Pergunta

Onde fica o Jardim do Éden? Com querubins e uma espada flamejante, guardando o caminho para a árvore da vida? Conseguimos vê-la, já que ela não foi tirada da terra? Ouvi dizer que o Jardim do Éden era no Missouri e depois soube que era no Médio Oriente.

Adão e Eva sendo expulsos do Jardim do Éden
Imagem: ChurchofJesusChrist.org

Resposta

Existem muitas opiniões sobre como o Jardim do Éden era no Oriente Médio, devido ao que é mencionado em Gênesis 2:10-15. A escritura diz que o jardim é irrigado por um rio que se dividia em 4, sendo os nomes dos rios: Rio Pisom, Rio Giom, Rio Tigre e Rio Eufrates.

Por causa desta escritura, há algumas fontes que especificaram que o jardim dos nossos primeiros pais era na área que hoje é o Iraque. Por exemplo, de WASHINGTON (AP) 2/19/2005 —

“Por mais de 5.000 anos, a cultura árabe do pântano prosperou nas 8 mil milhas quadradas de terras úmidas alimentadas pelos rios Tigre e Eufrates. Os pântanos ostentavam centenas de espécies de aves e peixes, e cheias periódicas criavam terras férteis.

Alguns estudiosos acreditam que a planície inundada era uma parte importante do desenvolvimento de uma cultura baseada na agricultura que ajudou a elevar a civilização a novas alturas. O vasto pântano foi identificado por alguns estudiosos bíblicos como o local do lendário Jardim do Éden.”

Adão e Eva no Jardim do Éden
Imagem: ChurchofJesusChrist.org

Tudo isso é puramente hipotético, pois a Bíblia não dá uma localização geográfica para o Éden, e não há nenhuma outra evidência de sua existência. No entanto, tanto o conceito do Jardim do Éden quanto a sua localização foram confirmados nos nossos dias pela revelação.

O conceito bíblico do Jardim do Éden, também conhecido como o Paraíso na terra, é encontrado na tradução de Joseph Smith do Livro do Gênesis, conhecido como o Livro de Moisés.—

Moisés 3:15 – E eu, o Senhor Deus, tomei o homem e coloquei-o no Jardim do Éden para lavrá-lo e guardá-lo.

Moisés 4:29 – Eu, o Senhor Deus, expulsá-lo-ei, portanto, do Jardim do Éden, para lavrar a terra da qual foi tomado.

O Profeta Joseph Smith identificou a localização do Jardim, e de Adam-ondi-Amã, como relatado por Brigham Young e citado por Wilford Woodruff – ambos seguiram Joseph Smith como presidentes da Igreja de Jesus Cristo—

Joseph Smith pregando
Imagem: ChurchofJesusChrist.org

“Em uma conferência da Escola Dominical no velho Tabernáculo, no dia 30 de março de 1873, o Élder Woodruff relatou a Brigham Young dizendo: ‘Joseph, o profeta, me disse que o Jardim do Éden estava no Condado de Jackson, Missouri. Quando o Adão foi expulso, foi para o local a que agora chamamos Adão-ondi-Amã, no Condado de Daviess, Missouri. Lá ele construiu um altar e ofereceu sacrifício'” (Wilford Woodruff, P. 481).

O Condado de Jackson, Missouri, de acordo com a revelação moderna, é a localização conhecida do Jardim do Éden, a casa dos nossos primeiros pais, Adão e Eva.

A segunda questão sobre conseguir ver a árvore da vida e um querubim com uma espada flamejante não parece provável:

A árvore do Jardim do Éden
Imagem: ChurchofJesusChrist.org
  • 1) Nós não sabemos qual é a árvore, ou que tipo de árvore.
  • 2) Nós não sabemos se os querubins e a espada flamejante só podem ser vistos com olhos espirituais (pense na história de Balaão, que não podia ver o anjo no seu caminho com uma espada desembainhada até que seus olhos fossem abertos, (Números 22:23-31).
  • 3) A árvore da vida poderia possivelmente ter permanecido em um estado perfeito, que não caiu com a terra, como fez a outra vida.

A localização do Jardim do Éden é certa e verdadeira, Condado de Jackson, Missouri, em Independence.  A segunda pergunta é pura especulação.

Curiosidades:

Você sabia que Adão e Eva foram escolhidos antes de nascer na Terra?

Sim! Eles não foram escolhidos por acaso. Adão, também conhecido como Miguel, o arcanjo, liderou os justos na batalha contra Satanás antes mesmo da criação do mundo (ver Apocalipse 12:7–9). Eva foi preordenada como “mãe de todos os viventes” (Moisés 4:26). Ambos estavam entre os filhos mais nobres do Pai Celestial.

Você sabia que Satanás tentou Eva e, sem querer, ajudou no plano de Deus?

Muitas pessoas pensam que Adão e Eva pecaram gravemente ao comerem do fruto proibido, mas as escrituras mostram que isso foi parte essencial do plano de Deus. A Queda trouxe grandes bênçãos: corpos físicos, o arbítrio e a chance de alcançar a vida eterna. Eva reconheceu que sem essa escolha não haveria filhos nem conhecimento do bem e do mal, como escrito em Moisés 5:11. Já em 2 Néfi 2:22–25, o profeta Leí ensinou que, sem a Queda, Adão e Eva teriam permanecido em inocência e estagnação.

“Adão caiu para que os homens existissem; e os homens existem para que tenham alegria.”

Então… a Queda foi uma bênção disfarçada?

Exatamente. Foi um passo necessário para que nos tornássemos mais semelhantes ao nosso Pai Celestial. Sem ela, o plano de felicidade não teria se desenrolado. A mortalidade, com todos os seus desafios e aprendizados, é uma oportunidade divina de crescimento eterno. Assim, a transgressão de Adão e Eva ao comer do fruto proibido, foi uma parte essencial para o plano de salvação.

Fonte: Ask Gramps e Ask Gramps

Recomendados para você: