O Centro de Impressão da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizado em Salt Lake City, Utah, produz uma ampla variedade de materiais em diversos idiomas, incluindo revistas da Igreja, exemplares do Livro de Mórmon, manuais, guias, folhetos e até mesmo copinhos para o sacramento.
Além de sua importância espiritual e educacional, esses materiais também carregam uma responsabilidade sagrada de cuidado e administração, seguindo a orientação divina da Primeira Presidência. Gérald Caussé, Bispo Presidente da Igreja disse:
“Para mim, é algo muito comovente pensar que nosso Criador deu tanta responsabilidade ao homem. Enquanto vivemos na Terra, temos a responsabilidade de cuidar do que Ele criou para nós. Essa é uma forma de honrá-Lo. De amá-Lo.”
Reciclagem em cada etapa
A administração começa no Centro de Impressão, onde a equipe utiliza materiais reciclados, e vai além. Eles coletam cada retalho gerado durante os processos de corte e aparo por meio de um sistema de tubos e aspiradores, enviando-os à sala de enfardamento para reciclagem. A equipe coleta, comprime e reaproveita até mesmo a poeira resultante do lixamento.
Felipe Rivera, supervisor de manutenção do Centro de Impressão, disse:
“Acredite se quiser, nós fazemos fardos só de poeira. Além do papel, outros materiais também são reciclados: cerca de 220 toneladas de papel por mês, aproximadamente 40 toneladas de plástico por mês e de 2 a 3 toneladas de alumínio por mês.”

Copinhos do sacramento
O sacramento, ordenança semanal realizada no Dia do Senhor em lembrança de Jesus Cristo, utiliza copinhos individuais. A equipe do Centro de Impressão produz esses copinhos com plástico 100% reciclado e, após o uso, as prefeituras locais permitem que eles sejam totalmente reciclados. A equipe também recicla o excesso de plástico gerado na produção.
Anteriormente, a Igreja produzia copinhos de papel com revestimento de cera, além de copinhos feitos de 30% a 70% de plástico reciclado. Porém, descobriu-se que o plástico 100% reciclado tinha menor impacto ambiental em emissões de carbono, consumo de energia e água, e geração de resíduos sólidos. Por isso, tornou-se o novo padrão mundial.

Gerenciamento de lixo eletrônico
A Igreja adota uma abordagem responsável em relação ao lixo eletrônico. Em vez de enviarem equipamentos eletrônicos antigos ou quebrados para aterros sanitários, as equipes dos Centros de Impressão, capelas, templos, centros de história da família e outras instalações nos EUA, mais de 6.500 ao todo, encaminham esses materiais para um escritório em Salt Lake City. Jeff Christensen, gerente de excedentes, afirmou:
“Mórmon, no Livro de Mórmon, disse que haveria grandes poluições na Terra nos últimos dias, e não queremos ser contribuintes para essas grandes poluições.”
A equipe cataloga, apaga e avalia todos os eletrônicos para possível reutilização. A Igreja reaproveita laptops em bom estado em causas significativas, como o BYU-Pathway Worldwide e projetos de genealogia na África. Dorisa Wilson, gerente de soluções da Igreja, disse:
“Se pudermos reutilizar equipamentos para ajudar a avançar na missão da Igreja, isso é maravilhoso.”
Para os eletrônicos sem possibilidade de reuso, a Igreja contrata a empresa especializada TAMS, que garante o descarte correto. Os itens enviados são desmontados em componentes individuais e reciclados de forma responsável. Jason Dye, sócio da TAMS explicou:
“Cada componente que recebemos aqui encontra um destino adequado, e evitamos que qualquer coisa vá para o aterro.”

Esforços para reduzir resíduos na América Latina
O compromisso da Igreja com a administração da Terra vai muito além de Utah. No mundo todo, iniciativas sustentáveis estão sendo implementadas para reduzir o desperdício.
Peru e Equador
- Lojas da Igreja oferecem sacolas reutilizáveis, prática em expansão para outras regiões.
Brasil
- No Centro de Distribuição, uma máquina reaproveita caixas de papelão, evitando cerca de 900 kg de resíduos por mês.
- No escritório da Área, uma máquina de compostagem processa resíduos orgânicos, que depois são usados em jardins.
- Garrafas plásticas recicladas são transformadas em camisetas para conferências de jovens.
Rubén Arias, diretor de assuntos temporais da Área Brasil, disse:
“Cada esforço é extremamente importante, do menor ao maior projeto.”
Assista aqui um vídeo que mostra como os materiais reciclados ganham uma nova vida, resultando até em camisas do FSY:
Cuidado com a terra
Por meio de iniciativas de sustentabilidade dedicadas, a Igreja demonstra que o cuidado com a Terra não é apenas uma responsabilidade prática, é um dever sagrado.
“Recebemos de Deus essa responsabilidade especial de cuidar de Suas criações, e todos nós, coletivamente e individualmente, temos algo a fazer”, disse o Bispo Gérald Caussé.
Fonte: Newsroom
Veja também:
- Qual o propósito de Deus na criação das Leis?
- O que as escrituras dizem sobre outros mundos de Deus
- É possível ver a mão de Deus na história do mundo?



