5 Chaves para Responder a Perguntas Difíceis

Algum de seus amigos já fez perguntas difíceis sobre a Igreja?
Pode ser uma experiência assustadora receber perguntas sobre a Igreja. Imagine que você está lanchando na escola com um grupo de amigos quando um deles se volta para você e diz: “Ouvi dizer que os mórmons não são cristãos. Isso é verdade?”
Explique-lhes que “mórmon” é só um apelido, e que o verdadeiro nome da Igreja é A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
“Acredito em Jesus Cristo e O sigo”, você pode acrescentar. Então, alguém faz outra pergunta. Agora a pergunta parece mais ser um ataque, e você não tem certeza de ter a resposta certa. De repente, você se sente pressionado, como se você estivesse sendo interrogado. Esses momentos podem parecer um pouco assustadores, mas podem ser um grande aprendizado para você e a oportunidade de compartilhar a veracidade do evangelho com outras pessoas.
Perguntas – Cinco Princípios sobre Compartilhar
As perguntas são o cerne da aprendizagem e perguntas sinceras sobre o evangelho podem levar você e seus amigos à compreensão e ao testemunho. Considere os seguintes princípios ao compartilhar as respostas para perguntas sobre o evangelho. Lembre-se de que a maneira como você reage à pergunta e como você vive sua vida pode ter uma influência tão grande quanto as palavras que diz.
1. Seja grato.
Quando as pessoas fizerem perguntas, perceba que você está tendo a oportunidade de compartilhar as verdades do evangelho.
Antes de responder, você pode dizer algo como: “É uma ótima pergunta”. Responder com bondade ajudará a trazer o Espírito para a situação e evitar contendas.
O Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos, declarou: “Devemos também lembrar que, às vezes, a melhor forma de responder à curiosidade das pessoas pode ser a maneira como vivemos, como irradiamos a alegria do evangelho em nossa vida, como tratamos os outros e a sinceridade com que seguimos os ensinamentos de Cristo” (“Fé, Família, Fatos e Frutos”, A Liahona, novembro de 2007, p. 25).
2. Não se sinta mal se não souber todas as respostas.
Se não souber a resposta, não há problema em dizer que não a sabe.
Diga à pessoa que você gostaria de responder depois de estudar mais sobre a pergunta. Não saber a resposta para uma pergunta sobre o evangelho não significa que você não tem um testemunho. Permaneça firme nas coisas em que você acredita. Compartilhe suas experiências no evangelho.
Veja como o profeta Néfi respondeu uma pergunta para a qual não sabia a resposta. Ele se perguntou: “Conheces tu a condescendência de Deus?”
Ao que ele replicou: “E disse-lhe eu: Sei que Ele ama seus filhos; não conheço, no entanto, o significado de todas as coisas” (1 Néfi 11:16–17).
A fé de Néfi não foi abalada porque ele não conseguia responder a essa pergunta. Ele respondeu compartilhando algo que já havia vivenciado. Saber que “não [conhecia] o significado de todas as coisas”, na verdade, abriu o caminho para que Néfi fosse um ótimo aluno do evangelho à medida que o Espírito do Senhor o ensinava.
Ao procurar as respostas, busque fontes em que pode confiar. Evite ler literatura imprecisa produzida por pessoas que estão tentando denegrir a Igreja.
Continue lendo o restante deste artigo no LDS.ORG