Excelente pergunta. Mas já adianto que não temos nenhuma revelação sobre o porquê o Espirito Santo não tem um corpo de carne e ossos. Tudo o que for sugerido será apenas especulação. Contudo, seguem algumas considerações sobre esse membro essencial da Divindade.

Na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, aprendemos que o Espírito Santo é o terceiro membro da Divindade, ou como é conhecida por outras denominações, Trindade. 

Diferente do Pai e do Filho, Ele não possui um corpo de carne e ossos. Em Doutrina e Convênios 130:22 aprendemos que:

“Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito.”

Do mesmo modo, em seu livro Mormon Doctrine, Bruce R. McConkie explica que o Espírito Santo é um “Personagem de Espírito, um Homem Espírito, uma Entidade Espiritual” (Mormon Doctrine, p. 358).

Por ser um ser espiritual, Ele não pode transformar-se em nenhuma outra forma ou imagem além da que possui — a de um homem espírito.

Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo

O Espírito Santo vs. ter um corpo físico

McConkie também explica que embora só possa estar apenas em um lugar por vez, Seu poder e influência podem ser manifestos simultaneamente em toda a imensidão, conforme os desígnios eternos do Senhor (p. 358).

O Espírito Santo tem muitos títulos que indicam Suas funções: Consolador, Revelador, Santificador, Espírito da Verdade, Espírito do Senhor, Espírito Santo da Promessa e Mensageiro do Pai e do Filho. McConkie explica que “Sua missão é realizar todas as funções correspondentes aos diversos nomes e títulos que Ele possui” (p. 359).

Assim, Ele exerce essas funções justamente por ser um ser espiritual, o que lhe dá o poder de agir de maneira única junto aos homens, segundo as leis eternas estabelecidas por Deus.

Então, McConkie também trata a origem e o destino do Espírito Santo, ele é claro ao afirmar que: 

“Nessa dispensação, nada foi revelado quanto a Sua origem e destino; elucidações sobre este assunto são ambas especulativas e infrutíferas” (tradução livre) (p. 359).

Em Doctrines of Salvation: Volume 1, Joseph Fielding Smith expressa a seguinte opinião sobre o Espírito Santo ter um corpo físico:

“Nunca me preocupei com a questão de o Espírito Santo vir ou não a ter um corpo algum dia, porque isso não é, de forma alguma, essencial para a minha salvação. Ele é um membro da Trindade, com grande poder e autoridade, e possui uma missão maravilhosa que precisa ser cumprida por um espírito. Isso tem sido suficiente para mim, sem que eu precise mergulhar em mistérios que não trariam nenhum benefício real.”

Por fim, em vez de focar no que não foi revelado, somos convidados a reconhecer o valor incomparável de Sua presença em nossa vida e a buscar Sua companhia com gratidão e reverência. Para o que não temos resposta, basta apenas exercermos fé.

Pode ser interessante