fbpx

Por que se sentir inútil não adianta nada

sentir-se inútil

Desperte minha alma e pare de se sentir inútil

Recentemente encontrei uma revista Liahona um artigo de 1973 chamado “Desperte minha alma!”: como lidar de modo firme com a depressão”, de Steve Gilliland, e para ser honesto, eu senti que poderia ter sido dado na última conferência geral de tão relevante. Em seu artigo, o irmão Gilliland fala sobre todas as vezes que as pessoas foram até ele (ele era presidente do ramo e professor do Instituto) e disse-lhe que elas se sentiam inúteis.

Ele toma suas perguntas e as aborda, sempre voltando ao tema central que você não está sozinho em seus sentimentos, e o senhor está lá para ajudá-lo — mesmo quando você se sente indefeso.

O irmão Gilliland nos dá duas abordagens para começar a mudar nossa vida ao redor. “A primeira maneira de atacar a depressão e os sentimentos de inadequação é tentar mudar o que está fazendo para que se sentir melhor sobre si mesmo. A segunda maneira é tentar mudar os sentimentos sobre si mesmo para que fique mais fácil para você fazer as coisas de maneira diferente. Ambas as abordagens são inter-relacionadas e ambas são importantes, mas vamos falar sobre a segunda, principalmente. É aquela que fica esquecida.”

Em seguida, ele continua a dizer que é importante mudar nossos sentimentos, porque sem mudar o que sentimos sobre nós mesmos, mudar nossas ações não terá o mesmo impacto. O irmão Gilliland diz:

“Eu conversei com pessoas que fizeram mudanças positivas e significativas, como parar de beber e fumar, mas eles ainda se sentem desencorajados sobre si mesmos”.

Ele então continua a descrever Néfi e quando ele se sentiu desencorajado.

“Meu coração exclama: Oh! Que homem miserável sou! Sim, meu coração se entristece por causa de minha carne; minha alma se angustia por causa de minhas iniquidades. Estou cercado por causa das tentações e pecados que tão facilmente me envolvem! E quando desejo alegrar-me, meu coração geme por causa de meus pecados; não obstante, sei em quem confie” (2 Néfi. 4:17–19).

Se alguém tão espiritualmente poderoso como Néfi se sentiu desencorajado e deprimido, acho que é bom ter esses sentimentos sobre mim de vez em quando. Mas a parte importante da história de Néfi é que ele fez algo a respeito.

“Meu Deus tem sido meu apoio; guiou-me através de minhas aflições no deserto e salvou-me das águas do grande abismo. Encheu-me com seu amor até consumir-me a carne. Confundiu meus inimigos, fazendo-os tremer diante de mim.” (2 Néfi 4:20–22).

O irmão Gilliland continua e dá mais conselhos para lutar contra as vozes em sua cabeça que lhe dizem que você é inútil. Ele também dá conselhos sobre como aplicar esses princípios em nossa própria vida. Ele ainda dá conselhos sobre o que fazer quando você não sabe por que está deprimido (o que acontece muito comigo).

Eu sei que todos nós nos sentimos inúteis às vezes, e dói, e é uma porcaria, e às vezes parece que esse sentimento nunca vai embora. Ninguém deveria ter que se sentir assim. Então, da próxima vez que você se sentir inútil, reserve um momento para lembrar que todo mundo se sente assim às vezes. Então lembre-se que isso também passará e que há pessoas dispostas a ajudá-lo se você simplesmente pedir ajuda.

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Como combater a depressão em uma religião que só fala de felicidade

 

| Inspiração

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *