fbpx

Carmen O’Donnal e o livro Princípios do Evangelho

Carmen Galvez O’Donnal, de dezenove anos, estava jogando pingue-pongue em um clube de tênis local quando conheceu John O’Donnal, um americano que trabalhava na Guatemala como conselheiro agrícola para os Estados Unidos. Levou apenas dois meses para Carmen e John se apaixonarem, e eles se casaram em 9 de junho de 1943.

Carmen admirava a devoção e o amor do marido pelo evangelho. Ele frequentemente dizia a ela como desejava que as pessoas da Guatemala pudessem aprender mais sobre sua fé. Mal sabia ele que sua esposa seria a força motriz por trás da realização de seus desejos.

Em uma viagem a Salt Lake City em 1946, John visitou o profeta George Albert Smith e pessoalmente lhe perguntou se a Igreja enviaria missionários para a Guatemala. Seu apelo foi ouvido e, pouco mais de um ano depois, a América Central foi dedicada para a pregação do evangelho.

Casamento de Carmen e John O'Donnal

Os O’Donnals convidaram os primeiros missionários da América Central para morar em um quarto no andar de cima de sua casa.

Carmen estava determinada a aprender mais sobre a igreja que seu marido amava. Ela obteve uma cópia em espanhol do Livro de Mórmon, mas achou as palavras e histórias difíceis de entender.

“Não significa nada para mim”, disse ela. John prometeu que se ela continuasse a ler e orar, eventualmente ela entenderia.

Após cinco anos de estudo cuidadoso das escrituras, Carmen disse que finalmente obteve um testemunho. Em uma manhã ensolarada de novembro de 1948, John batizou Carmen em uma piscina particular em Vista Hermosa, tornando-a a primeira conversa da América Central.

Batismo de Carmen O'Donnal

Retrato de Carmen sendo batizada por seu esposo, John.

No mês seguinte, Carmen foi chamada para ser a presidente da Sociedade de Socorro da América Central, em todos os sete países!

Logo ela percebeu como era complicado para aqueles que tinham pouca experiência na Igreja entenderem as lições da Escola Dominical, que muitas vezes usavam termos e histórias desconhecidos.

Para resolver esse problema, ela desenvolveu e ensinou lições adaptadas que se concentravam nos princípios essenciais do evangelho para novos membros e investigadores.

Uma Autoridade Geral visitante assistiu a uma de suas aulas e observou sua eficácia. Sua observação levou a Igreja a adotar uma nova classe da Escola Dominical chamada Princípios do Evangelho. Esse programa beneficiou a Igreja e seus membros em todo o mundo.

Carmen jovem.

Carmen não parou de observar e buscar soluções em nome dos membros da Igreja na Guatemala. Muitos deles tinham que caminhar por estradas empoeiradas por horas ou pegar ônibus cheios de solavancos para chegar aos edifícios da igreja.

Além disso, as reuniões da igreja eram espalhadas ao longo do dia e da semana, então essas longas viagens ocorriam mais do que apenas aos domingos.

Os O’Donnals, e especialmente Carmen, entendiam as necessidades dos Santos da América Central e tinham duas sugestões: primeiro, mudar as reuniões de domingo para um bloco de reuniões consolidadas – um cronograma em que todas as reuniões fossem realizadas uma após a outra, em vez de em horários diferentes ao longo do dia ou da semana.

Carmen e seu esposo, John.

Carmen e seu esposo, John.

E segundo, construir mais capelas para que os Santos dos Últimos Dias não precisassem viajar tão longe para frequentar a Igreja. Os líderes da Igreja ouviram essas ideias e testaram o primeiro bloco de reuniões consolidadas na Cidade da Guatemala.

E quando começaram a construir capelas locais menores e mais econômicas na Guatemala, a Igreja designou os O’Donnals para supervisionar o projeto. Ambas essas ideias pioneiras foram posteriormente adotadas em toda a Igreja.

Ao longo de sua vida, Carmen usou corajosamente sua voz para promover mudanças, e suas ideias e contribuições influenciaram a maneira como os Santos dos Últimos Dias aprendem e adoram em todo o mundo.

Fonte: LDS Living

Veja também: A história de Auguste Lippelt e a Igreja no Brasil

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *