Nota da Editora: Artigo atualizado pela Equipe Mais Fé em fevereiro de 2025.
As pessoas sempre se perguntam se A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Maçonaria são um apêndice uma da outra. Talvez isso aconteça por causa da participação de líderes da Igreja em ambas as organizações.
Embora existam pontos de semelhança entre as práticas da Maçonaria e algumas cerimônias dos templos da Igreja, as duas instituições operam de forma independente e possuem propósitos distintos.
Nesse artigo você vai entender:
- O que é a Maçonaria?
- Qual é a história dos membros da Igreja de Jesus Cristo e os maçons?
- As cerimônias dos templos e os rituais maçônicos são semelhantes?
- O que a Igreja já falou sobre a Maçonaria?
- Os membros da Igreja podem ser maçons?
O que é a Maçonaria?
A Maçonaria é uma associação não religiosa, conhecida por seu caráter sigiloso e por seus rituais de iniciação. Seus membros se reúnem em “lojas” e praticam uma filosofia baseada em princípios de moralidade, ética e ajuda mútua.
Não se sabe ao certo qual é a origem da Maçonaria. Alguns defendem que a origem foi no antigo Egito, outros dizem que foi nos tempos de Salomão, e outros ainda que surgiu nos dias do iluminismo.
Os maçons possuem muitos símbolos em sua loja. A disposição das cadeiras, o altar, os três degraus, a rocha bruta e a rocha polida, o compasso, o esquadro e o grande “G”, são alguns símbolos bem documentados. Além disso, os maçons possuem sinais com as mãos que indicam o grau que pertencem.
Para ser admitido na Maçonaria não basta desejo próprio, é preciso ser convidado e avaliado. Após ser aprovado, a pessoa passa por um ritual de iniciação, onde há uma representação sobre os quatro elementos, e onde o “profano” aprende a reconhecer o caminho da “luz”
Um dos requisitos para se tornar maçom é acreditar em Deus, e muitos de seus símbolos têm um caráter espiritual e filosófico. A Maçonaria não discute religião ou política dentro de suas reuniões, e há várias ramificações ao redor do mundo.

Qual é a história dos membros da Igreja de Jesus Cristo e os maçons?
Alguns líderes da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, incluindo Joseph Smith, foram maçons. Em 1841, uma loja maçônica foi estabelecida em Nauvoo, onde muitos membros da Igreja, incluindo o próprio Joseph, foram iniciados.
O livro História da Igreja na Plenitude dos Tempos explica que:
“Desde outubro de 1841, alguns maçons que eram membros da Igreja haviam recebido permissão de iniciar uma loja em Nauvoo. Joseph Smith considerou haver vantagens em pertencer a essa ordem. Provavelmente imaginou que outros maçons do estado e do país, muitos dos quais ocupavam cargos importantes, teriam mais consideração para com a Igreja. Joseph Smith e muitos moradores de Nauvoo foram formalmente iniciados na ordem, em março de 1842.”
A motivação para essa associação provavelmente ocorreu devido a percepção de que a participação na Maçonaria poderia facilitar relações mais amistosas com outros líderes maçons que ocupavam cargos influentes.
No entanto, após a partida dos santos de Nauvoo para o oeste, os laços entre a Igreja e a Maçonaria se enfraqueceram, especialmente após o surgimento de sentimentos “anti-mórmons” por parte de alguns maçons.

As cerimônias dos templos e os rituais maçônicos são semelhantes?
Embora existam pontos em comum entre as ordenanças do Templo e os rituais maçônicos, como o uso de símbolos e certos gestos, as duas instituições diferem significativamente em seu propósito e conteúdo.
Hugh Nibley, estudioso da Igreja, ressaltou que as práticas do templo não derivam da Maçonaria, mas, na verdade, a Maçonaria preserva fragmentos de verdades mais antigas, que estão presentes na plenitude das ordenanças do Templo. Ele disse:
“Teria Joseph Smith reinventado o templo, reunindo novamente todos os fragmentos — judeus, ortodoxos, MAÇONS, gnósticos, hindus, egípcios, etc.? Não, não foi assim que aconteceu. Pouquíssimos fragmentos estavam disponíveis em sua época, e o trabalho de reuni-los, como vimos, só começou na segunda metade do século XIX. Mesmo que estivessem disponíveis, aqueles míseros fragmentos não poderiam ser reunidos para formar um todo.
Até hoje, os estudiosos que os coletam não sabem o que fazer com eles. Não é o templo que deriva deles, mas sim, o contrário. (…) O fato de que algo de tamanha plenitude, coerência, engenhosidade e perfeição tenha sido trazido à luz num único local e momento — da noite para o dia, por assim dizer — é uma prova muito adequada de uma dispensação especial.” (“What Is a Temple”, The Collected Works of Hugh Nibley: Volume 4 — Mormonism and Early Christianity, ed. Todd M. Compton e Stephen D. Ricks, 1987, pp. 366–367, 383.)
Além disso, há uma grande diferença entre as ordenanças do Templo de os rituais da Maçonaria.
No templo, mulheres e homens são iguais, a Maçonaria é só para homens. No templo aprendemos sobre o Plano de Salvação, na Maçonaria, é ensinado sobre preceitos corretos, mas de ordem terrena. No templo falamos de Cristo e temos o sacerdócio, na Maçonaria não.
O que a Igreja já falou sobre a Maçonaria?
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se posiciona como uma organização independente e neutra, sem ligação institucional com a Maçonaria ou qualquer outra organização.
A Igreja reconhece que alguns de seus membros, inclusive líderes, foram maçons, mas não há incentivo oficial para que os membros se tornem maçons. Também não há proibição, desde que a participação não entre em conflito com os ensinamentos da Igreja.

Os membros da Igreja podem ser maçons?
Sim, um membro da Igreja pode se tornar maçom se assim desejar, desde que seja aprovado pela Maçonaria. Da mesma forma que um membro pode participar de outras organizações comunitárias, como o Rotary Club, a Maçonaria é vista como uma escolha pessoal, contanto que não entre em oposição aos princípios do evangelho.
No entanto, a participação ativa na Igreja e os compromissos com o lar e a família podem dificultar a conciliação entre as responsabilidades maçônicas e eclesiásticas. Quando há um conflito, a Igreja ensina que a prioridade deve ser dada ao evangelho e à família.
Em 12 de fevereiro de 2009 a Presidência da Área Brasileira enviou uma carta para Presidentes de Missão e Presidentes de Estaca sobre a Maçonaria. Veja alguns trechos abaixo:
“Lembramos que a escolha de se tornar maçom é um assunto pessoal. Não existe nenhum tipo de discriminação na Igreja quanto à associação de seus membros à Maçonaria embora sua participação não seja encorajada.
Qualquer membro que tenha recebido sua investidura no templo fez o convênio de consagrar-se ao Senhor e Sua Igreja. Isto suplanta e precede qualquer envolvimento em organizações criadas pelos homens.
Todos nós temos compromissos eternos com nosso cônjuge e filhos. Muitos de nós temos o compromisso com nosso chamado, comunidade e profissão, o que leva à falta de tempo para o envolvimento em quaisquer outras associações.
Quando os membros da Igreja que se dizem maçons, anunciam, divulgam ou ensinam sobre a Maçonaria usando sua condição de membro ou as organizações da Igreja, devemos lembrá-lo cuidadosamente de que não devem fazê-lo. A participação em ambas as organizações pode causar divisão na sua lealdade e compromisso ao evangelho.”
Conclusão
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e a Maçonaria são duas organizações separadas e distintas. Embora existam algumas semelhanças superficiais entre suas cerimônias, os propósitos e ensinamentos de cada uma são diferentes.
A participação na Maçonaria é uma escolha pessoal, mas a Igreja sempre orienta seus membros a colocarem o evangelho de Jesus Cristo como a prioridade principal em suas vidas.
Veja também: Os membros da Igreja de Jesus Cristo são maçons?
Parabéns, Lucas Guerreiro. Sua imparcialidade, honestidade e conhecimento trás luz e verdade em um mundo de mentiras, preconceitos, fanatismo e ignorância.
Siga avante, Nobre Guerreiro!!
Miguel A. Venditti
Mormom e Maçon
Apreciei muito a coerência do texto do advogado Guerreiro, assim como também a declaração do Sr. Venditti. Prof. Paulo Mapelli Siqueira, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Grande Miguel Venditti, Como sempre buscando conhecimentos.
“ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro […]” (Mt 6:24). Isso significa que o grande arquiteto que os maçons veneram, e fazem-no muitas das vezes no ocultismo, e Jesus Cristo, o verbo criador no qual foi formado e subsiste todas as coisas, são o mesmo?
Sim, o mesmo. O nosso Salvador Jesus Cristo é o Grande arquiteto do universo.
Concordo com vc. E por isso Igreja Católica não permite que um fiel seja maçom.
5
Só revise o que falou sobre a Igreja ter coisas secretas assim como a Maçonaria, isso é um equívoco, na igreja não existe nada secreto e sim SAGRADO! Já na Maçonaria sim as coisas são secretas.
na loja maçonica não só entra maçons mas tb suas familias, uma vêz por ano na festa branca, e se todo homem fossem maçon teriamos menos politicos corruptos agora imaginem se todos fossem mormons as duas sãos boas uma ajuda o homem ser um bom cidadão a outra a mesma coisa mas também leva o homem de volta ao reino celestial
Queria entender então, por que políticos conhecidamente corruptos são maçons e/ou recebem honrarias na maçonaria?
kkkkkk… muito boa a reflexão!
Sim, assim como existe corruptos em todo lugar, nas igrejas e na propria igreja mormon, mas a moral de cada um só Deus pode julgar.
Querida Alice, uma arma não traz o mal em si, assim como um instrumento musical também não traz o bem, tanto um, como o outro, podem matar ou salvar, pois o bem ou mal está tão somente em quem o usa. As instituições humanas (todas) são formadas e mantidas por pessoas, que carregam consigo o bem e o mal, e, em todas, existem maçãs podres, temos pedofilia na igreja católica, corrupção na política e polícia (civil ou militar), repórteres que se vendem aos interesses invés de divulgar a verdade, pastores falsos, etc…, e não poderia deixar de existir maçons pilantras, onde está seu conhecimento sobre o ensinamento do grande mestre ao dizer “que atire a primeira pedra”. Não podemos julgar uma instituição por seus membros, mas pelo que ela tenta fazer deles, no caso da maçonaria e dos mórmons (tema central dessa matéria brilhantemente exposta pelo Sr Guerreiro) estas tentam melhorar o ser humano, pois ele é parte da criação divina, independente do nome que se dê
a essa divindade, Grande arquiteto, Deus, Alá, Jesus, Buda, etc…, Antes de criticar uma instituição, ou mesmo pessoa (qualquer que seja) veja o que de bom ela faz. Pense positivo, o bem ainda é maioria, apesar de que fazer o mal é muito mais fácil, destruir requer pouco esforço, construir muito mais. Fique com Deus.
Luis, realmente na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, não existe nada Secreto e Sim Sagrado. A Maçonaria é uma Sociedade Secreta –
O que voce conhece por maçonaria minha nobre?:
Hahahaha risível, risível. Vocês usam a palavra sagrado de uma forma escapatória pra não dizer que é secreto.
Sagrado pode ser considerado secreto. Mas para afastar preconceitos fizemos a distinção. É o mesmo preconceito que existe com relação a outras palavras – como rito, pacto, seita, etc.
É preciso que se entenda o seguinte: A maçonaria não tem segredo: tem, sim, rituais e procedimentos que só são entendidos por quem a frequenta, ou seja, por seus membros atuantes. É como o militar ativo que só ele, entende de “Ordem Unida”.
Ser secreto nunca significou que fosse algo ruim!
Lembra da passagem “Não jogueis pérolas aos porcos”?
As coisas sagradas seguem a essência do adjetivo “Secreto”, que significa “não aparente”!
Assim como as ordenanças do templo, tais ritos ou simples procedimentos, são chamados de secretos porque somente quem está preparado para as coisas sagradas de Deus poderá entender pelo Espírito Santo. Do contrário, seria profanado. “4 Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.” (II Cor. 12:4) Paulo sabia de algo que não quis falar e manteve em “SECRETO”???
Não, ele só ouviu coisas sagradas que as pessoas não estavam prontas para ouvir.
A igreja não tem quaisquer práticas de ocultismo, e sim ordenanças sagradas e eternas. Grupos que agem secretamente para destruir o reino de Deus podem e devem ser rotulados como tal, mas nesse caso, somente preservamos as coisas de Deus assim como ele ordena desde a criação do mundo.
Marcos Souza
Mórmon e “maçom não praticante”simplesmente por falta de tempo que decidi dedicar ao evangelho,
Luis, isso também é um equívoco de sua parte. Assim como na igreja, a Marçonaria mantém suas cerimônias e ritos mais sagrados, reservados somente a um seleto grupo de seguidores que passaram num teste de moralidade e caráter. É o mesmo protocolo usado nos templos da igreja. Se você chama os ritos maçons de secretos, também deve chamar os da igreja. Se considera os da igreja sagrados como melhor substituição, deve aceitar que são sagrados e especiais os ritos maçons, para os membros da irmandade que o praticam.
0.5
2
Parabéns, esse é um assunto pouco sabido pelos membros e muito falado por eles, mas poucos procuram saber a verdade. Obrigado!
Os mórmons têm sim ligação com a maçonaria, e para encurtar a conversa basta ver os símbolos (esquadro e compasso) que todo mórmon usa nos garments.
Everton, na verdade Joseph não precisava da maçonaria para aprender. Observe novamente a citação do professor Nibley: “Teria Joseph Smith reinventado o templo, reunindo novamente todos os fragmentos — judeus, ortodoxos, MAÇONS, gnósticos, hindus, egípcios, etc.? Não, não foi assim que aconteceu. Pouquíssimos fragmentos estavam disponíveis em sua época, e o trabalho de reuni-los, como vimos, só começou na segunda metade do século XIX. Mesmo que estivessem disponíveis, aqueles míseros fragmentos não poderiam ser reunidos para formar um todo. Até hoje, os estudiosos que os coletam não sabem o que fazer com eles. Não é o templo que deriva deles, mas sim, o contrário. (…) O fato de que algo de tamanha plenitude, coerência, engenhosidade e perfeição tenha sido trazido à luz num único local e momento — da noite para o dia, por assim dizer — é uma prova muito adequada de uma dispensação especial.” (“What Is a Temple”, The Collected Works of Hugh Nibley: Volume 4 — Mormonism and Early Christianity, ed. Todd M. Compton e Stephen D. Ricks, 1987, pp. 366–367, 383.)
Há uma foto do Pres. Temer e Rodrigo Maia postada no FACEBOOK num aperto de mãos simbólicos. Pergunto, eles pertencem a sociedade maçônica?
Não sei
Apenas usando o prórprio texto para esse comentário responder a esse comentário: “Parte da Investidura contém rituais maçônicos?
Não. Não é a investidura que provém da maçonaria, mas a maçonaria que provém da investidura.”
O texto é um avanço num assunto nebuloso a muitos membros das mais variadas alas e estaca que o desconhece totalmente. Ponderações e informações:
1. Heber C. Kimbal convidou Joseph Smith para a Maçonaria. E ele tornou-se mestre maçom em 48 horas. Sendo certo que demandaria muitos mais tempo, diria mais que ano para avançar como mestre. Tubal-Caim (mestre maçom) entenderá quem o é.
2. Estar entre os filhos da viúva traz uma interessante reflexão para os membros sud que são maçons. Até os chamados graus azuis dos ritos, isto é, aprendiz, companheiro e mestre, digamos “tudo vai bem”, muito filosófico e ritualístico. Agora, passado o avanço destes graus até 33 grau Justo e Perfeito, vamos passar por muito paganismo nos ritos e ensinamentos, o que não condiz com o Evangelho de Jesus Cristo. Por reflexão ainda, estando-se loja, reunidos com irmãos maçons não mórmons, há possibilidade de que um deles possa ter como seu deus (isto é uma condição de admissão), como Lúcifer. Ou como é ensinado lá GADU. Como membro sud vou chamá -lo de irmão… Chamo alguém de irmão pela minha filiação divina como filho de Deus e nada mais.
3. Alguns irmãos relataram que entraram na Maçonaria para ter uma vida melhor… A prosperidade verdadeira vem do Senhor.
4. Ordenança do Templo e Ritualística maçônica, até os idos de 1985, passávamos o dedo em nossa garganta para não revelar os ordenança e similar nos ritos da lojas. O que realmente aconteceu é que Joseph Smith trouxe a luz muita coisa que viu nos ritos maçônicos, tornando-os claros em alguns pontos e mesmo adaptando. O que motivou uma rusga no relacionamento de mormóns e maçons até 1984, quando foi permitida novamente a afiliação de membros SUD. Voce saberia explicar todos os simbolos da ordenança templária sud, não mas se for maçom saberá.
5. Enfim pensem e pratiquem o que quiserem, sois livres, agora não substimem a fé em JESUS CRISTO, como exemplo maior Ele não foi maçom. A verdade seja proclamada, fico apreensivo com membros novos que se assemalham aos aprendizes com a venda nos olhos…
ERRATA (lapso de digitação)
Lê-se:
“…e estaca…”; “…muitos…”; “…33…”; “estando-se loja…” e “…os ordenança e similar…”.
Leia-se:
“…e estacas…”; “…muito…”; “…trigésimo terceiro…”; “…estando-se na loja…” e “… as ordenanças e similares…”.
Sugiro aos nobres colegas que leiam um excelente material que dá-nos luz sobre o tema maçonaria! “Os construtores de templos”!
Pessoalmente me esclareceu muito sobre a origem da maçonaria descrita com detalhes
Está disponível em pdf
concordo charlie
1.5
4.5
5
4
Achar que nao houve uma ligacao entre eles no passado e ignorar sua propria historia que de fato a igreja faz muito bem. Ao meu ver, Joseph Smith se filiou a Maconaria em parte para obter ajuda deles, pois eles eram conhecidos por sua fraternidade. Devemos lembrar que foi BY quem estabeleceu a maioria da cerimonia do templo apos a morte de JS. Creio tambem que exista parte das cerimonias do templo que ainda nao foram reveladas por causa dos membros terem falhado em completar o templo de Nauvoo. Outro ponto a considerar e a maneira como Lucifer trabalha, copiando tudo de Deus, O senhor cria e Lucifer copia, e bem provavel que Lucifer esteja por tras dessas imitacoes dos endowments e Joseph tenha restaurado a maneira correta embora ainda esteja incompleta, mas que ha semelhancas entre os rituais maconicos e os endowments nao ha duvida.
Essas informações sobre templo e loja que acabei de tomar conhecimento, foram muito importantes pra eu fazer minhas escolhas pois pude ter uma visão muito mais ampla e isso me incentivou e renovou as minhas decisões e muito mais importante que isso foi a certeza de que esse é o caminho a ser seguido.
Bem tive um treinamento a 5 anos atraz com o Elder scott e esse foi um dos topicos e posso dizer que nao e bem assim, Sim Joseph foi macon pq o Senhor requeriu dele pois algumas coisas estavam sendo usadas sem eles saberem o real proposito. Eu tenho horror a maconaria depois do treinamento
Posso perguntar o porquê desse treinamento ou está ligado ao Templo?
Curioso, fui Bispodpor 3 vezes, na última vez ainda no ano de 2011, tive um treinamento para bispos e presidentes de estaca em São Paulo pesedido pelo Élder Christofferson do Quorum dos 12 e ele foi tocado no assunto. Ele não repudiou e disse que sim um membro pode ser maçons. Mas ele disse algo interessante ” Espero que nossas reuniões seja tão bons para que os membros queiram assistir nossas reuniões”. Penso que ele está coberto de razão, eu nunca tive conflito de agenda, nunca houve concorrência com meu tempo, Hoje sou Professor de doutrina do evangelho na minha ala. Acredito que um mormon não deva buscar a maçonaria como complemento de nada, pois a igreja tem tudo para a salvação, ela tem a plenitude do que precisamos hoje. Penso ainda que antes de ser maçom o mormon precisa ser muito bom mormon, ou seja ser magnificar seus chamados e o sacerdócio, caso contrario não será nem bom maçon nem bom mormon. A preocupação da liderança é o TEMPO, se um irmão não consegue chegar no horários das reuniões da igreja, não faz visita de mestre familiar, certamente não vai conseguir servir nas duas organizações. Nunca indiquei nenhum membro por isso. Espero ter ajudado, e tenho dito 🙂
Concordo com suas palavras Levy. Não conseguimos praticar quase nada do que nos foi revelado pelos profetas, porque buscar coisas de fora da igreja. Não vamos nem ao Templo com tanta frequência.
melhor tratado sobre maçonaria e Mormonismo que conheço é o livro do Ir’.’. Cesostre Guimarães de Oliveira chamado “Os Construtores de Templos” é um trabalho sério, isento e profundo. Ele que foi um grande incentivador para me tornar um maços mesmo sendo um bispo mórmon ativo. Nunca me arrependo de nenhuma de minhas duas casas. Igreja Mormon e Loja Maçônica. O PDF do livro pode ser baixado aqui ->
http://www.amai.jc.nom.br/Os_Construtores_de_Templos.pdf
Compartilho da mesma experiência.
Bem não conheço a maçonaria muito bem, mas conheço pessoas que são tão especiais que ajudam tantas pessoas que acredito que essa organização seja algo bom. A igreja sempre nos incentivou a participar do que é bom, na realidade o que é mais importante é fazer o bem a todas as pessoas, isso é seguir a Cristo. Não sei se um dia vou ser convidado a participar dessa casa, mas se for eu iria avaliar seus conteúdos e verificar o que tem de bom. Precisamos abrir nossos olhos e a nossa visão, não devemos ser membros que não tem visão de alcançar o melhor, mas é claro que tudo tem que ser avaliado. Parece ser um lugar que eleva a honestidade do ser humano, e é isso que precisamos hoje tudo que eleve a nossa honestidade, por que precisamos ser muito honestos e muito espirituais para alcançar o que Cristo nos ensinou. Reflitamos se não devemos avaliar todas as coisas para ver se são boas e se forem o que devemos fazer? Devemos estar lá?…. Oremos e perguntemos ao Senhor…
Irmão Lucas
No Brasil não sei qual a imagem que transparece para a opinião pública. Aqui em Portugal elementos ligados e lideres de lojas maçonicas estão profundamente comprometidos coma corrupçao e negócios nuito escuros. Sinceramente, por aquilo que sei e não é muito um membro quando entra para uma loja faz um juramento…. o que tem colocado os maçons em lugares de influência.
Entendo. Eu percebi, com conversas com maçons e também lendo sobre eles, que a maçonaria tem mudado muito – e que existem muitas lojas que não seguem as orientações das lojas mais tradicionais. Em resumo, há muitos segmentos dentro da maçonaria. Então, é possivel que haja lojas maçonicas que atentam contra os princípios do evangelho. Cabe a cada um de nós julgar se queremos ou não, caso convidados, entrar para essa organização. Eu, pessoalmente, optei por não tornar-me maçom. Mas há muitas pessoas boas, que conheço, que são maçons – e tenho certeza que são discipulos fieis de Jesus Cristo. Aqui no Brasil, pelo menos, ainda é possivel ser um cristão devoto e ao mesmo tempo ser maçom – claro, a custo de muito esforço, pois há muito a aprender e fazer em ambas.
3.5
Estranho q pelo que eu sei na História da Igreja Sud Deus ordenou a Joseph Smith a não se associar a nenhuma instituição, seitas ou irmandades religiosas pois todas se encontravam corrompidas; o que será q levou ao irmão Joseph a se filiar a maçonaria e não ouvir ao aviso da primeira visão? Kkkk
Apolo, recomendamos a leitura da História de Joseph Smith na Pérola de Grande Valor e depois o nosso artigo. Além disso, considere o contexto político e cultural, bem como a natureza da Maçonaria (não é uma religião).
Quando vamos passar na entrevista para recebermos a recomendacao para o Templo, e nos perguntando se fazemos parte de alguma seita ou grupo politico, etc. Nao entendo como um membro da Igreja de Cristo,pode fazer parte da Maconaria, um grupo que na Historia estar envolvido em tantas coisas, desde manipulacao politica a combinacoes secretas. Nao podemos servir a dois senhores! Nosso Pai Celestial e muito zeloso quanto a questao fidelidade.
Lucas: Parabéns pela abordagem, mas como um budista pode ser Maçom se ele não crê na existência de Deus, tampouco segue a Bíblia que está sempre presente nas sessões maçonicas?
No seu tópico “Um Mórmon pode ser Maçom?”, você diz que um budista pode ser Maçom. Porém você anteriormente disse que “A maçonaria tem um caráter religioso, pois só admite pessoas que acreditam em Deus”. O Budismo não segue nem o novo nem o antigo testamento. Não acredita em Deus como um ser único e supremo. No Budismo, Buda é adorado, a força vem do universo. Não há o reconhecimento das escrituras Bíblicas.
Não entendi…
Bruno, essa é uma questão que os maçons precisam resolver. Vários dos maçons que entrevistei para fazer o artigo – e em todos os vários livros que li sobre a maçonaria – o carácter religioso foi SEMPRE mencionado. Mas isso não significa que pessoas dos mais diversos seguimentos religiosos não possam participar, o que inclui o budista. Parece ser uma situação subjetiva de cada loja: aceitar um novo membro que se diz budista ou não, avaliando este e outros aspectos.
Para ser maçom precisa acreditar em um Deus, não importa qual é o seu Deus. Simplesmente precisa acreditar em alguém superior. Buda no caso dos budistas.
Amigo, toda religião tem o seu deus ou princípio criador. A crença e devoção a essa “entidade” é peça fundamental para a iniciação de um profano. Existem diversos ritos maçônicos (formas de se conduzir uma loja). Existem ritos agnósticos, onde não se abre a Bíblia sobre o altar dos juramentos, mas sim a constituição. Enfim, até para os ateus há espaço na maçonaria, mas isso não tira o méritos dos trabalhos realizados em loja em prol da melhorar do homem no desbastar de sua pedra bruta.
Andre, obrigado pelo seu comentário. Sem dúvida hoje existem ritos agnósticos – e de todo tipo. Mas no princípio a Maçonaria era restrita aos que cressem em Deus, particularmente o Deus cristão. Era assim na época de Joseph Smith.
A maçonaria não tem seus fundamentos em dogmas…ela adota simbolos e alegorias como recurso para despertar no homem a honradez _(cultuar virtude). _O segredo serve valorizar estimular esse processo.
Me pergunto se um “Profeta, Vidente e Revelador” teria que admitir ser um “profano”, fazer um ritual de iniciação onde admite “vir das trevas” e que está em “busca de luz”. O que Joseph Smith poderia aprender na Maçonaria que Deus não poderia lhe ter revelado? Na Primeira visão foi dito a Joseph que “todos os líderes religiosos eram corruptos”. Então o jovem deveria aprender com os corruptos religiosos que pertenciam a maçonaria? Desculpem todos, mas penso e sinto que tem caroço neste angu.
Ele não precisa aprender nada na Maçonaria. Este é ponto. Ele buscava entre os maçons apoio político.
Escuta ele buscava apoio político? Pra ser um presidente dos EUA. Penso que se ele fosse um profeta verdadeiro seu unico propósito seria a restauraçao, mas como ele era uma farça queria mais poder como presidente dos EUA. O senhor conhece o futuro se ele fosse um profeta de Deus o senhor o exertaria a não entrar em politica e focar na restauraçao , pous sabemos que o seu fim estava próximo e toda esta questão politica era perda de tempo., ou você tem duvidas que o senhor não saiba de todas as coisas que irão acontecer a seus filhos? Ele rra prefeito de Nauvoo , mas ainda nao esta satisfeito queria mais poder. Eu conheço alguem que gista do poder!!!! Seus servos profetas antigos trabalhacam arduarmente exclusivamente para os interesses do senhor. Moíses viveu como principe e abandonou tudo para obedecer ao senhor voltando as suas origens, pois ele sabia que o poder e as coisas nateriais não tem valor. Foi homem integro e casto tento apenas 1 esposa. Agora Joseph afirmar que fez mais pelo mundo que qualquer outro profeta e ser menor aoenas que Jesus! Soberba da patte dele. A humildade passou longe. Sabemos de quem são estes predicados.
Convido-te a estudar um pouco mais a história da vida do Profeta. Temos também vários artigos aqui que respondem algumas das coisas que apontaste. Abraço
Esse artigo trás luz e verdade a muitos comentários maudosos até mesmo por alguns líderes e membros desinformados.
Pessoal no fim de tudo, e apesar de toda essa discussão acalorada e muitas pessoas com dúvidas a respeito desses assuntos, convidamos todos a chegarem-se a Cristo e fazer como o apóstolo Tiago ensina em Tiago 1:5, se algum de vós tem falta de sabedoria peça-á Deus…
Orem a Deus sobre o livro de Mórmon, sobre a igreja Restaurada nesses últimos dias, se Joseph foi realmente um profeta que abriu a última e maravilhosa dispensação, perguntem isso, e não tenham medo da verdade. Moroni no livro de Mórmon deixa um convite: Se perguntardes a Deus com REAL intenção tendo FÉ em Cristo, Ele vos manifestara a verdade delas. E pelo poder do espirito santo podeis saber a verdade de TODAS as coisas.
Por mais que se escreva sobre a maçonaria so vai realmente saber o que é e como funciona quando for iniciado na ordem.
E na Igreja o mais importante é seguir o que está em D&C 130:20-21
Blz quando eu toquei no assunto fui excomungado,acho que nem todos os lideres sud tem CULTURA,pois leevantei esta guestao fico hoje estremamente feliz que eu estava correto.
Saibas que se foi excomungado injustamente, aquele que cumpre a justiça, cobrara, seu galardão não perderas.
O MOISES NAO ESTAVA ERRADO,Mas me excomungaram eu e minha família por esta razao,familia esta celada com 16 anos,mas hoje eu sei que eu estava correto(O NOME DA IGREJA E A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS ULTIMOS DIAS)Mas aqui em ponta grossa pr ela tem donos e tem outro nome,Ateençao senhores que jejuan e acreditao no mestre(YESHUA) TOMEN PEITO DE TAL SITUAÇAO,maçonaria justa e perfeita boa tarde e paz profunda a todos de seu ETERNO IRMAO MOSES,Olhe o que o mestre fala:AMOS 7;7yeshua
2.5
eu estive pensado sobre isso, por que eu queria entra na maçonaria, mas não tinha uma ideia de como ela poderia diverge com as atividades na igreja futuramente, falta pouco para eu servir missão e depois que eu fizeste a obra, queria adentrar na maçonaria, obrigado por me dar uma ideia sobre os maçons…
Lucas Guerreio,
Bom dia,
Parabéns pela matéria e por sua imparcialidade no assunto.
Feliz Ano Novo !!!
Siga em frente !!!
1
Só que não podemos descartar o fato dos maçons terem muitas ligações com os Illuminati
0
Como membro da igreja e maçom, posso lhes dizer que um completa o outro sem distinção,
Um o alimenta do evangelho é o outro de lindas filosofias de aprimoramento do ser humano….
Irmão, queria te fazer uma pergunta.
Você disse que é maçom, certo? Meu esposo tinha vontade de se filiar, mas como não sabia muito sobre, perdeu o interesse, eu sempre defendi a maçonaria, mesmo sem conhecer, pois acreditava ser realmente uma irmandade que praticava o bem. Porém, comecei a duvidar dessa minha opinião, e fui pesquisar sobre. Em um site anti- mórmon, vi um artigo falado da relação da Igreja com a maçonaria (obviamente condenando) lendo os comentários vi uma pessoa se dizendo Mórmon, falar que já tinha sido iniciado na maçonaria, mas saiu, pois percebeu que os que tinham um grau maior de conhecimento ocultavam e mentiam sobre certas coisas. Por fim, ele afirmou com toda certeza e serenidade que todos que chegam ao grau 33 tem o conhecimento de que o grande senhor da maçonaria na verdade é Lúcifer.
Fiquei realmente preocupada, pois ele afirmou com tanta certeza como se falasse “ah, todo mundo sabe disso”.
Comecei a pesquisar mais e encontrei várias ligações com satanismo, inclusive símbolos, obeliscos, essas coisas, até templos da igreja estava no meio como construções maçonicas.
Estou realmente a achar que isso não é de Deus, falei ao meu marido e achou melhor deixar pra lá essa idéia, temos medo dele um dia chegar a se filiar achando que é uma coisa boa e no fim descobrir que está servindo a Lúcifer.
Fico triste pois sei que há muitas pessoas boas envolvidas, inclusive membros da igreja como você.
Com o seu conhecimento sobre, o que poderia afirmar?
Desde já agradeço, estará ajudando uma alma aflita. 🙂
Excelente post Lucas.
Pessoal pra que tanta polêmica quanto ao assunto. E simples de se explicar.
A partir do momento em que conhecemos a igreja verdadeira de Jesus Cristo e ganhamos um testemunho de que o evangelho que professamos tem a plenitude da verdade Divina não precisamos buscar mais nada for a da nossa religião uma vez que temos a verdade completa pela voz dos servos de Deus os Profetas vivos. Ver D&C 1.
Deixa ver se entendi, A maçonaria não é uma religião,por ter que se acreditar em algum ser superior,mas não tem doutrinas,adorações,etc. Nada a nível espiritual,mas apenas material. Sendo assim,os símbolos teriam sido copiados por Lúcifer quando a igreja de Cristo teve sua apostasia,já que ele copia tudo,para fundar outra religião. Joseph teria procurado apoio político,porque que era extremamente perseguido pelas outras religiões. A igreja nunca impediu de alguém ser isso ou aquilo,pois existe a liberdade de escolha,e dessa forma,as pessoas são responsáveis pelas consequências de seus atos tomados. Os símbolos foram recolocados nos templos,sendo que muitos diferem dos da maçonaria,por terem sido modificados,ou criados a mais. Seria essa a verdade como coloco aqui??
Não. Entendeu errado. Ou melhor, você entendeu parte corretamente e parte incorretamente.
De cordo com o Lucas guerreiro, é mandatário que o maçom não acredite em DEUS, é o contrário, o Maçom é obrigado a acreditar em DEUS e faz uma declaração por escrito de que ele acredita em DEUS, do contrário, a sua iniciação será vetada. Nós chamamos DEUS de Grande Arquiteto do Universo (GADU). Sempre que abrimos a LOJA, lemos o Salmo 133 da Bíblia.
Somente para esclarecimento.
Forte abraço
Eu soube que no passado a maconaria seguia um determinado caminho, mas depois coisas foram sendo acrescentadas… Difcil falar em poucas linhas. Mas, entao, o que seria os macons do grau 33 e que e tao falado, muito mais do que apenas secreto, porque muitos investigam em segredo, filmam e ve-se que algo terrivel esta a acontecer… Tantas evidencias seriam mentira?
Agora, o mormonismo e totalmente Cristo e espiritual. A felicidade dos ceus pode sentir-se na igreja, nas nossas vidas no dia a dia e no Templo. O sagrado e protegido porque Deus nao merece ser profanado, nem Seu Filho Jesus Cristo. E Eles como Celestiais merecem pisar num lugar Santo, porque Eles sao mais do que Santos! Sao nosso Pai e nosso Salvador. Tao simples quanto isso e as pessoas complicam aquilo que e claro e simples. Felicidades a todos
A respeito da religião da Maçonaria, as opiniões são muito divididas entre os Maçons e elas dependem,em grande parte, das tendências religiosas e filosóficas que norteiam as obediências e os ritos maçônicos. Assim, a Maçonaria anglo-saxônica, em grande parte protestante, é considerada profundamente religiosa e teísta, como o Rito de York… Julga-se geralmente a Maçonaria francesa como Racionalista, porque, através do Rito Moderno, permite a iniciação a pessoas sem crença definida, considerando que as opiniões religiosas são questões de foro íntimo, enquanto o Rito Escocês Antigo e Aceito, embora exija a crença em um Deus ou Ser Supremo do candidato, é denominado deísta. Apesar de suas muitas instruções moralistas, a maçonaria é marcada por uma ausência total dos conceitos de pecado e arrependimento (nem possui tais palavras em seus dicionários).
Cada símbolo, cada palavra do ritual constituem elementos destinados a fortalecer a espiritualidade. Porém, não se deve confundir espiritualidade, com oração, religião, prece ou reza. É pedida somente a invocação da presença do ‘Grande Arquiteto do Universo’. Não há pedidos de perdão, auxílio. Esses pertencem às preces individuais dos obreiros no mundo profano, cada um com sua fé, deus e religião particular.
CASSARD define e nos diz que:
“Maçonaria é a escola de iniciação que não só instrui e desenvolve a inteligência, como predispõe o espírito à compreensão do ABSOLUTO. É obra de filósofos virtuosos, cuja ideia é introduzir na sociedade o estudo das ciências e convidar o homem ao exercício do culto simples e sem vislumbres de superstições. Verdadeira escola de sabedoria”.
Quando o “Grande Arquiteto” é invocado, esse chamado significa o desejo da presença e da orientação de quem tudo teria projetado. É uma instituição universal, onde cada maçom (irmão) tem liberdade de pensamento; uma maneira de encarar o mundo e praticar a fraternidade. Surgiu em uma época em que reis controlavam o corpo das pessoas e as religiões a mente das pessoas. Irmão que é irmão, nunca deixa outro irmão na mão. São todos unidos pelo compromisso de amor fraternal, caridade, ajuda mútua e pelos ideais da Igualdade, Liberdade e Fraternidade.
Tanto o maçom iniciante quanto o crente testemunhante manifestam atos de fé, cujos significados não são explícitos ou individuais, existindo e se manifestando num entendimento coletivo e subjetivo, ou seja, a percepção e aceitação pública do mito perante a comunidade que tem aquele mito como fundamento. Como rito, não é a forma que importa, mas os conteúdos compartilhados, que podem ser emocionais, intuitivos, simbólicos ou espirituais (para quem prefere chamá-los assim).
O ponto de desencontro entre ateus e céticos e os crentes é que a narrativa verbal ou o conteúdo literário do testemunho pouco ou nenhum valor têm em si. O testemunho só tem significado enquanto rito e dentro da congregação que o entende como tal, mesmo que não lhe dê esse nome.
MAÇONARIA
Há diferenças entre Deus cristão e o Grande Arquiteto do Universo. Para os maçons, o Grande Arquiteto tem as características de um arquiteto comum. Cada participante pode ter sua interpretação , particular (Krishna, Buda, Jesus, Jeová, Alah…). Na prática, o arquiteto cria um projeto e não o executa, pois ele precisa da colaboração de uma equipe: desenhistas, mestres, pedreiros e serventes. O arquiteto se limita, de fato, apenas ao “projeto”. Como Deus bíblico, os maçons ainda entendem que Deus projetou a Terra e o Universo.
O conceito de Grande Arquiteto do Universo, como o entende a Maçonaria, não existe no Budismo, pois, para este, não existe começo nem fim, ou criacionismo. Para explicar a presença de budistas na Ordem maçônica, já que para ser maçom, é condição essencial a crença num Ser Supremo Criador de todos os mundos e para o budista, não existe um Deus criador. É preciso entender que na realidade o conceito de G\A\D\U\ título dado a Deus como entendemos na Maçonaria não existe no Budismo.
A Maçonaria é considerada uma ordem iniciática teísta e algumas correntes religiosas consideram o Budismo como religião ateísta, porém; os próprios budistas não se consideram ateístas pois os textos budistas transcritos pelos seus mestres, discípulos e seguidores em nenhum momento citam em seus textos e sutras a figura de Deus como nas religiões cristãs. Portanto, os budistas podem ser chamados de não-teístas e de uma forma geral ficando a critério de cada budista crer ou não em um criador do universo na personificação de Deus como os cristãos, fazendo com que os budistas possam se tornar maçons sem nenhuma reserva.
O Budismo para os budistas atua mais como uma filosofia de vida, pregando a prática de suas ações no dia a dia e é contraria aos dogmas presentes nas demais religiões.
No Budismo, os seus ensinamentos são voltados principalmente para o reconhecimento da natureza da realidade como forma de libertar todos os seres da insatisfatoriedade e do sofrimento, bem como de uma lei superior ou força natural superior chamada de Dharma que rege o universo, lei da causa e efeito.
A “espiritualidade sem Deus” não precisa passar por alguma explicação ou doutrina religiosa. São contrários ao materialismo e, ao mesmo tempo, não estão filiados a qualquer segmento religioso.
Saudações,
Oiced Mocam
Maçom (adormecido), Ateu, Livre Pensador
“A maçonaria é uma associação não religiosa.” ISSO É MENTIRA;
“Sim, Lúcifer é Deus…”; “E a verdadeira e pura RELIGIÃO filosófica é a crença em Lúcifer, o igual de Adonai; Mas Lúcifer, Deus da luz e Deus do bem, está lutando pela humanidade contra Adonai, o Deus da escuridão e do mal.”
(Instructions to the 23 Supreme Councils of the World, Albert Pike, Grand Commander, Sovereign Pontiff of Universal Freemasonry, July 14, 1889)
No livro; “La Femme et L’enfant dans la Franc-Maçonnerie Universelle”, vou citar:
“Para vocês, Soberanos Grandes Inspetores Gerais, nós dizemos isto, que vocês podem repetir para os irmãos dos graus 32, 31 e 30: A Religião Maçônica deve ser, por todos nós iniciados dos altos níveis, mantida na pureza da Doutrina Luciferiana”
SEJAMOS SINCEROS E VERDADEIROS!
Dúvidas consultem a Bíblia pois só ela traz ensinamentos sobre o verdadeiro evangelho:
“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.”
Mateus 6:24
Eu Sara Jane como fasso para ser maçom gostaria de apreender sobre voces pois sei que sao discretos e gosto disso.
Em 2011 eu seria iniciado a maçonaria, mas após várias reflexões tomei a decisão de não me ingressar, pois a doutrina maçônica se resume a reunir todos os valores e pontos doutrinários que acham justos, sejam eles cristãos ou pagãos. Há que saber distinguir: a maçonaria praticada por Joseph era do ritual de york que envolvia valores e crenças cristãs-judaicas, bem diferente da maçonaria que membros SUD praticam no Brasil que é o ritual Escocês e Aceito, este que envolve além do cristianismo, tradições e ritos pagãos. Também envolve astronomia e astrologia. Mas tudo bem, isto é compreendido apenas a partir do quarto grau e muitos SUD neste momento já estão presos por causa dos juramentos.
Após muito estudar e até conversar com um irmão de minha estaca que saiu da maçonaria, tenho algumas dúvidas e que sinceramente ninguém nunca respondeu, se alguém quiser arriscar um palpite:
1. No manual de “História da Igreja na Plenitude dos Tempos” fica claro que Joseph queria apoio político, no entanto ficou encantado com a doutrina maçônica. Então ao ver rituais que se assemelhavam aos rituais levitas foi que questionou ao Senhor o que os símbolos, sinais e palavras-chaves maçônicos e suas vestimentas tinham a ver com o Evangelho. Daí vem a crença SUD de que o Senhor revelou a Joseph o nosso rito templário: A Investidura do Santo Sacerdócio. Minha dúvida: Sendo a Investidura algo tão sagrada, por que Deus esperou Joseph se tornar maçon, ver antigos ritos, questionar e só então revelar o que eram, se isto seria tão mal visto, a relação mórmons e maçons, em nossos dias? Sabemos como o ritual da Investidura foi revelado a Adão e Eva, por que o Senhor não fez o mesmo com Joseph?
2. A Igreja SUD não impede seus membros de ser maçons pelo o simples fato de que muitos líderes do passado foram e seria polêmico impedir. No entanto, acho uma hipocrisia usar como desculpa o TEMPO para não incentivar esta filiação. Joseph Smith era profeta, casado e prefeito de Nauvoo e foi maçon praticante. Então falar de TEMPO é hipocrisia. Então as autoridades gerais sabem que há ritos maçônicos que vão contra o evangelho, mas ainda assim nada impedem. Partimos do princípio de que em sua iniciação maçônica todas as suas promessas são feitas em nome de Deus e que se reveladas haverão “punições”. Isto é tomar o nome de Deus em vão, uma vez que a maçonaria trata de coisas terrenas e é uma ordem humana. E por último usam os símbolos templários com outros significados. Sendo assim, por que as autoridades gerais fecham os olhos para estes detalhes e simplesmente permite que os membros SUD sejam maçons?
Então concluo dizendo que existe muitas questões envolvendo mórmons e maçons que eu adoraria ter respostas. Se a Investidura é tão importante, porque não há anotações claras de Joseph em diários ou revelações oficiais sobre o assunto, apenas fragmentos?
Coloquei o link deste tema, no grupo da Ala Clima Bom, maceio alagoas, na tentativa de ampliar a visão sobre o assunto mas…..
Boas perguntas, agora só faltam respostas!
Lucas Guerreiro, agredecia que explica-se a relacao entre mormon e maconaria, isso é satanismo ou näo?
Lucas parabéns pela coragem de apresentar um assunto tão controverso e polêmico.
Você realmente é um GUERREIRO como seu sobrenome bem diz.
Percebo suas boas intenções nesta abordagem e percebo também as armadilhas de alguns que tentam criar um clima hostil nestas suas afirmações.
Sei que o Evangelho de Jesus Cristo tudo abrange, conceitos dos mais diversos, afinal ele é tudo.
Parabéns e obrigado por seu tempo, sua dedicação em nos informar.
Eu tenho uma dúvida sincera aqui:
Por favor me ajudem a pensar nisso;
Em JSH cap 1 vers19: 19 Foi-me respondido que não me unisse a qualquer delas, pois estavam todas erradas.
Pois bem, tirando o conceito de seita de lado x organização, lojas, e etc, o senhor foi claro: nao deveria se unir a nenhuma delas pois não tinham a plenitude do evangelho.
Se as cerimonias maçônicas, toques, apertos de mão, indumentária, derivam então do templo, como mencionado no texto, o que Joseph Smith foi fazer na maçonaria em 1841, se a unica igreja que tinha a plenitude do evangelho, era a nossa? certamente, se fosse obter conhecimento ele não poderia aprender mais nada, visto que ele recebia revelações diretamente do senhor.
Como podemos explicar entao a sua associaçao? Existe algum documento oficial da igreja, que mostre, o porque ele se associou?
Em livros que tratam sobre a História da Igreja, um deles mencionado no artigo, responde a tua questão. A maioria dos políticos eram maçons – e Joseph precisava entrar em contato com eles para sensibilizá-los quanto a causa, e evitar mais perseguição. Ele provavelmente sentiu que era vantajoso pertencer a maçonaria. Entretanto, ele não precisou da maçonaria para aprender sobre a doutrina do Templo. Evidencias mostram que ele conhecia boa parte das doutrinas do Templo antes de se associar a maçonaria. O fato é que ele apresentou a investidura aos líderes da Igreja em uma época muito próxima a sua entrada na maçonaria. E isso levou alguns a especular que ele retirou a investidura de lá – e a adaptou. Isso não é verdade. Joseph era um profeta, não precisava de uma fonte imperfeita. Existem algumas similaridades entre a investidura e a maçonaria – mas existem também enormes diferenças.
Pra mim o deus do templo mormon eh satanas….
Para satanás também, ele também pensa assim. E para ele, ele é quem deve ser o salvador e não Jesus Cristo. Portanto, seus seguidores com certeza tem as mesmas opiniões.