Nas últimas semanas, diferentes regiões do mundo enfrentaram fortes intempéries que afetaram edifícios e membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, trazendo destruição, mas também despertando fé, união e solidariedade entre os santos dos últimos dias e centenas de pessoas desabrigadas.

Inundações no México

Capelas são afetadas por enchentes

As intensas inundações no México deixaram dezenas de cidades submersas e centenas de pessoas desabrigadas. O estado de Veracruz está entre os mais afetados, com 48 municípios em situação crítica. As cidades de Poza Rica, Álamo, Papantla e Tuxpan estão entre as mais atingidas.

Em Poza Rica, uma capela da Igreja — localizada na rua Altamira 319, bairro Palma Sola — foi invadida pelas águas após o transbordamento do rio Cazones. O edifício, pertencente ao Bairro Totolapa, foi atingido depois da passagem das tempestades tropicais Priscilla e Raymond.

Membros da Igreja na região compartilharam mensagens nas redes sociais convidando a orar pelas famílias afetadas e por todos os que enfrentam perdas.
O Exército Mexicano e equipes de proteção civil seguem atuando nas áreas mais danificadas, com ações de resgate, evacuação e limpeza.

Três abrigos temporários foram abertos em Poza Rica para acolher as famílias que precisaram deixar suas casas:

  • Casa del Migrante, na avenida Papantla, bairro Jardines de Poza Rica;
  • Centro Recreativo do SUTERM, nas ruas Guardería e Alcatraz, bairro Ampliación Salvador Allende;
  • Casa de la Cultura de Poza Rica.

Incêndios na Nova Zelândia e Nova Caledônia

Capelas são afetadas por incêndios.

No Pacífico, duas capelas também foram gravemente danificadas por incêndios em Nova Zelândia e Nova Caledônia.

Na madrugada de domingo, 12 de outubro de 2025, um incêndio destruiu parte significativa de um centro de reuniões da Igreja em Te Hauke, próximo a Hastings, na região de Hawke’s Bay, Nova Zelândia. Bombeiros conseguiram controlar as chamas e não houve feridos. As autoridades estão investigando as causas do fogo.

Mais tarde, no mesmo dia, outro incêndio atingiu um centro de reuniões em Mont-Dore, Nova Caledônia, também causando grandes danos. Nenhuma pessoa ficou ferida, e líderes locais da Igreja estão colaborando com as investigações e oferecendo apoio aos membros afetados.

O Élder Peter F. Meurs, presidente da Área do Pacífico da Igreja, expressou solidariedade e esperança:

“Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias adoram com alegria em centros de reuniões em todo o Pacífico e no mundo, fortalecendo sua fé em Jesus Cristo, convivendo com outros e organizando serviços às comunidades onde vivem. Esses espaços sagrados são lugares de reunião, canto, oração e inspiração para mais de 600 mil membros da Igreja na Área do Pacífico.”

Ele acrescentou ainda:

“Quando há danos em nossas capelas, os líderes da Igreja buscarão maneiras de ajudar membros e amigos a continuarem tendo um lugar de adoração e comunhão, perseverando em seguir a Cristo, fortalecer famílias e serem bons cidadãos e vizinhos.”

Fé e esperança em tempos difíceis

Em meio às perdas materiais, membros da Igreja em todas essas regiões têm demonstrado fé e resiliência, encontrando consolo em Cristo e em Sua promessa de estar com Seu povo em todas as circunstâncias.

No Mais Fé, unimo-nos em oração por todos os que foram afetados por esses desastres no México, Nova Zelândia e Nova Caledônia.

Fontes: Masfe.org, Newsroom

Ver também: