fbpx

Edifique, não destrua: 7 escrituras para lidar com a contenda

“Vocês têm o arbítrio para escolher a contenda ou a reconciliação. Eu os exorto a escolher serem pacificadores, hoje e sempre.” – Russell M. Nelson, “Precisa-se de pacificadores

Na última conferência geral, o presidente Russell M. Nelson nos convidou a ser pacificadores e escolher a reconciliação em vez da contenda.

No entanto, há situações que nos levam ao limite e podemos cair na armadilha de Satanás e nos irritar. Não devemos deixar que sentimentos ruins nos dominem. Somos mais inteligentes do que isso.

Por isso, hoje compartilharemos 7 princípios das escrituras para nos ajudar a acalmar os ânimos quando as coisas parecerem sair do controle.

1. Não provoque a contenda

Em Provérbios 17:14 lemos:

” Como o soltar das águas é o princípio da contenda, pelo que, antes que sejas envolto, deixa a porfia.”

Quando estiver muito irritado, evite responder, pois uma única palavra pode começar um grande incêndio. Quando estamos com raiva e falamos, só dizemos coisas que não sentimos de verdade. Essas palavras podem deixar feridas eternas.

Ame antes de ferir, respire e, quando estiver mais calmo, explique o que o incomodou.

2. Seja sábio e use palavras medicinais

Em Provérbios 12:18 lemos:

“Há alguns que falam palavras como estocadas de espada, mas a língua dos sábios é saúde.”

Algumas pessoas fazem comentários dolorosos, mas as palavras do sábio trazem alívio. Você é uma pessoa sábia, com muito amor para dar, e Deus lhe deu uma boca para emitir palavras que aliviem as dores dos seus semelhantes.

Então, não caia na armadilha do inimigo que só deseja usá-lo para ferir os filhos do Pai Celestial.

3. Perdoe como Deus o perdoou

Em Colossenses 3:13 lemos:

“Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei-o vós também”.

A vida é muito curta para viver com rancor, você pode investir melhor o seu tempo. As coisas podem ser resolvidas mais rapidamente quando reconhecemos que também erramos e perdoamos como Deus nos perdoou.

4. Controle seu caráter e não seja tolo

Em Eclesiastes 7:8-9 lemos:

” Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o longânimo do que o altivo. Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no seio dos tolos.”

Portanto, vale mais a pena terminar do que começar um conflito. Vale mais a paciência do que o orgulho. Controle seu caráter, pois a raiva é o distintivo dos tolos.

5. Não trate com aspereza

Em Colossenses 3:19 lemos:

” Vós, maridos, amai vossa mulher, e não vos irriteis contra ela.”

Quando houver momentos difíceis com seu cônjuge, antes de dizer algo que possa machucar, lembre-se da razão pela qual escolheu essa pessoa para compartilhar a vida e a eternidade.

6. Use a inteligência emocional

Em Provérbios 14:29 lemos:

“O longânimo é grande em entendimento, mas o que é de espírito impaciente assinala a sua loucura.”

Assim, não se deixe levar pelos seus impulsos, especialmente se forem de raiva ou contenda. Se já estiver chegando ao limite, afaste-se desse lugar. Depois, você agradecerá por não ter dito ou feito a primeira coisa que lhe veio à mente.

7. Edifique, não destrua

Em 1 Tessalonicenses 5:11 lemos:

“Pelo que exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis.”

Deus nos deu o mandamento de amarmos uns aos outros e, se escolhermos o contrário, não o estamos cumprindo. Então, escolhamos edificar em vez de destruir. Usemos nossas palavras e ações para elevar nossos semelhantes.

Sempre haverá momentos difíceis que testarão nosso caráter, mas você pode sair vitorioso deles. Antes de contender, lembre-se de que deve edificar, não destruir.

Espero que este artigo tenha ajudado você. Compartilhe nos comentários o que o ajuda a ser pacífico.

Fonte: Mas Fe

Veja também: Como posso tolerar as crenças políticas dos meus entes queridos?

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *