As regras por trás do recato são vagas e, no final, até critério individual. Nós somos abençoados por ter líderes da Igreja amorosos para nos guiar na direção certa, e é importante ouvir seus conselhos sobre o tema.

“Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito”

A seção sobre recato no livreto Sempre Fiéis começa com 1 Coríntios 6:19-20: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.

Ao tentar decidir se uma peça de roupa é recatada, o Sempre Fiéis sugere perguntar a si mesmo se você ficaria confortável usando-a na presença do Senhor. Também diz: “Suas roupas são a expressão de quem você é. Elas emitem mensagens sobre você e influenciam a maneira como você e os outros agem. Quando estão bem arrumados e vestidos com recato, convidam a companhia do Espírito e podem exercer uma boa influência naqueles que os cercam”.

Abster-se de julgar os outros.

Por causa do fato de todo mundo praticar o recato um pouco diferente, é importante manter os sentimentos dos outros em mente e abster-se de julgar.

Sempre devemos ser semelhantes a Cristo e compassivos para com nossos irmãos e irmãs. Não importa o que eles estão usando ou qual é sua aparência. Deus os ama com um amor perfeito, e sempre devemos mostrar respeito e amor uns pelos outros.

“O recato é um princípio do evangelho”

Na revista Liahona de agosto de 2008, o Élder Robert D. Hales escreveu sobre como o recato não é apenas uma tradição cultural na igreja — é um princípio do evangelho. “De fato”, ele escreveu, “o recato é fundamental para sermos dignos da companhia do Espírito. Ser recatado é ser humilde, e a humildade convida o Espírito a estar conosco.

O Élder Hales também listou alguns itens de vestuário para evitar. “Em nosso dia-a-dia, não são aceitáveis os trajes indiscretos como saias ou shorts muito curtos, roupas justas, camisas e blusas que não cubram a barriga e outras roupas impróprias. Os homens e as mulheres — o que inclui os rapazes e as moças — devem usar roupas que cubram os ombros e evitar roupas decotadas na frente ou atrás ou que sejam reveladoras de qualquer outra forma”.

Ele também mencionou como devemos evitar extremos quando se trata de estilo e certificarmo-nos de ter uma aparência pura e limpa. Ele escreveu: “Nossas vestimentas servem para muito mais do que cobrir o corpo: refletem quem somos e o que desejamos ser, tanto na mortalidade quanto na eternidade por vir”.

Temos arbítrio moral.

No seu discurso de conferência geral de 2005, o Élder Jeffrey R. Holland compartilhou belas ideias sobre o recato e escreveu sobre nosso arbítrio pessoal como santos dos últimos dias.

Ele disse que: “A Igreja nunca negará a vocês o arbítrio moral para decidir o que vestir e para ter a aparência que bem entenderem, mas ela sempre declarará os padrões e ensinará princípios. . . . No evangelho de Jesus Cristo, o recato está sempre na moda. Nossos padrões não podem ser mudados pela sociedade.

O Élder Holland aconselhou as moças e os rapazes a escolher suas roupas como eles escolheriam os seus amigos. “escolham aquelas que as tornem melhores e que lhes deem confiança para estar na presença de Deus (ver D&C 121:45). As boas amizades nunca nos constrangem, diminuem ou exploram. O mesmo se aplica às roupas”.

Nosso corpo é sagrado.

A seção de tópicos do lds.org enfatiza a importância do recato e do caráter sagrado do corpo humano. Diz ali: “Os profetas sempre nos aconselharam a vestir-nos com recato. Esse conselho fundamenta-se na verdade de que o corpo humano ’ é uma criação sagrada de Deus. Precisamos respeitar nosso corpo como uma dádiva de Deus. Por meio das roupas e da aparência, podemos demonstrar ao Senhor que sabemos quão precioso é nosso corpo”.

“Nunca rebaixe seus padrões de vestuário”

O Para o Vigor da Juventude enfatiza que os padrões do Senhor não mudam e os padrões de recato também não. “Nunca rebaixe seus padrões de vestuário. Não use uma ocasião especial como desculpa para a falta de recato. Ao se vestir sem recato, você envia uma mensagem que é contrária à sua identidade de filho ou filha de Deus.”

Fonte: LDSLiving

Relacionado:

Mórmons no WhatsApp: Por que os mórmons não usam roupas mais reveladoras?