Lições do Filme “Procurando Nemo”
Um modelo de lição de reunião familiar
Em homenagem ao novo filme da Disney, Procurando Dory, lançado recentemente, aqui estão algumas lições do evangelho que podemos aprender com o primeiro filme, Procurando Nemo, um clássico que toda a família pode aproveitar!
Pensamento:
Quando passamos por amargas provações, esse é o momento de fortalecermos nossa fé em Deus, de trabalhar com afinco e servir ao próximo. Então, Ele curará nosso coração quebrantado e nos concederá paz e consolo individualmente. Esses grandes dons não serão destruídos, nem mesmo pela morte.
(Russell M. Nelson, “Jesus Cristo — O Mestre que Cura“, Conferência Geral de Outubro de 2005)
Hino:
Firmes Segui, nº 41
Escritura:
Deveis, pois, prosseguir com firmeza em Cristo, tendo um perfeito esplendor de esperança e amor a Deus e a todos os homens. Portanto, se assim prosseguirdes, banqueteando-vos com a palavra de Cristo, e perseverardes até o fim, eis que assim diz o Pai: Tereis vida eterna. (2 Néfi 31:20)
Discurso da Conferência Geral
Para mais informações sobre esse assunto, leia “Prosseguir e Ser Firmes”, por Elaine S. Dalton, da Conferência Geral de abril de 2003.
Lição
Procurando Nemo é a história de um peixe-palhaço, Marlin, que se une a um peixe azul esquecido chamado Dory, na tentativa de encontrar o filho de Marlin, Nemo, que foi raptado e levado para Sydney, Austrália.
O desaparecimento de Nemo coloca o mundo de Marlin de cabeça para baixo. Após a morte de sua esposa, Marlin sempre tentou manter Nemo seguro, ao ponto de ser muito cauteloso. Perder Nemo força Marlin a deixar sua confortável e segura vida e enfrentar situações perigosas.
Marlin fica aflito pois ele prometeu a Nemo que nunca deixaria nada acontecer com ele. Dory ensina a ele que ele não poderia deixar nada acontecer com seu filho, pois se nada acontecesse, a vida não seria divertida para Nemo.
Nossos desafios podem não ser divertidos, mas Deus não quer que nós vivamos nossas vidas em estagnação, com nada acontecendo conosco. Ele quer que experimentemos a vida ao máximo, e Ele sempre procura nos ajudar a crescer para o nosso pleno potencial.
“O tempo nunca pára”, disse o Presidente Monson (“Alegria na Jornada“, Conferência Geral de outubro de 2008), “Ele precisa prosseguir constantemente e, com essa marcha, vêm as mudanças.”
“Evidentemente, não há como voltar, apenas seguir em frente. Em vez de reviver o passado, devemos aproveitar ao máximo o presente, aqui e agora, fazendo tudo o que pudermos para garantir lembranças agradáveis no futuro.”
Dory certamente possui essa mentalidade. Quando Marlin fica desanimado, ela diz, “Quando a vida te decepciona, qual é a solução? Continue a nadar!”
Mais tarde, o sempre cuidadoso Marlin continuava relutante em assumir riscos. Ele pergunta a Dory, “Como você sabe que algo ruim não vai acontecer?” Sua resposta? “Eu não sei!”
Não podemos saber o que está à nossa frente, mas podemos ter esperança no futuro e decidir agora como iremos reagir às provações e adversidades.
Marlin, eventualmente, aprende a ser otimista e encontrar diversão, mesmo em situações extremamente difíceis – como nos campos de águas vivas onde ele e Dory tiveram de escapar. Marlin tenta olhar para o lado positivo da situação para deixar ele e Dory em segurança. “Nós estamos enganando a morte agora. Isso é o que estamos fazendo, e estamos nos divertindo ao mesmo tempo.”
Uma grande parte da vida é encontrar alegria na jornada. O Presidente Monson disse: “Há momentos estressantes na vida, seja qual for nossa situação. Precisamos lidar com eles da melhor maneira possível. Mas não devemos permitir que atrapalhem o que é mais importante; e o mais importante quase sempre envolve as pessoas a nosso redor.”
Procurando Nemo nos ajuda a ver o valor da amizade e do trabalho em equipe, enquanto passamos por dificuldades. Em Sydney, Nemo faz amizade com os outros peixes no tanque de peixes no escritório do dentista, e eles trabalham em conjunto para tentar uma fuga. Ele também aprende a valorizar seu pai, agora que eles estão separados.
Marlin faz muitos amigos ao longo do caminho enquanto procura por Nemo. Isso inclui Dory, que ele não queria no começo que o seguisse, mas que com o tempo aprendeu a confiar. Como Dory ensina, “Vamos, confie em mim. É o que os amigos fazem.”
Não temos que passar a vida sozinhos. Não temos de fazer tudo por nós mesmos. Temos irmãos e irmãs espirituais ao nosso redor.
E mesmo quando parece que estamos completamente sozinhos, temos essa garantia da parte do Senhor: “Sê paciente nas aflições, pois terás muitas; suporta-as, contudo, pois eis que estou contigo até o fim dos teus dias.”(D&C 24:8).
Atividade
Assista Procurando Nemo como a família, ou jogue “Areia Movediça”.
Coloque uma linha de partida e uma linha de chegada, e em seguida, faça com que toda a família tenha de chegar junta do outro lado, sendo que os participantes poderão pisar somente em dois panos ou toalhas pequenas. (Todos terão de pisar no pano 1, depois coloque o pano 2 à frente, deixe que todos pisem no pano 2, coloque o pano 1 à frente, deixe que todos pisem no pano 1, etc…) Se alguém pisa fora do pano, eles entram na “areia movediça”, e todos deverão voltar para a linha de partida e começar de novo. Se você tem um grupo grande, os dividida em equipes e faça uma corrida!
Este jogo exige paciência e trabalho em equipe para que todos atravessem de forma segura, e resulta em muitas risadas. Relacione isto com a lição!
Imagem principal via WeaponX-Art em deviantart.com. Este artigo foi escrito por Carly M. Springer no site LDSLiving.com. Traduzido por Esdras Kutomi.