Deus é Todo-Poderoso, o que significa evidentemente, que Ele tem todo poder. As escrituras ensinam que Ele, exatamente por ser onipotente, é também onipresente e onisciente. Algumas pessoas se voltam ao ceticismo por não compreenderem um Deus perfeito, e seus atributos.

Todavia, embora tenhamos uma mente finita, precisamos nos esforçar para compreender o verdadeiro carácter e atributos de Deus – pois, conforme o Salvador ensinou, a Vida Eterna é conhecer a Deus. Sobre isso, o Profeta Joseph Smith disse:

“As escrituras nos ensinam que ‘a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste’. [João 17:3.] Se um homem não conhece Deus e pergunta que tipo de ser Ele é—ao sondar diligentemente o próprio coração—se a declaração de Jesus e Seus apóstolos for verdadeira, esse homem se dará conta de que não tem a vida eterna; pois não pode haver vida eterna fundamentada em nenhum outro princípio. Meu principal objetivo é descobrir o carácter do único Deus sábio e verdadeiro e que tipo de ser Ele é.”

Esse também deve ser o nosso “principal objetivo”. Portanto, estudemos um pouco sobre três características de Deus – compartilhadas pelos três membros da Trindade:

Onipresença

Deus, Todo-Poderoso, está em toda parte. Nada pode esconder-se Dele. Ele tudo vê e tudo percebe, pois está em toda parte. Não obstante, o Presidente Brigham Young esclareceu:

“Considera-se que Deus esteja presente em toda parte ao mesmo tempo; e o salmista diz: “Para onde fugirei de tua face?” [Salmos 139:7] Ele está presente em todas as Suas criações por intermédio de Sua influência, de Seu governo, Espírito e poder, mas Ele mesmo é dotado de um tabernáculo, e nós fomos criados à Sua semelhança.”

Assim, Deus o Pai e Jesus Cristo, que possuem um corpo perfeito, estão apenas em um lugar, mas seu poder e glória se estendem por toda criação. O Espírito Santo também é um único personagem -e possui um corpo de espírito e sua influência pode ser sentida por todo lugar, com ose Ele mesmo estivesse presente.

Ensinamos isso as crianças dando o exemplo do Sol: esta estrela é apenas uma, mas seus calor e brilho preenchem toda a Terra. Mesmo de noite sua influência não é afastada completamente.

 Onisciência

Ele, que é Todo-Poderoso, conhece tudo. Compreender perfeitamente toda ciência. Além disso, não tem fronteiras temporais – e não se limita a nossa realidade: compreendendo o passado, o presente e o futuro. Tudo é como um dia para Ele. Ele nunca mente – e tem poder para cumprir o que promete aos homens.

O Presidente Joseph F. Smith ensinou que o “poder [de Deus] se estende por toda a imensidão do espaço. Seu poder se estende a todas as Suas criações, e Seu conhecimento compreende todas elas, e Ele governa todas elas e conhece tudo.”

A sabedoria de Deus é mais poderosa do que a astúcia do diabo (D&C 10:43) – e seus propósitos nunca falham (Sofonias 3:5).

Onipotência

Para Deus nada é impossível (Lucas 1:37). Ele pode realizar tudo o que bem entender. O homem é limitado. Deus não. Ele age dentro dos parâmetros de realidade e dimensão que Ele mesmo estabeleceu (que não são todos conhecidos pelo homem). Aliás, um Deus perfeito é o único que consegue ser perfeitamente justo e perfeitamente misericordioso. O Presidente Young também ensinou:

“Ele é o supremo controlador do universo. A Seu comando, os mares secam e os rios se tornam desertos. Foi Ele quem mediu as águas na concha da Sua mão, tomou a medida dos céus aos palmos e recolheu numa medida o pó da Terra e pesou os montes com peso e os outeiros em balanças; as nações são consideradas por Ele como a gota de um balde; Ele levanta as ilhas como a uma coisa pequeníssima; os cabelos de nossa cabeça estão todos contados por Ele, e nem uma ave cairá em terra sem a vontade de Deus, pois Ele conhece todos os pensamentos e intenções do coração de todos os seres vivos, pois está presente em toda parte pelo poder de Seu Espírito—Seu ministro, o Espírito Santo. Ele é o Pai de todos, está sobre todos, por todos e em todos [Ver Efésios 4:6]; conhece todas as coisas concernentes a milhões de terras como esta.”

Conclusão

Em conclusão, nossa 1ª Regra de Fé afirma que “cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo”. Procurar compreender, amar e servir a deidade é a chave da felicidade.

Joseph Smith ensinou: “Com um conhecimento de Deus, começamos a saber como dirigir-nos a Ele e como perguntar de modo a obter resposta. Quando compreendemos o carácter de Deus e sabemos como achegar-nos a Ele, Ele começa a revelar-nos o céu e a contar-nos tudo a esse respeito. Quando estivermos prontos para achegar-nos a Ele, Ele estará pronto para achegar-Se até nós”

Que possamos procurar compreender mais a eternidade e nosso amado Pai Celestial, o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo.

Veja também