Em meio a tantas mudanças no cenário religioso mundial, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vive um momento especialmente marcante. Entre julho de 2024 e junho de 2025, a Igreja registrou o maior número de conversões por batismo de toda a sua história. Esse crescimento que tem inspirado líderes e membros em diferentes partes do mundo.

Durante um seminário para novos presidentes de missão, realizado no Centro de Treinamento Missionário de Provo, o Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, compartilhou a notícia: mais de 308 mil pessoas se uniram à Igreja em 2024, cerca de 50 mil a mais do que no ano anterior. Segundo ele, esse foi o maior número de conversos dos últimos 25 anos.

Além disso, o Élder Cook explicou que, de junho de 2024 a maio de 2025, os batismos de conversos superaram os de qualquer outro período de 12 meses desde 1830. 

E mais: todas as regiões do mundo registraram um aumento de pelo menos 20% nos batismos durante o primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. “Isso é notável”, disse o apóstolo. Ele também disse:

“Cada área do mundo está encontrando esses conversos de maneiras ajustadas às necessidades e circunstâncias específicas de sua região. Ver esse progresso é empolgante para mim, e espero que vocês também o considerem muito animador!”

Outro dado que chamou atenção foi a taxa de participação dos novos membros nas reuniões dominicais, que está mais alta. O Élder Cook também destacou que quase 40 mil batismos foram fruto de contatos anteriores retomados com o apoio de novas tecnologias, como aplicativos e redes sociais.

Fatores como este impulsionam o crescimento da Igreja de Jesus Cristo em uma escala sem precedentes.

“O melhor ainda está por vir”: uma visão de esperança para o futuro

Esses resultados são os frutos do trabalho constante de missionários e líderes locais para convidar as pessoas a “virem a Cristo” e fortalecerem seu relacionamento com Ele. O Élder Cook expressou sua gratidão dizendo:

“Agradecemos ao Senhor por nos permitir testemunhar Sua mão nesses resultados notáveis. Ele é a razão desse crescimento significativo.”

Hoje, a Igreja conta com 17,5 milhões de membros, 80 mil missionários, 31.670 congregações, 450 missões e 382 templos em funcionamento ou em construção. 

Os esforços humanitários também cresceram, com US$ 1,45 bilhão investidos em 2024, além do serviço contínuo oferecido por meio do FamilySearch, que já reúne mais de 20 bilhões de registros genealógicos.

O engajamento da nova geração sustenta a continuidade do crescimento da Igreja de Jesus Cristo, e essa força se manifesta também nas universidades da Igreja.

No ano letivo 2023–2024, os programas de seminário e instituto registraram participação recorde: 427.642 alunos no seminário e 384.095 no instituto. “A maior porcentagem da história da Igreja está frequentando o seminário. O mesmo vale para o instituto”, disse o Élder Clark G. Gilbert, comissário do Sistema Educacional da Igreja.

Esse crescimento pode ser visto nas universidades da Igreja. Em 2024, todas registraram aumento nas matrículas — incluindo a maior turma da história da BYU–Idaho, com 22.904 alunos. 

Para o Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, isso revela algo mais profundo: 

“O Senhor está operando. O Espírito está trabalhando nesta geração, e eles sentem isso. […] A fé deles está crescendo. Eles respondem ao Espírito e às inspirações espirituais.”

E, por fim, como lembrou o Presidente Russell M. Nelson, com esperança no futuro:

 “O melhor ainda está por vir.”

Fonte: Newsroom

Veja também