fbpx

Oliver Cowdery – Pequena Biografia dos Apóstolos dos Últimos Dias

Todas as semanas publicarei aqui no site Maisfé uma pequena biografia de todos os homens que serviram como Apóstolos. Você pode ver a lista de todos eles aqui, e clicar no link vinculado ao nome do apóstolo para acessar sua respectiva biografia. Esse trabalho é baseado no livro “Prophets and Apostles of the Last Dispensation”, por Lawrence R. Flake (não publicado em português) e em outros materiais publicados pela Igreja.

A segunda testemunha

Oliver Cowdery foi um importante personagem da história da Restauração do Evangelho. Ele esteve presente em vários eventos significativos da restauração e testificou deles. Ele era amigo do Profeta, sendo apenas um ano mais novo, mas acabou se distanciando dele e se afastando da Igreja. Mais tarde, ele retornou para Igreja, arrependido.

Foi o Senhor que o chamou de um de seus apóstolos (D&C 21:10). Mas ele nunca serviu no Quórum dos Doze Apóstolos. O significado do cargo Assistente do Presidente da Igreja é discutido em outro artigo, que você encontra aqui.

Nascimento: 03 de outubro de 1806, em Wells, Vermont, Estados Unidos

Ordenação ao apostolado: Ordenado por Pedro, Tiago e João e, Maio de 1829 (22 anos)

Voto de apoio: 06 de abril de 1830

Ordenação como Assistente do Presidente da Igreja: 05 de dezembro de 1834 à 11 de abril de 1838

Ordenação como Conselheiro Assistente do Presidente da Igreja: 03 de setembro de 1837

Excomunhão: 12 de abril de 1838

Rebatismo: 12 de Novembro de 1848

Morte: 3 de março de 1850 (43 anos) em Richmond. Missouri, Estados Unidos

Um escrevente e amigo do Profeta

Em 1828, quando Oliver Cowdery estava com pouco mais de 20 anos, ele se mudou para o oeste de Nova York, onde lhe foi oferecido o cargo de professor de uma escola próxima de Palmyra. Ali, ele ouviu rumores a respeito de Joseph Smith e das placas de ouro. Os registros históricos mais antigos de Joseph Smith relatam que o Senhor apareceu a Cowdery e “lhe mostrou as placas em uma visão e também a veracidade da obra”.

Depois de se hospedar por um curto período de tempo com os pais de Joseph Smith, em Manchester, ele decidiu viajar para Harmony, Pensilvânia, a fim de conhecer Joseph pessoalmente. Quase imediatamente após sua chegada, Cowdery começou a trabalhar como escrevente de Joseph na tradução do Livro de Mórmon. Cowdery recebeu autoridade do sacerdócio de anjos ministradores, foi uma das três testemunhas das placas do Livro de Mórmon, ajudou a supervisionar a publicação do Livro de Mórmon e foi um dos membros fundadores da Igreja em 6 de abril de 1830.

Ele também foi designado por revelação para escolher, junto com as outras duas testemunahs do Livro de Mórmon, o primeiro quórum dos Doze apóstolos.

A respeito de seu envolvimento nesses acontecimentos milagrosos, Cowdery escreveu mais tarde: “Sempre considerarei essa expressão da bondade do Salvador com assombro e gratidão enquanto me for permitido viver”.

O segundo élder da Igreja

Nos primeiros anos da Igreja, Cowdery serviu de modo proeminente como segundo élder, como presidente assistente da Igreja e como conselheiro assistente na Primeira Presidência. Também desempenhou um papel importante na preparação das revelações de Joseph Smith para publicação no Livro de Mandamentos e, mais tarde, em Doutrina e Convênios. Com Joseph Smith e Sidney Rigdon, Cowdery abriu as portas da casa do Senhor, em Kirtland, em 1836, dando boas-vindas aos santos dos últimos dias para a sessão de dedicação. Presidiu os procedimentos como um dos presidentes do sumo sacerdócio e testemunhou a aparição de Jesus Cristo e de anjos ministradores no templo, uma semana depois da dedicação.

Afastamento

Um ano depois, alguns problemas financeiros que surgiram em Kirtland, incluindo o fracasso do banco da Sociedade de Previdência de Kirtland, abalaram severamente as finanças de Oliver Cowdery, e ele reagiu procurando promover sua própria empresa, em vez de continuar a consagrar suas propriedades para a Igreja. Cowdery também questionou os líderes da Igreja, acusando-os de má administração dos fundos e espalhando rumores de que Joseph Smith havia cometido adultério.8 Em 1838, Joseph convocou o sumo conselho para investigar as afirmações de Cowdery. O conselho por fim se reuniu e analisou várias acusações feitas contra Cowdery, decidindo por voto acatar a maioria delas e excomungar Cowdery. Uma revelação posterior instruiu que Hyrum Smith deveria substituir Cowdery como presidente assistente da Igreja.

Retorno para Igreja e morte

Em 1847, Cowdery se mudou para Wisconsin, esperando que uma mudança de clima beneficiasse sua saúde. Ali, concorreu à assembleia estadual, mas perdeu a eleição por 40 votos e imediatamente pensou em se juntar às companhias de pioneiros mórmons que migravam para Utah. Cowdery discursou em uma conferência no vizinho estado de Iowa, comprometendo-se a apoiar o Quórum dos Doze. Alguns dias depois, o sumo conselho votou a favor da readmissão plena de Cowdery na Igreja. Orson Hyde, do Quórum dos Doze Apóstolos, rebatizou, reconfirmou e reordenou Cowdery, que então fez planos de se juntar aos santos em Utah. No entanto, sua saúde continuou a piorar e ele faleceu em 1850, antes de poder viajar para o Oeste.

David Whitmer contou: “Oliver morreu como o homem mais feliz que eu já vi. Depois de apertar as mãos de sua família e beijar sua esposa e filha, ele disse: “Agora eu me deito pela última vez, eu vou para meu Salvador”, e ele morreu imediatamente, com um sorriso eu seu rosto” (Millennial Star, 9 de Dezembro de 1978, pg. 774)

Parte do texto neste artigo foi extraído do seguinte artigo: “Tópicos da História da Igreja: Oliver Cowdery

Relacionado:

Joseph Smith Jr. – Pequena Biografia dos Apóstolos dos Últimos Dias

| Para refletir
Publicado por: Lucas Guerreiro
Escritor, Advogado, Membro da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB/SP, Membro da J. Reuben Clark Law Society São Paulo. Fez Missão em Curitiba - Brasil. Gosta de desenhar, estudar filosofia, fotografar, viajar e assistir series de super-heróis.
Igreja de Jesus Cristo anuncia novo nome para o site lds.org
A data da dedicação do Templo de Lisboa, Portugal, foi anunciada

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *