fbpx

A Conferência foi Ótima. E Agora?

Centro de Conferências vazio

Imagem via LDS.org.

Por Irinna Danielson

A natureza histórica desta conferência, em particular pela convocação de três novos Apóstolos, parece tela tornado ainda melhor. O agora? Fui para a cama elevada espiritualmente e acordei com a resolução de me esforçar um pouco mais para ser um pouco melhor – a partir de hoje.

Não deixe os sentimentos que você teve desaparecerem. Faça com que as mensagens que te tocaram tornarem-se importantes para você. Aconselhe-se com sua família para garantir que vocês não se esqueçam da conferência. Tente uma dessas atividades baseadas em conferências em sua próxima reunião familiar.

1. Explore a “Conferência de relance”

Quando eu era pequena, a primeira noite familiar seguinte à conferência geral sempre começou com a pergunta “O que você aprendeu na conferência?” Sabendo que esta questão viria, eu sempre tentei tomar boas notas ou lembrar a essência de, pelo menos, uma história da conferência para que eu pudesse apresentar um relatório ao meu pai.

 

Agora há um novo recurso em LDS.org que tira a pressão de realizar anotações perfeitas. A Conferência possui uma página de resumos (disponível em inglês por enquanto), que é publicada durante a semana da conferência geral, contendo trechos de 200 palavras de cada uma das palestras que foram dadas, focando a mensagem central de cada um. É uma ótima ferramenta para refrescar sua memória e dar início a conversas sobre o evangelho na Reunião Familar, especialmente porque leva uns dias para que o discurso escrito seja disponibilizado online.

2. Torne as mensagens visuais

Eu aprendo visualmente, portanto, algo geralmente fica na minha memória por mais tempo quando há uma imagem associada. Meus filhos não são diferentes de mim.

Após a conferência geral de outubro passado, fizemos barcos de papel na Reunião Familiar para visualizar os princípios importantes da apegar-se ao evangelho como delineado pelo Élder M. Russell Ballard em seu discurso: “Fiquem no Barco e Segurem-se!

Barcos de papel

Imagem via LDS.org.

As minhas filhas adoraram. Seis meses depois, minhas meninas ainda tinham seus barcos, e quando eu perguntei-lhes o que falamos quando fizemos esses barcos de papel, ambas responderam: “Fiquem no barco”, ou permaneça na Igreja.

Desta vez, o Presidente Dieter F. Uchtdorf nos mostrou o quão poderosa uma imagem pode ser em ensinar uma lição quando ele contou a parábola do “Um Verão com a Tia Avó Rose” durante a Sessão Geral das Mulheres. Ele mostrou a imagem de uma menina pioneira durante seu discurso, e, em seguida, compartilhou em sua página do Facebook oficial após a sessão.

Desde então, dezenas de milhares de pessoas nas mídias sociais têm compartilhado e comentado a respeito desta imagem. Elas se lembraram da história associada a ela. Elas assimilaram a imagem com a mensagem. E, mais importante, elas se conectaram com as verdades do evangelho que foram compartilhadas. (Se você não ouviu a conversa ao vivo, veja aqui.) Mostrando esta imagem e outros recursos visuais utilizados nos discursos da conferência geral na Reunião Familiar é uma ótima maneira de estimular a conversa e de ajudar a “aplicar” as histórias contadas por nossos líderes para nossas próprias vidas para ajudar a tornar as mensagens mais duradouras.

3. Obtenha respostas às suas perguntas

Quando se trata do evangelho, todos nós temos perguntas. Por meio do Espírito, podemos receber respostas. Os discursos da conferência geral estão cheias de respostas inspiradas para algumas das perguntas mais difíceis da vida. Para uma próxima reunião familiar, convide os membros da família a compartilharem algumas das perguntas que eles têm, analisarem os discursos mais recentes para ver se essas questões foram respondidas, e então orem para o Espírito confirmar a verdade. Como parte desta atividade, você pode visitar as Respostas Recebidas na Conferência em LDS.org para ver algumas das perguntas mais frequentes e as respostas de acompanhamento que foram dadas pelos líderes da Igreja na conferência geral mais recente.

4. Memorize uma citação da Conferência

Uma das coisas mais legais de se ver durante a semana da conferência são os compartilhamentos nas mídias sociais de pensamentos e testemunhos relativos aos diferentes discursos. Use sua Reunião Familiar para ler alguns dos posts #CompartilheBondade (#ShareGoodness) que foram compartilhados no fim de semana com a hashtag #LDSconf. Veja em especial os vídeos e as imagens inspiradoras que foram compartilhados pelas contas oficiais das redes sociais da Igreja. Essas citações são curtas. Elas são doces. E são perfeitas para serem memorizadas.

Citacao Uchtdorf

Imagem via LDS.org.

Considere usar seu tempo numa próxima Reunião Familiar pegando essas citações da Biblioteca de Mídia SUD e pegar duas ou três das suas favoritas para memorizar naquela noite. Decorar citações claras como “Deus não nos criou para ser tristes. Ele nos criou para ter alegria!” pode ser o que você precisa para suportar um dia duro.

5. Faça uma Jarra de Citações da Conferência Geral

Depois de sessão geral das mulheres, minha filha de 10 anos de idade virou-se para mim e disse: “Eu quero fazer uma parede de citações para que eu consiga me lembrar todos os dias da conferência”. Não é uma má ideia.

Jarro de Conferêcia

Imagem via LDS.org.

Seguindo seu exemplo (e integrando-se com uma ideia do site Atividades para Jovens) minha família planejou fazer um jarro de citações da conferência deste ano. Vamos esperar que os textos com os discursos estejam disponíveis, e então iremos imprimir nossos discursos favoritos, marcar as citações que mais gostarmos, e então escreveremos cada uma dessas citações em pedaços de papel para colocar numa jarra de vidro. Como parte da oração e do estudo das escrituras em família de cada noite, vamos tirar uma citação da jarra e falar sobre ela. É uma grande forma de nos lembrarmos da conferência e receber inspiração diária dos líderes da Igreja.

6. Faça o seu Próprio Cartaz da Conferência

Para aqueles de vocês que são criativos, ou que têm familiares que são, fazer seu próprio cartaz da conferência pode ser uma boa atividade pós-conferência.

A Biblioteca de Mídia da Igreja tem uma galeria de dezenas de imagens para membros poderem usar. Para criar um poster para compartilhar nas redes sociais, baixe a imagem que você quer da biblioteca de mídia e um programa de processamento de texto ou de edição de fotos ou aplicativo móvel e adicione suas citações favoritas da conferência geral. Se você quiser uma lembrança física, crie seu cartaz da mesma forma, mas em vez de compartilhá-lo digitalmente, imprima, moldure, e coloque em um lugar onde você possa vê-lo todos os dias.

Citação Élder Cook

Imagem via LDS.org.

7. Transforme sua Recapitulação em um Jogo

Na noite familiar, as coisas não podem dar errado se jogamos um jogo. Seja criativo e faça um jogo que melhor se adéque à sua situação familiar. Pode ser tão simples como um “Quem disse isso?”, um jogo para associar as fotos dos líderes da Igreja e as respectivas citações, ou algo mais complexo como caça ao tesouro. Leia como alguns jovens implementaram seus próprios jogos temáticos da conferência.

O objetivo desses jogos deve ser o mesmo que tudo o que fazemos depois da conferência geral – nos ajudar a ser melhor.

O presidente Thomas S. Monson ensinou isso de uma forma melhor no encerramento da conferência geral de uma conferência geral passado, quando disse: “Que o espírito que sentimos aqui esteja e habite conosco ao cuidarmos das coisas com as quais nos ocupamos a cada dia. Que demonstremos mais bondade uns para com os outros. Que sempre sejamos encontrados fazendo a obra do Senhor”.

Irinna Danielson se formou na Universidade de Brigham Young com uma licenciatura em jornalismo. Ela é uma esposa e mãe de quatro filhos lindos e serve em sua Primária da ala em Bluffdale, Utah, ensinando a classe dos valorosos.

 

Artigo original em LDS.org. Traduzido por Esdras Kutomi.

| Inspiração
Publicado por: Esdras Kutomi
Formado em SI, mórmon, gosta de RPG e Star Wars, lê artigos científicos por diversão, e se diverte mais com crianças ou idosos do que com pessoas de sua idade.
5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre o Élder Dale G. Renlund
5 Coisas que Você Precisa Saber Sobre o Élder Gary E. Stevenson

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *