fbpx

Perguntas e Respostas: “Haverá uma guerra final no céu após a segunda vinda?”

Pergunta

Haverá uma guerra final no céu após a Segunda Vinda e Satanás será solto?

Resposta

O livro de Apocalipse nos diz que houve uma grande guerra no céu na pré-existência:

“E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e o dragão e os seus anjos batalhavam; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi lançado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele” (Apocalipse 12:7-9).

Exilado do céu, Satanás continua a disseminar a sua guerra contra os homens aqui na terra. E em causa própria ele tem recrutado nesta terra “principados, …potestades, …príncipes das trevas deste mundo, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais” (Efésios 6:12).

Essa guerra espiritual, essa guerra de ideologia irá continuar a crescer até que se torne literalmente uma guerra de aniquilação física. Esta é a batalha do Armagedom, combatida no vale que leva o nome de Armagedom. Em meio a este horrível cerco, o Senhor aparecerá e salvará o Seu povo. Em seguida (e depois de alguns outros sinais), se iniciará Milênio e Satanás será preso por mil anos.

“E prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois é necessário que seja solto por um pouco de tempo.” (Apocalipse 20:2-3).

Durante esses mil anos de paz, “e por causa da retidão de seu povo, Satanás não tem poder; portanto, não pode ser solto pelo espaço de muitos anos; pois não tem poder sobre o coração do povo, porque vivem em retidão e o Santo de Israel reina.” (1 Néfi 22:26). Ao final deste período, o povo se rebelará contra Deus e Satanás será libertado entre aqueles que quiserem servir a ele.

“E também em verdade, em verdade vos digo que quando terminarem os mil anos e os homens novamente começarem a negar seu Deus, então pouparei a Terra, mas por pouco tempo.” (D&C 29:22).

vinda de cristo

Esta rebelião por um curto período se transformará em outra guerra, conhecida como a Batalha de Gogue e Magogue. Esta batalha será muito semelhante ao Armagedom, então é difícil determinar a que batalha a profecia se refere. Por fim, o resultado entre Gogue e Magogue é o mesmo do Armagedom. O Senhor libertará aqueles que permanecerem fiéis a Ele e Satanás será derrotado.

 “E acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, para as reunir em batalha, cujo número é como a areia do mar. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o acampamento dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo do céu, e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de afogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Apocalipse 20:7-10).

Se você está pensando como uma pessoa, que recebeu visitas celestiais e grandes dons do Espírito pode se rebelar contra Deus, você pode rever 3º e 4º Néfi. A destruição dos seguidores de Cristo foi planejada, porém foi interrompida somente pelo advento do Salvador. Então o Salvador limpou a terra do impenitente e ministrou aos sobreviventes. Ele estabeleceu a Sua Igreja e o Seu Reino entre eles e continuou a visita-los por gerações.

Então pequenas e insignificantes divisões surgiram. Elas cresceram e se tornaram grandes, e finalmente cresceram ao ponto de se tornar rebelião. O Livro de Mórmon está cheio de histórias de deterioração e guerras.  O Milênio terá um final diferente. Haverá também uma rebelião e uma guerra, mas desta vez, ao invés da completa destruição da retidão, a fraqueza será aniquilada.

Então sim, haverá uma grande guerra após o Milênio, mas esta guerra será na terra (note que a batalha de Gogue e Magogue cobrirá “a largura da terra” e está em torno do “acampamento dos santos e a cidade amada”) Essa é a continuação da guerra que começou no céu. Ao ser expulso, Satanás e seus seguidores encheram a terra com o mal para guerrear contra os santos. Em oposição, os santos na terra serão reunidos aos anjos e aos poderes do céu (ver também (D&C 88:111-116). Como o ecoar da primeira guerra, Satanás será expulso e os mansos herdarão a terra.

Fonte: AskGramps

 

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *