Pela primeira vez, jovens na Etiópia participaram de uma conferência “Para o Vigor da Juventude (FSY)”, um evento que reuniu dezenas de adolescentes e líderes em uma atmosfera de aprendizado, fé e alegria.
Durante seis dias, de 1 a 6 de setembro, 68 jovens e 16 líderes se reuniram na capital, Adis Abeba, para compartilhar experiências, ouvir mensagens inspiradoras e fortalecer seu relacionamento com Jesus Cristo.
O tema da conferência foi o mesmo que orienta os jovens ao redor do mundo este ano: “Busque a Cristo”, baseado em Doutrina e Convênios 6:36:
“Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais.”

Um encontro para buscar a Cristo
A conferência FSY, organizada por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, combina aulas, devocionais e atividades recreativas para ajudar os jovens a aplicar o evangelho em sua vida diária.
De acordo com a reportagem do Africa Newsroom, o evento foi “uma profunda experiência espiritual e um belo sucesso”. Os participantes desfrutaram de jogos em equipe, dança e aulas onde aprenderam a confiar mais em Deus e a ver Sua mão nos desafios do dia a dia.
Um dos participantes, Nafrom Awegchew (Kiya) , comentou:
“O FSY me ajudou a encontrar respostas para minhas perguntas, entender o valor do trabalho em equipe e, mais importante, fortalecer minha fé em Jesus Cristo.”

Aprendendo a confiar em Deus
Para Kana Fiker Debebe Hailu, a conferência foi uma oportunidade de descobrir que a confiança no Senhor traz paz mesmo em tempos difíceis.
“Aprendi que posso confiar em Deus quando enfrento dificuldades. Este FSY me ajudou a me aproximar Dele e a entender melhor as bênçãos do templo e do trabalho missionário.”
Durante o evento, o Élder Laurian Balilemwa, Setenta de Área na Área África Central, falou sobre oração e fé. Ele convidou os jovens a terem uma comunicação mais pessoal com o Pai Celestial:
“Convido vocês a encontrar um momento a sós para conversar com Deus. Agradeça a Ele, diga o que sente e peça a Ele tudo o que precisar, em qualquer idioma. Depois, termine sua oração em nome de Jesus Cristo.”
Durante as atividades em grupo, os jovens participaram de atividades artísticas e brincadeiras que representavam o esforço colaborativo e a fé em ação. Era um espaço onde a alegria, a amizade e o Espírito eram sentidos em todos os momentos.

Um sinal do crescimento da Igreja na Etiópia
De acordo com o relatório oficial, esta primeira conferência da FSY foi “uma verdadeira celebração da fé e uma demonstração do crescimento da Igreja na Etiópia”.
Desde a primeira reunião oficial da Igreja em Adis Abeba, em 1992, o número de membros tem crescido continuamente. Atualmente, há mais de 2.400 santos dos últimos dias espalhados por oito ramos, e a Missão Etiópia Adis Abeba foi organizada em 2020.
Cada jovem que participou deste FSY retornou com um testemunho mais forte, um sorriso maior e um coração voltado para Cristo.
Fonte: Church News
Veja também
- Por que o FSY é tão especial?
- Anunciado o primeiro FSY para jovens adultos solteiros
- Minhas recordações como consultor do FSY