fbpx

O que as parábolas do amigo importuno e da viúva importuna ensinam sobre a oração?

“Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães; Porquanto um amigo meu chegou à minha casa, vindo de caminho, e não tenho o que oferecer-lhe” – Lucas 11:5-6

O conhecimento

O Evangelho de Lucas registra que, depois que Jesus terminou de orar,” um dos seus discípulos lhe disse:Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos ” (Lucas 11: 1).

Em resposta a este fervoroso apelo, Jesus ensinou a este discípulo uma forma de oração do Pai Nosso (ver Lucas 11:2-4).

Jesus prosseguiu, explicando não só como rezar, mas também como esta oração seria recebida por Deus Pai. Sobre a intenção de Jesus, John e Jeannie Welch observaram:

“Acima de tudo, ele quer que [nós] saibamos com certeza que Deus ouvirá e responderá [nossas] orações. Isto fica especialmente claro na tradução de Joseph Smith deste capítulo, que acrescenta a seguinte declaração: “o vosso Pai Celestial não deixará de vos dar tudo o que lhe pedirdes” (TJ, Lucas 11:4).

A parábola do amigo importuno

É neste contexto que Jesus ofereceu uma parábola sobre um amigo importuno à meia-noite:

“Disse-lhes também: Qual de vós terá um amigo, e se for procurá-lo à meia-noite, e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães; Porquanto um amigo meu chegou à minha casa, vindo de caminho, e não tenho o que oferecer-lhe;  E ele, respondendo de dentro, disser: Não me importunes; já está a porta fechada, e os meus filhos estão comigo na cama; não posso levantar-me para tos dar? Digo-vos que, ainda que não se levante para dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que necessitar.(Lucas 11:5-8)

Kent Brown salienta que a “resposta do amigo desperto está completamente fora do caráter no antigo Oriente”, que valorizava muito a hospitalidade. Talvez reconhecendo sua falta de cortesia, o amigo desperto acabou cedendo.

No entanto, ele o fez não apenas por um senso de dever para com um amigo, mas por causa da importunidade—ou seja, a persistência—de seu peticionário.

De acordo com a tradução de Joseph Smith, Jesus Então declarou: “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 13 Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o nosso Pai Celestial ao Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”(JST, Lucas 11: 9, 13).

Sobre esta parábola, Brown escreve,

“Jesus capta a essência da oração: o seu êxito exige um esforço consistente e sustentado. O importunador consegue não por causa da boa vontade do seu amigo que já está na cama—e há muita boa vontade—mas porque ele persiste em bater e implorar à porta do amigo. No final, seu amigo não pode negá-lo. … [A] borda da notação de Jesus sobre a hora do dia repousa a garantia de que Deus está disponível a qualquer momento e em qualquer circunstância.”

A parábola da viúva importuna

Mais tarde, em seu ministério, Jesus ofereceu uma parábola semelhante, muitas vezes chamada de parábola da viúva importuna, na qual uma viúva se aproxima implacavelmente de um juiz que “nem a Deus temia nem respeitava homem algum” (Lucas 18:2).

Seu fundamento era que o juiz iria “Faze-me justiça contra o meu adversário” (versículo 3). Embora ele tenha tentado a princípio ignorá-la, o juiz acabou cedendo, afirmando que “porque esta viúva me perturba, eu a vingarei, para que, com sua vinda contínua, ela não me canse” (versículo 5).

Nesta história, a relutância inicial do juiz pode ter sido parcialmente devida à dificuldade do caso, já que as leis relativas às viúvas podem ser complexas e potencialmente “teriam envolvido muitas pessoas, regras técnicas e reivindicações contestadas.”

Quanto ao ponto da história, Jesus perguntou: ” não fará justiça aos seus eleitos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?”  Jesus respondeu então à sua pergunta retórica: “Digo-vos que depressa lhes fará justiça” (Lucas 18: 7-8).

O porquê

“A mensagem dominante de ambas as parábolas”, escrevem John e Jeannie Welch, ” é a garantia vividamente retratada de que Deus ouvirá e responderá às orações. Ele concederá pedidos sinceros.”

As respostas às nossas orações podem não vir quando queremos ou mesmo como queremos, mas a promessa de que Deus ouve nossas súplicas sinceras é certa.

Por meio dessas parábolas, Jesus oferece ainda um contraste gritante entre como Deus responderá às nossas orações e como os mortais falhos—semelhantes às pessoas que podemos encontrar em nossas próprias vidas—concedem pedidos.

Em ambas as parábolas, o amigo e o juiz agem principalmente por interesse próprio, na esperança de que o peticionário pare de incomodá-los em momentos inconvenientes.

Em contraste com esses indivíduos que sabiam “dar boas dádivas”, mesmo com motivos menos do que perfeitos, está o amor e a misericórdia de nosso Pai Celestial, que responderá às nossas súplicas sinceras e honestas: “Quanto mais dará o nosso Pai Celestial ao Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”(JST, Lucas 11:13).

A oração, é claro, não é apenas uma ferramenta para acessar a ajuda divina quando é conveniente para nós. Em vez disso, “devemos orar persistentemente, constantemente e sinceramente, não esporadicamente ou apenas quando surgem problemas.”

Além disso, de acordo com o Dicionário Bíblico publicado na edição dos Santos dos Últimos Dias da Bíblia, “as bênçãos requerem algum trabalho ou esforço da nossa parte antes de podermos obtê-las. A oração é uma forma de trabalho e é um meio designado para obter a mais alta de todas as bênçãos.”

O Presidente Russell M. Nelson ensinou:

“Imaginem o milagre disso!  Seja qual for nosso chamado na Igreja, podemos orar ao nosso Pai Celestial e receber orientação e direção, ser alertados sobre perigos e distrações e ser capazes de realizar coisas que simplesmente não poderíamos fazer por nós mesmos.”

Então, ele convidou:

“Orem em nome de Jesus Cristo sobre suas preocupações, seus medos, suas fraquezas — sim, os anseios de seu coração.  E então escutem! …Ao repetirem esse processo dia após dia, mês após mês, ano após ano, crescerá ‘em [vocês] um princípio de revelação’”.

Fonte: Book Of Mórmon Central

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *