fbpx

Hang loose: um sinal criado por um mórmon do Havaí

Como o Hang Loose foi criado por um mórmon

O Shaka, um gesto amigável comumente usado por surfistas e fãs da BYU, não começou como um sinal criado por qualquer desses grupos. (O shaka é o sinal conhecido como hang loose)

O gesto, feito quando esticamos o polegar e o mindinho e vagamente enrolando os três dedos do meio até a palma da mão, foi originalmente usado para se comunicar com condutores de trem, sendo inventado por um santo dos últimos dias.

De acordo com um artigo recente da BYU Magazine, o shaka provavelmente originou-se do membro SUD de Laie, Havaí, o nativo Hamana Kalili. Kalili perdeu os três dedos do meio da mão direita, enquanto ele estava trabalhando na Kahuku Sugar Mill em Oahu. Quando ele foi designado para trabalhar na estrada de ferro que transportava a cana-de-açúcar, ele levantava a mão direita, que tinha apenas o mindinho e o polegar, para sinalizar ao condutor de trem que a estrada de ferro estava liberada.

Os moradores começaram a copiar e adotar o sinal, mas o Shaka começou realmente a ficar público nos hukilaus, ou festas onde Kalili se vestia como o rei Kamehameha e fazia as boas vindas aos visitantes da ilha.

A partir daí, a popularidade do shaka cresceu entre os surfistas e, eventualmente, tornou-se um gesto usado por pessoas de todo o mundo.

Hoje, o Shaka tem uma lista de significados, incluindo “hang loose”, “tudo claro”, ou simbolizando o espírito de “Aloha”. Mas os fãs da BYU conhecem a Shaka como outra coisa.

Semelhante a um “Y”, o gesto também é utilizado como uma forma de representar apoio para a BYU.

Embora o shaka começou como um gesto usado por um homem, seu legado já se estendeu para além do seu significado original para tornar-se um símbolo para muitos.

Este artigo foi escrito por Katie Lambert no site LDSLiving.com. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Entretenimento
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
determinação esporte
O que os mórmons podem aprender com Rafaela Silva - 1°Ouro...
Serviço Missionário
5 razões pelas quais os mórmons nunca tocarão a sua porta

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *