O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, visitou o BAPS Hindu Mandir, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde se reuniu com Sua Santidade Brahmavihari Swamiji, líder do mandir e responsável pelas relações internacionais do BAPS.

O BAPS (Bochasanwasi Shri Akshar Purushottam Swaminarayan Sanstha) é uma reconhecida organização socioespiritual dentro do hinduísmo, conhecida por seu foco em valores morais, serviço comunitário e desenvolvimento espiritual.

Atualmente, conta com mais de 1.800 mandirs e 21.000 centros de reunião no mundo, reunindo milhões de seguidores.

O encontro aconteceu em um ambiente de respeito e amizade, com um forte desejo comum de promover harmonia, paz e serviço. Tanto o élder Bednar quanto Sua Santidade destacaram a importância de construir um mundo mais compassivo e unido, apoiando-se em valores compartilhados como o diálogo, a solidariedade e a ajuda aos necessitados.

élder Bednar líder hindu
Uma delegação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, liderada pelo élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, reuniu-se com Sua Santidade Brahmavihari Swamiji no templo hindu BAPS em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em 15 de novembro de 2025.
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A fé para unir pessoas

Durante a visita, o élder Bednar expressou sua gratidão pela recente presença de Sua Santidade em Utah, onde ele se reuniu com a Primeira Presidência.

A delegação também percorreu o mandir e aprendeu mais sobre sua história, arquitetura e a visão que guiou sua construção.

O élder Bednar estava acompanhado pelos élderes Anthony D. Perkins, Adilson de Paula Parrella e Roland J. Bäck, da Presidência da Área Oriente Médio/África Norte, bem como pelo élder Kelly R. Johnson, da Presidência da Área Ásia.

Uma delegação de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, liderada pelo élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, reuniu-se com Sua Santidade Brahmavihari Swamiji no templo hindu BAPS em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em 15 de novembro de 2025.
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A relação entre as duas comunidades religiosas tem se fortalecido por meio de diversas interações significativas nos últimos anos, entre elas:

  • Fevereiro de 2024: líderes da Igreja em Abu Dhabi participaram do Festival of Harmony durante as celebrações de inauguração do mandir.
  • Junho de 2025: Sua Santidade Brahmavihari Swamiji visitou Salt Lake City e reuniu-se com a Primeira Presidência para conversar sobre metas compartilhadas de unidade e serviço.
  • Setembro de 2025: líderes da Igreja participaram da cerimônia de abertura do BAPS Mandir na área de Salt Lake.
élder Bednar líder hindu
O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, visitou o templo hindu BAPS em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, onde se reuniu com Sua Santidade Brahmavihari Swamiji, líder do mandir e responsável pelas relações internacionais do BAPS.
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Expressar fé e abençoar o próximo

Para Pranav Desai, diretor do BAPS Hindu Mandir de Abu Dhabi, o templo reflete a convivência pacífica que caracteriza os Emirados Árabes Unidos:

“O BAPS Hindu Mandir é um verdadeiro reflexo da história de harmonia e tolerância vivida nos Emirados Árabes Unidos. É inspirador ver como a fé pode unir as pessoas. Valorizamos nossa amizade com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, aqui e em todo o mundo”, declarou.

Desai acrescentou que Sua Santidade recordou com carinho seu encontro com a Primeira Presidência e enviou calorosas felicitações ao presidente Dallin H. Oaks por sua liderança.

O élder Adilson de Paula Parrella, conselheiro na Presidência da Área Oriente Médio/África Norte, também compartilhou sua impressão sobre o mandir:

O presidente Dallin H. Oaks e o presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, reuniram-se com Sua Santidade Brahmavihari Swamiji, diretor do BAPS Hindu Mandir de Abu Dhabi e responsável pelas relações internacionais do BAPS, na Praça do Templo, em Salt Lake City, Utah, na quarta-feira, 18 de junho de 2025.
Imagem: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

“Desde minha primeira visita, fiquei impressionado não apenas com a arquitetura, mas com a devoção das pessoas. Elas vêm para expressar sua fé e aprender a abençoar os outros. Os Emirados Árabes Unidos nos oferecem uma oportunidade notável de trabalhar juntos e servir à comunidade. Todos podemos aprender uns com os outros e fazer algo significativo.”

O respeito pelas crenças diversas é um princípio fundamental de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Em sua mensagem para a Semana Mundial da Harmonia Inter-religiosa de 2024, o élder Bednar convidou as pessoas a “participarem de atos de aprendizado que aproximem tradições e visões de mundo”, reafirmando seu compromisso com o entendimento e a colaboração inter-religiosa.

A visita ao BAPS Hindu Mandir em Abu Dhabi continua fortalecendo esses laços de amizade, serviço e cooperação entre as duas comunidades de fé.

Fonte: Newsroom

Veja também