Você sabe o que significa o termo Liahona? É um artefato? Talvez você já tenho visto a revista. Mas de onde veio esse nome?
O Artefato
No Livro de Mórmon, a Liahona é uma esfera de latão com dois ponteiros que indicavam a direção a seguir. Leí, um profeta que viveu na época do Velho Testamento, chamou essa bússola de “Liahona.” Entretanto, a Liahona funcionava somente se Leí e sua família exercessem a devida fé. O Senhor dava instruções por meio dela quando Leí e sua família eram justos. Através dessas instruções eles acharavam alimento e o caminho correto através do deserto.

A Revista
“A Liahona” também é um nome dado a uma publicação mensal de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias que contém mensagens da presidência da igreja, experiências inspiradoras relatadas pelos membros, mensagens para os jovens e um encarte para as crianças. A revista é distribuída por meio eletrônico e por assinatura, para membros e não membros em diversos países em aproximadamente 51 línguas.

O Simbolismo
A palavra Liahona tem um simbolismo muito grande para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. É usada frequentemente para passar a ideia de retidão, permitindo que o Pai Celestial seja nosso guia. Significa também as palavras de Cristo. Por isso, é o nome dado à revista internacional da Igreja. Este simbolismo origina-se de um discurso escrito no Livro de Mórmon por um profeta chamado Alma para seu filho Helaman.
“E pergunto agora: não há nisto um simbolismo? Pois tão certamente quanto esse guia trouxe nossos pais para a terra prometida por terem seguido seu curso, também as palavras de Cristo, se lhes seguirmos o curso, nos conduzirão para além deste vale de tristezas, a uma terra de promissão muito melhor.”
Assim como o artefato foi de grande importância para Leí e sua família para que pudessem chegar à terra da promissão, a revista A Liahona, juntamente com as Escrituras, servem como uma guia nos dias atuais. Através das palavras de Cristo podemos receber ensinamentos e ler experiências que nos inspiram e nos ajudam a ser mais parecidos com Ele. Assim podemos ser guiados pelo caminho que nos leva de volta à presença de Deus.
Curiosidades sobre a revista
- No Brasil havia uma revista oficial da Igreja com o nome de “A Gaivota”, a primeira revista da Igreja no Brasil, que foi publicada em 1º de janeiro de 1948. Mais tarde o nome foi alterado para A Liahona.
- De um modo geral, A Liahona publica conteúdo muito próximo da revista mensal Ensign distribuida nos Estados Unidos embora A Liahona também seja publicada em inglês.
Para ler a versão online da revista clique aqui.
Leia também:
- Faça sua assinatura gratuita das revistas da Igreja
- Presidente Nelson: Esta é a chave para superar os desafios
- O que fazer quando tudo está dando errado?
Estimados irmãos e amigos
Gostaria de saber como ou quem fez surgir esse artefacto chamado LIAHONA… Que no livro de Mórmon chega a ser considerado como uma bússola…
A questão é que esse instrumento foi descoberto pelos nossos amiguinhos chineses no primeiro século DC. Depois de Cristo. E mais tarde divulgado e trazido para a Europa pelas mãos dos povos muçulmanos por volta dos séculos 11 12 e 13.
Antes da existência da bússola os navegadores orientavam – se pelas estrelas é pelo astrolábio um instrumento anterior á bússola. Mas não tinha nenhum sistema magnético. Gostaria então de saber como esse instrumento de bronze chamado LIAHONA apareceu á porta da tenda de Lei… E não existem mais detalhes…