Frequentar o templo de Recife

O templo de Recife foi o segundo templo construído no Brasil. Há alguns anos, na cerimônia de abertura de Terra, ao comentar sobre a construção do templo de Recife, o Presidente Gordon B. Hinckley disse:

“Isso é parte do plano do Senhor. O evangelho não está completo sem as ordenanças da Igreja. É necessário que construamos esta santa casa. Esperamos irmãos e irmãs, que vocês vão viver dignamente para entrar nele. Esperamos que vocês venham aqui com frequência. Esperamos que todos nesta área que se tornarem membros da Igreja tenham a oportunidade de vir aqui para fazer suas ordenanças. Somente quando isso for realizado (as ordenanças) é que o trabalho do Senhor estará concluído.”

É interessante lembrar que esse convite foi feito há alguns anos por um profeta de Deus: o de frequentar a casa do Senhor com frequência, realizar ordenanças e ser participante de sua obra. Pensando nisso, gostaríamos de relatar algumas das bênçãos vivenciadas por frequentar o templo de Recife:

1. União familiar

As ordenanças realizadas no templo se referem às famílias. Ao realizá-las, se pode sentir o espírito e receber a confirmação de que as famílias podem ser eternas. Que bênção ter esse conhecimento, pois através dele, o amor por seus familiares cresce, em especial por aqueles que já faleceram. Ao fazer a história da família, aprende-se mais sobre os antepassados e se desenvolve uma maior admiração por eles.

Na Conferência Geral, o Élder Quentin L. Cook, disse:

“As principais bênçãos do templo são as ordenanças de exaltação. O plano do evangelho está relacionado à exaltação e inclui fazer e guardar convênios sagrados com Deus.”[1]

Aqueles que frequentam o templo do Recife, testificam que seu relacionamento familiar é muito melhor, devido à inspiração divina que recebem para guiar e fortalecer sua família.

Uma bênção adicional de frequentar o templo de Recife é o fato de ele estar ao lado de um centro comercial. Casais podem, por exemplo, programar uma noite especial que inclua uma visita ao templo e, talvez, momentos de lazer depois. A eternidade começa agora. Viver o presente com alegria pode ser uma das bênçãos de frequentar o templo de Recife.

2. Maior entendimento

As bênçãos de frequentar o templo não se restringem somente ao momento em que você está na casa do Senhor. Certa vez, uma jovem membro compartilhou a seguinte experiência ao renovar sua recomendação para o templo: durante a entrevista, o conselheiro da estaca lhe perguntou: “O que você aprendeu de diferente hoje?” No templo, muitas coisas podem ser aprendidas por meio do Espírito. Esse princípio foi enfatizado nos seguintes versículos de Doutrina e Convênios:

“Como um lugar de ação de graças para todos os santos e um lugar de instrução para todos os que forem chamados ao trabalho do ministério, em todos os seus diversos chamados e ofícios; para serem aperfeiçoados no entendimento de seu ministério, em teoria, em princípio e em doutrina, em todas as coisas concernentes ao reino de Deus na Terra, cujas chaves vos foram conferidas”. (D&C 97:13-14)

Por ser um lugar sagrado, onde o próprio Deus habita, frequentar o templo de Recife pode te dar um conhecimento mais amplo das escrituras e do plano que o Pai Celestial tem para a sua vida. A medida que frequente o templo, sua habilidade para absorver novas informações é aumentada.

3. Melhor habilidades para tomar decisões

templos no brasil

É bastante comum em conversas com amigos membros se ouvir “preciso ir ao templo”, “preciso de respostas”. Que grande bênção é ter um templo próximo, onde se pode falar diretamente com o Pai Celestial e ter a certeza de que é possível encontrar as respostas às orações e receber Dele instruções para guiar a sua vida!

Cada membro pode ter um testemunho pessoal disso. Muitos decidiram se casar após haverem ido ao templo. As escrituras podem ser compreendidas de uma maneira diferente quando são lidas dentro do templo. O templo de Recife é um lugar sagrado e nele o espírito de revelação é abundante.

4. Tempo para fazer todas as coisas

Muitas vezes a vida é muito agitada. Estudar, trabalhar e várias outras responsabilidades diárias a serem cumpridas acabam preenchendo o tempo. E por vezes acaba-se adiando a ida ao templo quando se tenha mais tempo livre.

Existe uma promessa interessante, sempre que se coloca o templo em primeiro lugar, vai haver tempo para todas as outras coisas. Recordai da escritura:

“Mas buscai primeiro o reino de Deus e a sua retidão; e todas as coisas vos serão acrescentadas.”(3 Néfi 13: 33)

5. Proteção espiritual e consolo

Recentemente em um de seus discursos o Presidente Thomas S. Monson disse:

“Ao frequentarmos o templo, ali podemos ter uma dimensão de espiritualidade e um sentimento de paz que transcendem qualquer outro sentimento vivenciado pelo coração[…] Tal paz pode permear qualquer coração, que esteja atribulado, que esteja sobrecarregado pela dor, corações que se sentem confusos ou corações que pedem ajuda”.

Constantemente se vive situações na vida em que se sente a necessidade de estar mais próximo ao Pai Celestial. Nestas situações tudo o que as pessoas buscam é refúgio, consolo e força para enfrentar os desafios. Sem dúvida, essa ajuda vem quando se frequenta o templo.

O jardim do templo de Recife conta com parte da vegetação original do terreno. Uma das bênçãos de frequentar o templo de Recife pode vir de apenas caminhar por seus jardins.

6. Fazer amizades

Quantas caravanas chegam ao templo de Recife! Seja servindo no batistério, na iniciatória ou participando de uma sessão no templo, é possível sentir a emoção que muitas pessoas têm por estarem ali pela primeira vez. Ouvir a experiência dos demais pode fortalecer mais seu testemunho do que você pode imaginar. Frequentar o templo de Recife é uma bênção para milhares de membros na região nordeste.

7.  Aprender a servir

O templo é um lugar de serviço. Ali se serve o tempo todo. Servir a pessoas que você nunca viu antes, servir a familiares que também não conheceu. Pessoas dispostas a servir tornam possíveis todas as ordenanças.

Ao pensar que o Pai Celestial confia em seus filhos para servirem em sua santa casa, você se sentirá mais feliz e motivado a fazer do serviço parte de todos os aspectos de sua vida. Desenvolva o hábito de servir em todos os lugares. Se você mora na região nordeste, frequentar o templo de Recife precisa ser parte de sua rotina.


Bibliografia 

[1]Valentes no testemunho de Jesus Cristo. Élder Quentin L. Cook. Conferência Geral, Abril 2016. (aqui)

Veja também: