fbpx

Perguntas e Respostas: qual era o fruto que Eva comeu?

Eva e o fruto do conhecimento

Um dos maiores mistérios das escrituras é sobre qual era o tal fruto do conhecimento do bem e do mal que Eva decidiu comer. Alguns falam que era uma maçã, outros que é um fruto desconhecido.

Afinal, existe uma resposta real para essa pergunta? Qual era o fruto que Eva comeu?

As teorias sobre o fruto

Obrigado pela sua pergunta.

É verdade. Um dos maiores mistérios das escrituras é qual era o tal fruto da árvore citado em Gênesis 2:17: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás, porque no cdia em que dela comeres, certamente morrerás.“

Em diversas retratações artísticas, o fruto proibido é colocado como uma maçã. Mas, um estudo feito por um laboratório alemão de Paleoetnobotânica descarta essa possibilidade.

Este estudo afirma que foi em torno do século 3 a. C. que a maçã deixou de ser um fruto selvagem e pequeno, por meio de enxertos em árvores com frutos mais graúdos, para se tornar a ‘maçã’ que conhecemos hoje.

Outras possibilidades descrevem o fruto como uma pera, uva, e até noz. Porém, não há informações escriturísticas que descrevam de fato as características dele.

O que dizem as escrituras

As escrituras citam esse fruto algumas vezes. Na Bíblia podemos ler em Gênesis 3:3: “Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais”.

E em Gênesis 3:6 “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido que estava com ela, e ele comeu.”

No Livro de Mórmon, ele é citado como um fruto proibido como em 2 Néfi 2:18-19, “Come do fruto proibido e não morrerás” e “E depois de Adão e Eva haverem comido do fruto proibido, foram expulsos do jardim do Éden”.

Esse fruto também é citado em Moisés 3:17 que diz: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; não obstante, podes escolher segundo a tua vontade, porque te é dado; mas lembra-te de que eu o proíbo, porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Como observamos, não há fontes nas escrituras que indiquem suas características. Sabemos apenas que:

  • servia para alimento (Moisés 4:12).

  • era agradável aos olhos, uma expressão idiomática hebraica que significa “algo desejável”.

Adão e Eva, fruto do conhecimento

O que realmente precisamos entender

Em 2010, o Élder D. Todd Christofferson ensinou que “o propósito central de toda escritura é encher nossa alma de fé em Deus, o Pai, e em Seu Filho Jesus Cristo”. Assim, todas as palavras presentes nas escrituras tem como objetivo nos aproximas Deles.

Se em Sua orientação, o Senhor não descreveu as características do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal é porque Ele não considerou essa informação relevante para a nossa salvação.

Esse é somente um de muitos outros mistérios das escrituras que só saberemos a resposta quando o Senhor as revelar. Por agora, o que Deus nos pede que aprendamos por meio das escrituras, de seus profetas e guardemos os mandamentos que Ele nos dá.

Contudo, o mais importante em toda a história que envolve Adão e Eva e o fruto proibido é que eles não pecaram ao decidir comer do fruto. Eles transgrediram uma lei para que outra fosse cumprida.

E para que você possa entender mais sobre a escolha de Adão e Eva, temos alguns artigos em nosso site:

Perguntas e Respostas: Qual é a diferença entre pecado e transgressão?
Deus queria que Eva comesse o fruto proibido?
Eva: A mãe de todos os viventes, a heroína da família humana

Esperamos ter respondido a sua pergunta.

Veja também:

| Perguntas e Respostas

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *