Pergunta

Sou casada com um portador digno do sacerdócio e temos uma filha pequena. No entanto, meu esposo não demonstra motivação para as rotinas do evangelho em casa. Ele não toma iniciativa para orar, estudar as escrituras ou se preparar para a Igreja, e isso tem gerado conflitos. Já tentei conversar e até buscamos ajuda do bispo, mas nada muda. Sinto-me sozinha espiritualmente. O que devo fazer?

Casal segurando as mãos e contemplando o por do sol.
Fonte: internet

Resposta

É admirável quando você descreve seu marido como um “portador digno do sacerdócio”. Isto reflete o seu olhar espiritual e o seu respeito por ele, a despeito dos desafios que estejam atualmente enfrentando.

Às vezes, pode ser difícil encontrar a abordagem e as palavras certas para expressar nossas preocupações espirituais dentro do lar. Mas o Senhor promete que, quando buscamos o Espírito, Ele nos ajudará a falar com amor e inspiração.

“Porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós que falais, mas o Espírito de vosso Pai, que fala em vós.” (Mateus 10:19-20)

Casal estudando as escrituras juntos.
Fonte: internet

Esteja em sintonia com o Espírito

O próprio Salvador nos ensinou em Doutrina e Convênios:

“Nem de antemão vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas entesourai sempre em vossa mente as palavras de vida e na hora precisa vos será dada a porção que será concedida a cada homem.” (Doutrina e Convênios 84:85)

Não subestime o poder de abrir as escrituras e estudá-las em sua mente e coração para adquirir a sabedoria de Deus. Aprenda através de profetas antigos e modernos. Busque por respostas específicas tanto para conseguir ajuda para si mesma quanto para ajudar o seu esposo.

Pode ser que muitas coisas estejam acontecendo. Talvez ele esteja muito fraco e não acredite que tenha a capacidade mental, espiritual ou emocional de se comprometer verdadeiramente com “mais uma coisa”. Talvez ele esteja lutando com seu próprio testemunho ou enfrentando uma fraqueza individualmente desafiadora. Ou talvez ele simplesmente “esfriou” e precisa de ajuda para se lembrar das coisas que realmente importam. Podem ser muitos os motivos…

O fato dele não querer falar sobre o assunto e ficar irritado, sugere que pode ser algo que o incomode, e apesar dele responder de maneira defensiva (ou se abster) não importa qual seja a sua abordagem, existem algumas coisas que você pode tentar fazer que podem ajudar ele a se abrir.

Um casal feliz e abraçado em frente ao lar.
Fonte: internet

Dê o seu melhor

Muitas pessoas se afastam ou recuam ao serem criticadas. Esse pode não ter sido o seu caso. Provavelmente você tentou abordá-lo de maneira suave e aberta, mas ainda assim não teve resultados.

Nesse caso, a vulnerabilidade é a chave. A questão não é sobre as “falhas” dele ou como ele pode (ou não) estar te “decepcionando”. Em partes, pode ser que esse seja o caso, mas não é o melhor caminho para focar.

Vergonha, culpa, desaprovação e críticas geralmente não amolecem corações, pelo contrário, só afastam mais. Pense em uma abordagem tranquila e sem julgamentos, algo similar a este exemplo abaixo:

“Quando o assunto é o evangelho, sinto que existe algo que nos divide. Não quero me sentir assim. Quero estar sempre próxima a você. Sinto falta disso. Sinto falta de me sentir espiritualmente próxima de ti. Sinto falta de sentir que somos parceiros. Estou aberta a saber o que fiz para que isso acontecesse e peço para que você esteja aberto para que possamos nos reaproximar.

Não importa pelo que você está passando, estou aqui para te ajudar. Mesmo que seja difícil conversar sobre o assunto, não vou te julgar. Você quer me contar o que está acontecendo com você e como eu posso te ajudar?”

Você não precisa usar exatamente essas palavras, mas tenha em mente que ao compartilhar seus sentimentos e preocupações com mansidão, empatia e amor, isso cria um ambiente de confiança onde seu cônjuge poderá se sentir à vontade para compartilhar o que realmente está acontecendo.

E novamente, ao buscar Espírito, ele te guiará em suas palavras e guiará o seu esposo ao recebê-las. Se o Espírito Santo te levar para uma direção diferente, o siga. Mas em muitos casos, ele te guiará em um tipo de abordagem similar a esta, mansa e delicada.

Ao buscar a inspiração do Senhor para guiar a sua vida e as suas relações, especialmente aquelas mais importantes, Deus irá te abençoar com a inspiração e revelação de que você necessita. Confie no Senhor.

Fonte: LDS Living

Ver também: