Um retrato do Profeta Joseph Smith foi adicionado ao International Hall of Honor na Martin Luther King Jr. International Chapel do Morehouse College, em Atlanta, Geórgia, no domingo, 1º de fevereiro de 2026. A pintura ficará ao lado de outras de pessoas que defenderam a causa humanitária e os direitos humanos fundamentais para todos.

O salão inclui mais de 300 retratos a óleo de líderes globais do movimento internacional de direitos civis e humanos. Um retrato do falecido presidente Russell M. Nelson, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi adicionado ao salão dessa instituição historicamente negra em 2023. O retrato de Joseph ficará entre o do presidente Nelson e o de Abraham Lincoln.

Uma forma significativa de Joseph Smith defender direitos básicos para todos ocorreu durante sua candidatura à presidência em 1844.

Ao entrelaçar trechos do Livro de Mórmon e o texto da campanha presidencial do Profeta, o Rev. Dr. Lawrence Edward Carter Sr., decano da Martin Luther King Jr. International Chapel, chamou o plano de Smith de abolir a escravidão de “entre as propostas moralmente mais ambiciosas da era anterior à Guerra Civil”.

Coragem moral em meio ao risco

O Rev. Dr. Carter elogiou a “coragem moral” do Profeta na busca pela presidência, observando que o que ele fez foi, essencialmente, uma “sentença de morte”.

“Ele sabia o que estava fazendo. Isso não o impediu”, disse o Rev. Dr. Carter. “Pense nas implicações. Se ele tivesse vencido, veja quantas vidas teriam sido salvas que foram perdidas na Guerra Civil.”

Em seu panfleto de campanha, o Profeta disse que, quando as pessoas “pediam para abolir a escravidão nos estados escravistas, eu usaria todos os meios honrosos para que suas orações fossem atendidas e para dar liberdade ao cativo”.

“Não estávamos prontos, como Lincoln disse, para sermos guiados por nossos melhores anjos, para fazer o que Cristo disse que deveríamos fazer”, disse o Rev. Dr. Carter. “Joseph Smith Jr. foi Lincoln antes de Lincoln.”

Em uma entrevista alguns dias antes da inauguração do retrato no domingo, o historiador da Igreja Spencer McBride explicou que, embora a campanha do Profeta para o cargo mais alto do país fosse improvável, sua proposta presidencial era uma “exposição maravilhosa” de como resolver os problemas da época.

O Rev. Dr. Carter disse no domingo que, embora o plano do Profeta nunca tenha sido concretizado, “ele perdura como um testemunho profético do que a América poderia ter sido — um testemunho da crença de que a liberdade não é apenas uma conquista política, mas uma obrigação sagrada, devida a todo ser humano formado à imagem de Deus”.

Observando o ensinamento do Livro de Mórmon de que Deus convida “todos a virem a Ele — negros e brancos, escravos e livres”, o Rev. Dr. Carter disse que “as revelações de Smith afirmavam um evangelho pregado sem distinção racial”.

O Rev. Dr. Carter também citou o chamado do Profeta para “romper os grilhões do pobre homem negro e contratá-lo para trabalhar como outros seres humanos”.

“A oposição de Joseph Smith à escravidão estava enraizada não apenas em sentimento humanitário, mas em uma certeza teológica: a igualdade das almas humanas diante de Deus”, disse ele.

O retrato, intitulado “Sunset on Nauvoo” (“Pôr do sol em Nauvoo”), reflete o legado de Joseph Smith. Connie Lynn Reilly, a artista, pintou Joseph Smith de pé, segurando um exemplar do Livro de Mórmon, com o Templo de Nauvoo ao fundo e a escada-de-Jacó (uma flor de Illinois) em primeiro plano, à direita do Profeta.

Ao falar sobre adorar no templo, Reilly declarou: “As flores sagradas são símbolos de nosso progresso e de subir degrau por degrau até o topo, à medida que avançamos e fazemos convênios sagrados”.

Craig Ballard, terceiro trineto-sobrinho do Profeta e presidente da Joseph Smith Sr. and Lucy Mack Smith Family Foundation and Association, disse que seus antepassados ficariam orgulhosos deste momento.

“O fato de o Morehouse College querer, e estar entusiasmado, em ter um retrato do Profeta é realmente significativo para nós”, disse Ballard. “Acho que do outro lado do véu há muitos sorrisos esta noite. A pintura ficou linda.”

retrato de Joseph no Morehouse College

Um momento marcante para Santos dos Últimos Dias negros

A chegada do retrato ao Morehouse tocou profundamente os Santos dos Últimos Dias negros que testemunharam a revelação.

William Kennedy, do Genesis Group, foi um deles. O Genesis Group é um grupo de atividades multiestaca na Área Utah da Igreja. Estabelecido há quase 55 anos, ele ajuda os Santos dos Últimos Dias negros e suas famílias, amigos e outras pessoas a fortalecerem a fé em Jesus Cristo, promoverem a unidade e fortalecerem sua participação na Igreja.

Kennedy disse que a adição de uma pintura de Joseph Smith no Morehouse College é apropriada por causa dos ensinamentos amplos e inclusivos do Profeta.

“Joseph Smith fala sobre toda tribo, língua e povo serem ensinados no evangelho”, disse Kennedy. “Infelizmente, levou um pouco mais do que o esperado, mas acho que ainda é algo que devemos celebrar como Santos dos Últimos Dias negros, que estamos seguindo em frente. Isso é o que importa.”

retrato de Joseph no Morehouse College

Um marco educativo para a comunidade local

A colocação dos retratos do Profeta Joseph Smith e do presidente Nelson no Morehouse College é um desenvolvimento empolgante e educativo para os Santos dos Últimos Dias negros da região.

Para Cassie VanDyke, de Atlanta, os retratos ajudarão seu filho adolescente a se sentir mais confortável na fé à medida que for ficando mais velho. Cassie disse que consegue ver como é difícil para ele conciliar sua identidade como um homem negro e um Santo dos Últimos Dias.

“Existe um pouco de um abismo ali”, explicou Cassie.

Recentemente, quando a família participou de um concerto no Morehouse, a primeira vez do filho na escola, “ele ficou tão animado” ao ver o retrato do presidente Nelson, disse Cassie.

“Para ele ter essa oportunidade aqui de ver alguém que representa quem ele é, de ver que ele pode ser um estudante universitário no Morehouse e um membro ativo de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias — isso é tudo. Estou animada por ele. Também estou, como mãe, extremamente grata.”

O Rev. Dr. Carter disse que tem se sentido impelido a tirar Joseph Smith das sombras.

“Acho que ele merece ser exaltado, e sinto que ele está me chamando para levantar o véu”, disse o reverendo Dr. Carter. “E é isso que pretendo fazer.”

Kennedy disse que o evento de domingo é sobre mais do que apenas sobre o que Joseph Smith fez no passado. É também é sobre o futuro.

“O que podemos fazer como membros da Igreja é buscar aqueles que não se parecem conosco, que não compartilham a mesma fé, e buscar aqueles com quem possamos encontrar pontos em comum e nos tornar verdadeiros pacificadores”, disse ele.

O Rev. Dr. Carter ecoou essa ideia.

“Precisamos pensar na humanidade de todos, independentemente de nossa nacionalidade, nossa raça, etnia, cultura, economia — todas as coisas, os rótulos que usamos para nos dividir”, disse ele. “Precisamos pensar de forma holística, abrangente, inclusiva.”

Fonte: Newsroom

Veja também