumo que essa não é Sua maneira favorita, porque eu sei que não era a de meu pai também, e mesmo assim Ele toma o tempo para fazê-lo para que possamos aprender, para que possamos crescer, e para que possamos tornar-nos um pouco mais disciplinados nos dias que virão. Por que Ele faz isso? Você adivinhou – porque Ele nos ama!

Ele É um Exemplo de Serviço e de Amor

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

Eu adoro refletir sobre as inúmeras vezes que vi meu pai largar tudo para assistir às reuniões da igreja e dar tudo o que podia, a fim de magnificar seus chamados. Todos os momentos que ele se voluntariou para prestar um simples serviço ou ir até a casa de alguém para oferecer uma bênção.

Ele é um exemplo do que o verdadeiro amor e serviço semelhante ao de Cristo se parece. Ele gosta de dar, servir, e de muitas formas silenciosas ele me ensinou a imitar seu exemplo de serviço.

O Presidente Ezra Taft Benson disse: “Ensinar se faz por preceito e exemplo, por palavra e ação. Um bom modelo é o melhor mestre. Por isso, a responsabilidade primordial do pai é dar bom exemplo”. (Conferência Geral de Outubro de 1985, “Pais Dignos, Filhos Dignos”, Pres. Ezra Taft Benson)

O Pai Celestial nos ama e nos serve vez após vez. Não importa o quão inconveniente que possa ser, Ele lidera pelo exemplo com verdadeira misericórdia. Talvez o amor e a compaixão sejam Sua linguagem de amor. Quando aprendemos a perdoar os outros mais facilmente e em humildade servir a todos, talvez dessa forma o Pai Celestial saiba sem dúvida alguma que nós também O amamos perfeitamente.

Ele Me Permite Tomar Minhas Próprias Decisões

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

Em Helamã 14:30, lemos: “Tendes permissão para agir por vós mesmos; porque eis que Deus vos deu o conhecimento e vos fez livres.” Meu pai me permitiu tomar muitas decisões por conta própria, algumas sendo contra o que ele teria escolhido para mim.

Oh, sem dúvida, ele sabia que algumas dessas escolhas me trariam sofrimento e dor, e que também seria difícil para ele assistir a isso. Ele, no entanto, sabia que para que eu atingisse meu pleno potencial, eu precisava aprender e crescer através das minhas próprias escolhas.

Não é maravilhoso que o Pai Celestial nos amou o suficiente para nos dar o arbítrio? Ele enviou Seu Filho amado para ser nosso Redentor, pois Ele sabia que erraríamos ao longo do caminho.

Eu não consigo imaginar o quão difícil é para o Pai Celestial nos ver quando cometemos um erro que nos causa sofrimento. Eu não consigo imaginar o quão difícil foi para Ele nos ver deixando Sua presença, sabendo que enfrentaríamos dor e provações com uma chance de não poder voltar para casa, mas Ele fez isso por amor.

Ele Provou Minha Paciência

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

É certo que eu me lembro das vezes em que fiquei frustrada com meu pai. Eu achava que sabia tudo e tinha certeza que ele não conseguia ver o meu lado. Eu chorava, falava palavras de raiva e gritava “Isso não é justo”. Por mais difícil que esses momentos tenham sido, eu preciso assumir que eles eram mais difíceis para ele.

Um pai amoroso nunca deseja ver uma criança com dor emocional ou angústia, mas ele sabia o que era melhor e ele sofreu por muito tempo por amor, ajudando-me a compreender a virtude da paciência. O Presidente Spencer W. Kimball disse: “O sofrimento pode tornar pessoas em santos conforme elas aprendem a ter paciência, longanimidade e autodomínio”.

O amor que o Pai Celestial tem por nós é perfeito. É tão perfeito que, por vezes, Ele permite que nossos corações sejam quebrados nos fazendo esperar por certas bençãos. Seu coração sofre com cada “Isso não é justo” que murmuramos, e ainda assim Ele nos permite passar por esses momentos incrivelmente dolorosos para que possamos aprender com a paciência e sermos a melhor rainha ou rei que podemos eventualmente nos tornar.

Ele Adora Ouvir as Palavras “Eu Te Amo”

Dia dos Pais Mórmon

Imagem via LDS.net.

Meu pai nunca dá uma pausa em seu papel de pai. O Presidente Ezra Taft Benson disse: “O chamado de pai, porém, é eterno, e sua importância transcende o tempo. É um chamado tanto para o tempo como para a eternidade”. (Conferência Geral de Outubro de 1987, “Aos Pais em Israel, Pres. Ezra Taft Benson”)

Quantas vezes eu esqueço que estou em sua mente incessantemente. Quantas vezes eu esqueço quantos sacrifícios de momento a momento ele fez por mim. Eu não digo muito as palavras, as simples três palavras “eu te amo”.

O Pai Celestial quer que peçamos bênçãos, mas Ele também gosta de saber o quanto valorizamos a Sua mão em nossa vida. Quantas vezes estamos derramando nossos corações em gratidão e amor para com Ele?

Podemos fazer isso servindo os outros, ajoelhando-se em oração simbolizando humildade pura, ou simplesmente escrevendo os sussurros e as ternas misericórdias que recebemos para mostrar o quanto valorizamos Seu amor e Suas palavras.

Que todos nós possamos encontrar tempo nesse dia dos pais e todos os outros dias depois para mostrar nosso amor e respeito, tanto para o nosso pai terreno como para nosso Pai Celestial de uma forma constante e incessante.

Que qualidades você já observou em seus pais terrenos que te faz lembrar do amor que o Pai Celestial tem por Seus filhos?

Fonte: LDS.net. Traduzido por Esdras Kutomi.