Existe uma pergunta que incomoda muita gente: por que pessoas boas se dão mal, e pessoas más se dão bem? Essa pergunta incomoda todos os que leem notícias. Quem já não viu um político corrupto ou executivo desonesto conseguirem riquezas à custa do povo, contratarem os melhores advogados, pagarem altas propinas e saírem de cena cheios de dinheiro? E quem já não viu o exemplo de um pai de família honesto sendo prejudicado porque se recusou a fazer algo ilegal ou desonesto? Qualquer pessoa, ao ver essas injustiças, pensaria consigo o porque de pessoas boas se darem mal enquanto pessoas más se dão bem. O desejo de justiça faz parte de qualquer pessoa de bem.
Essa pergunta sempre acompanhou a humanidade, não sendo só um problema de nossos dias. Lemos no velho testamento a mesma reclamação, feita ao Senhor: “Vós dizeis: Inútil é servir a Deus; que nos aproveita termos guardado os seus preceitos, e andarmos pesarosos diante do Senhor dos Exércitos? Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade se edificam; também tentam a Deus, e escapam. Então aqueles que temem ao Senhor falam um com o outro;” (Malaquias 3:14-16) Não nos faltam exemplos de pessoas más que se dão bem, e de pessoas boas que se dão mal.
Quero usar um exemplo de uma pessoa que fez mal e pareceu se dar bem. Davi foi um bom homem, que era fiel a Deus, foi abençoado por Ele e tornou-se rei. Em determinado tempo, enquanto era rei, ele cometeu adultério com Bate-Seba. Para esconder seu pecado, planejou um estratagema para matar Urias, um homem justo. Por outro lado, José, filho de Jacó, se deu mal ao fazer o bem. Isso aconteceu várias vezes. Ao contar seu sonho, foi criticado por sua família. Ao buscar seus irmãos, foi vendido como escravo. Ao fugir da mulher de Potifar, foi injustamente acusado de um crime e passou de escravo para prisioneiro. E na prisão, após ver um sonho, foi esquecido pela pessoa que ajudou. Davi, que cometeu adultério e matou um inocente, continuou como rei, e José, que não quis cometer adultério, foi para a prisão. Não é injusto isso?
Porém, os caminhos do Senhor são maiores que os nossos caminhos. (Isaías 55:8-9) José foi para a prisão e passou muitos anos de sua vida sofrendo por causa de suas decisões justas. Mas a história de José não chegou ao fim. Nossa história também não.
O presidente Spencer W. Kimball ensinou:
“Se considerássemos a vida mortal a totalidade da existência, então as dores, tristezas, fracassos e morte precoce seriam uma calamidade. Mas se encararmos a vida como algo que começou há muito no passado pré-mortal e vai prolongar-se por toda a eternidade, todas as coisas que nos acontecerem poderão ser compreendidas com a perspectiva correta.
Assim, não seria sábio que Ele nos desse provações para superarmos, responsabilidades para desempenharmos, trabalho para fortificar nossos músculos, tribulações para provar nossa alma?”

Vou contar um pouco do que aconteceu com Davi. Seu pecado foi conhecido, e ele foi castigado. O profeta Natã disse: “Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti”. (2 Samuel 12:10-11) Essas palavras se cumpriram de forma literal. Amom, um herdeiro, abusou de sua irmã, e o pai não pode falar nada, porque cometeu pecado semelhante. Esse filho foi assassinado por outro irmão, Absalão, que fugiu após isso. Depois da conciliação, Absalão arquiteta uma insurgência contra o rei, toma o trono de seu pai e contamina as concubinas de Davi. Contra a vontade de Davi, seu filho é executado após uma guerra por outro líder iníquo. Desgraça após desgraça seguiu a vida desse homem que outrora fora um homem justo e temente a Deus. Davi perdeu a luz que tinha recebido, cometendo erro após erro. Esses erros afetaram sua vida, sua família e sua nação. Com relação ao estado de sua alma, ele passou uma vida toda buscando o perdão, atormentado por seu grave pecado. Ele recebeu a promessa de que seria redimido da mais profunda sepultura (Salmos 86:12-13), mas perdeu várias de suas bênçãos, entre elas a exaltação no reino de Deus (D&C 132:39). Sobre o estado atual de Davi, o presidente Joseph Fielding Smith disse:
“Davi cometeu um terrível crime, e durante todo o resto de sua vida procurou obter o perdão. Alguns dos Salmos retratam a angústia de sua alma; não obstante, Davi ainda está pagando pelo seu pecado. Ele não foi ressuscitado por ocasião da ressurreição de Jesus Cristo. Pedro declarou que seu corpo ainda permanecia na tumba, e o profeta Joseph Smith afirmou que, ‘Davi fervorosamente procurou o arrependimento das mãos de Deus, com lágrimas, pelo assassinato de Urias; mas,só poderia consegui-lo por meio do inferno: foi-lhe prometido que sua alma não seria deixada ali para sempre’. Perguntamos, novamente: quem deseja passar algum tempo no inferno com o diabo,antes de ser purificado do pecado? ” (Answers to Gospel Questions, Vol . 1 , p . 74 .)”

E como ficou José? Por causa de sua obediência, o Senhor fez com que ele prosperasse. José interpretou o sonho do Faraó. Ele salvou milhões de pessoas da fome, e fez com que o Egito se tornasse uma nação imensamente poderosa. Ele se tornou o homem mais poderoso do Egito (e naquela época, do mundo!) logo após o Faraó. Por causa dele, sua família foi preservada. Toda a casa de Israel lhe honra até hoje. Seus irmãos foram humildes e lhe foram sujeitos até o fim, mesmo que José não desejasse dominar sobre seus irmãos nem seu pai. José é lembrado hoje como um dos homens mais justos e leais a Deus, a despeito das injustiças. Ele é honrado por toda a casa de Israel. Eu não duvido que ele esteja entre os grandes e nobres que passaram por essa Terra, feliz pelo fato de permanecer fiel ao Senhor que ele mostrou amar. Seu destino eterno deve ser glorioso.
Então, no final, os maus se dão bem e os bons se dão mal? Não, isso nunca acontecerá. No fim, os justos serão recompensados, e os injustos sofrerão. Quando nos afligimos com esses problemas, “o Senhor atenta e ouve;” Lemos mais tarde que “há um livro de recordações escrito diante dele, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei deles minha propriedade; poupá-los-ei, como um homem poupa seu filho, que o serve.” (Malaquias 3:16-17) Sou consolado quando leio essas palavras. O Senhor nunca nos deixará.

Acima de todos os exemplos, coloco o de Jesus Cristo. O maior de todos veio e sofreu. Ele pagou pelos meus pecados, e pelos seus, e pelos de toda a humanidade. Ele sofreu pelo que não merecia, porque nos amava. É Ele que diz que nós seremos Dele. Ele que nos trata como filhinhos amados. Ele que escolheu sofrer as nossas mesmas aflições para que não ficássemos sós. Por causa Dele, a morte não é o fim. O inferno não será soberano. Por causa do sofrimento Dele, todas as nossas tristezas um dia se tornarão num final feliz. Essa é a Igreja dos finais felizes, a Igreja Dele, que é o autor de nossa alegria. As pessoas boas podem não se dar bem agora, mas no fim, tudo ficará bem para eles.
5
5
4.5
Isso não faz o menor sentido. Me lembra aquela frase que diz, os humilhados serão exaltados.
Por que as pessoas que pregam o bem estão sempre estagnadas na vida enquanto outros agem em prol de si próprio e sempre se dão bem. a impressão que tenho é que os egoistas tem tudo e as pessoas que pensam no bem do próximo não tem nada.
Concordo.
Cordordo . As pessoas maldosas sem dão bem, Não sei porque Caluniadores destrói uma pessoa correta .
Infelizmente talvez essa seja a lei da vida: leve uma vida justa, e se lasque. Leve uma vida imunda, e prospere em tudo que fizer.
Isso é o que mais desanima. Esse caso citado da Bíblia, talvez aconteça hj uma vez em um bilhão. A história nos dá diversos nomes de pessoas que com o poder que tiveram em mãos, destruíram milhões de vidas com a fome de poder e ditadura, e NUNCA pagaram pelos seus atos. Mtos desses morreram na riqueza e com uma morte tranquila.
No dias de hj, o mesmo acontece com marginais, ditadores, políticos e poderosos. Com seu dinheiro sujo, eles fazem o que querem nesse mundo. E talvez nunca paguem por isso.
Eu creio em Deus e na Bíblia, mas ver essas coisas acontecerem diariamente, é desanimador.
Verdade, é muito desanimador ver pessoas ruins se darem bem e pessoas boas se darem mal e serem prejudicadas.
Verdade
Verdade,concordo, vejo pessoas que fazem muitas coisas más e nunca são punidas.
Pelo menos a gente sabe que as pessoas do Bem vão para o ceu. 😏
Eu sempre me pergunto porque os mals se dão bem
É desanimador… E o pior de tudo é ver que esses imundos não tem o menor peso na consciência. Vai ver que é porquê a Bíblia diz: “Não ameis o mundo, e nem oque no mundo há. O mundo está no maligno.” Se assim é, então o mundo é do diabo, e as pessoas que tentam ser. boas acabam sendo escarnecidas, massacradas, perseguidas pelo diabo. Muitas morrem feito espetáculo para os malfeitores que se deleitam da fome, do sangue, da miséria alheia e do trabalho de quem é honesto.
Precisamos nos lembrar sempre que o mundo é injusto, por isso hj em dia nos deparamos com bastante situações iguais a essa, mas como membro sei que a nossa perspectiva de vida não só se resume aqui na terra, por mais que sejamos justos aqui na terra e se damos mau as vezes, no mundo espiritual e quando O Senhor ressuscitar iremos colher ctz a nossa recompensa, que é ser herdeiro junto com Jesus Cristo de todas as coisas do Pai Celestial, e quando isso acontecer, essas pessoas injustiças colherão oq plantaram…
Nossa existência não termina quando morremos, “se dar bem na vida” não se resume em ter riquezas.
Tenho uma vida difícil, porém quando vou a igreja costumo por diversas vezes agradecer do que ir na igreja para pedir.
Não paute sua vida comparando com a vida do próximo, seja grato pelo o que você têm, por aquilo que não falta em sua mesa.
Passei por tantas dificuldades, porém vi tantos irmãos não suportando a dor das dificuldades e dando fim em sua vida!
Não estou aqui para jugar, como costumo dizer, não conheço a pessoa aqui na terra que ficou com alguma procuração assinada por Jesus Cristo para ter a autonomia de julgar o próximo.
Tirem as coisas boas que acontecem na vida de vocês e não deem tanto foco as coisas ruins, se não prestou, deixe ir embora… Não force o acontecimento negativo estar presente na vida de vocês.
As pessoas más perderam o medo de fazer ruindades e as pessoas boas estão perdendo as esperanças. TEMPOS SOMBRIOS
7 E se fores lançado na cova ou nas mãos de assassinos, e receberes sentença de morte; se fores lançado no abismo; se vagas encapeladas conspirarem contra ti; se ventos furiosos se tornarem o teu inimigo; se os céus se cobrirem de escuridão, e todos os elementos se unirem para obstruir o caminho; e acima de tudo, se as próprias mandíbulas do inferno escancararem a boca para tragar-te, sabe, meu filho, que todas essas coisas te servirão de experiência, e serão para o teu bem.
8 O Filho do Homem desceu abaixo de todas elas. És tu maior do que ele?
9 Portanto, persevera em teu caminho e o sacerdócio permanecerá contigo; pois os limites deles estão determinados e não podem ultrapassá-los. Teus dias são conhecidos e teus anos não serão diminuídos; portanto, não temas o que o homem possa fazer, pois Deus estará contigo para todo o sempre.
D&C 122: 7-9
A todos que escreveram eu pergunto:quantas pessoas que nao sao seus amigos ou parentes vcs ajudaram esse ano ? 1 ou simplesmente deram as moedas que pesavam na carteira .?
Se traçarem metas e focarem nelas irão prosperar ,ha 2 meios : curtir a vida e reclamar ou traçar metas e prosperar ,pessoas boas podem prosperar sim .
Arrependimento verdadeiro de errar, essa é a chave, não tenho os maus como referência, tenho os bons que prosperaram diante dos olhos de Deus, com família sólida que é o principal pilar, os exemplos do antigo testamento nas promessas Cumpridas de Deus, e a verdadeira carta de Jesus Cristo no novo testamento, tudo renovado, tudo esclarecido, veja quem tiver olhos para enxergar, escutem quem tiver ouvidos para ouvir, sigam quem tiver fé para caminhar em direção dos justos, ver a prosperidades dos maus é apenas inveja, mundo de Cristão é o que está ao nosso redor e como somos únicos no universo, assim seremos avaliados por Deus, que a ele Toda Honra e Toda Glória.