fbpx

Conheça o novo historiador e registrador da Igreja

Alguns chamados do sacerdócio são pouco divulgados e não sabemos muito sobre eles. Um desses chamados é o de historiador e registrador da Igreja. Diferente, não é?

E de onde saiu esse chamado? Precisamos mesmo de alguém responsável por documentar a história da Igreja? Como é feito esse chamado? Quem é o atual historiador da Igreja?

E em um artigo publicado na A Liahona de dezembro de 2007, o então historiador e registrador da Igreja, Élder Marlin K. Jensen falou sobre a importância desse ofício e como registrar a história da Igreja faz parte de sua história desde que foi estabelecida por Cristo.

Qual é a importância de manter registros?

O Élder Jensen disse que “lembrar” é um princípio fundamental do evangelho. Ele explica que o passado nos dá a perspectiva necessária para sermos fieis no presente e termos fé no futuro.

Quando a Igreja foi restaurada pelo Profeta Joseph Smith em 6 de abril de 1830, o Senhor ordenou: “Eis que um registro será escrito entre vós” (D&C 21:1). “Essa é a revelação sobre a qual se baseia o ofício de historiador e registrador da Igreja” disse ele.

E nesse dia, Oliver Cowdery foi chamado como o primeiro historiador e registrador da Igreja.

O que um historiador e registrador da Igreja faz?

Segundo o Élder Jensen, um historiador e registrador “proporciona à Igreja uma voz de autoridade nas questões históricas”. Assim, quando surgem dúvidas sobre fatos históricos ou até controvérsias, a Igreja está preparada por meio de seus registros.

O Élder Jensen ainda explica que,

“O historiador e registrador também serve como presidente do Church’s Records Management Committee [Comitê de Administração dos Registros da Igreja]. Esse comitê supervisiona a criação, a administração e a disponibilidade final de todos os registros da Igreja — eclesiásticos e corporativos — no mundo inteiro”.

Desde Oliver Cowdery, já foram chamados outros 15 historiadores da Igreja. Entre eles estão John Whitmer, John Corrill, Elias Higbee, Willard Richards, George A. Smith, Albert Carrington, Orson Pratt, Wilford Woodruff, Franklin D. Richards, Andrew Jenson, Anthon H. Lund, Joseph Fielding Smith, Howard W. Hunter, Leonard J. Arrington, G. Homer Durham, Dean L. Larsen, Marlin K. Jensen, Steven E. Snow, e LeGrand R. Curtis Jr.

Recentemente, a Igreja designou seu 16º historiador e registrador, o Élder Kyle S. McKay.

O Élder McKay, ex-advogado, tem atuado como diretor executivo assistente do Departamento de História da Igreja nos últimos três anos, sob a liderança do Élder LeGrand R. Curtis Jr., que receberá o status de emérito na conferência geral de outubro. O Élder McKay foi apoiado como setenta autoridade geral em 2018.

“A história, as coisas que fazemos nos ajudam a saber e lembrar quem somos. Na verdade, esse é um dos mandamentos que Deus nos deu, lembrar”, disse o Élder McKay.

O Élder McKay e seu novo chamado

Élder McKay, historiador e registrador da Igreja

O novo chamado se aplica muito bem para o Élder McKay. Como um nativo de Utah, cujo avô é primo do ex-presidente da Igreja David O. McKay, ele trabalhou no rancho da família do ex-historiador e registrador da Igreja Élder Marlin K. Jensen durante a maior parte de sua juventude.

Embora a família do Élder McKay vivesse em Bountiful, Utah, ele passou grande parte de sua juventude na comunidade de Huntsville, no norte de Utah, uma área que seus ancestrais ajudaram a estabelecer. 

Seu bispo de Huntsville era então um jovem advogado chamado Marlin K. Jensen. O bispo Jensen, a quem o jovem chamava de Marlin, morava com sua família em seu rancho em Huntsville. O Élder Marlin K. Jensen mais tarde se tornaria o 13º historiador e registrador da Igreja de Jesus Cristo.

Élder McKay, historiador e registrador da Igreja

O Élder McKay se lembra de ter vivido e trabalhado na fazenda do Bispo Jensen por um ano quando adolescente, depois que sua família voltou para Bountiful porque ele queria ficar em Ogden Valley.

“Não é como se falássemos sobre a história da Igreja”, lembrou ele. “Nós ordenhamos vacas e puxamos feno e fixamos cercas quando era um garoto de 14 anos. Fiz 15 anos quando morava na casa dele.”

Ele manteve um diário durante seu tempo com os Jensens. “O bispo me acordou às 4h45 [da manhã] e nós ordenhamos [as vacas]. Depois da ordenha, fomos direto para casa e comemos panquecas e bacon no café da manhã”, disse um registro de sábado, 3 de Maio de 1975.

“Cresci sob a tutela de Marlin Jensen. E ele tem sido um mentor gentil durante toda a minha vida. Eu o observei à distância enquanto ele cumpria essa responsabilidade”, disse o Élder McKay.

Deveres do historiador e registrador da Igreja

O Élder McKay supervisionará o Departamento de História da Igreja, os locais históricos da Igreja, o departamento de publicações e a Biblioteca de História da Igreja e o Museu de História da Igreja na Praça do Templo em Salt Lake City.

“Eu sou chamado de historiador da Igreja. Mas, na verdade, os verdadeiros historiadores são as pessoas com quem trabalho. Eu presido um departamento que está cheio de pessoas absolutamente brilhantes.”

Publicações

Durante anos, a Igreja aumentou a transparência ao fornecer recursos ao público, como o projeto Joseph Smith Papers e uma história narrativa de quatro volumes da Igreja chamada “Santos”.

“Acho que o melhor exemplo é o Joseph Smith Papers. Não há praticamente nada que não tenho sido publicado em relação às coisas escritas por ele ou para ele”, explicou McKay.

O Élder McKay está atento àqueles que podem ser críticos da Igreja se encontrarem imperfeições em sua liderança.

“A história da Igreja, como você deve saber, tem sido um [tópico] onde algumas pessoas encontraram coisas que as fizeram perder ou questionar sua fé. Acredito que a história da Igreja tem a capacidade de fortalecer a fé e deve ser usada para esse propósito, e estou animado para fazê-lo.”

O Élder McKay diz que as melhores informações sobre a Igreja e o evangelho de Jesus Cristo podem ser encontradas nas escrituras da Igreja, incluindo o Livro de Mórmon.

“Eu acho que não é apenas um ponto de partida, mas é o ponto final. É nisso que acreditamos. E depois disso, você pode … consultar nossas histórias [para contexto e aplicação]”, disse o Élder McKay.

“Meu convite é estudar as verdades de Deus. Se você estudar o erro, você conhecerá apenas o erro, e nosso propósito dentro ou fora da Igreja deve ser buscar a verdade e não apenas os fatos, mas a verdade, especialmente a verdade salvadora”.

Artefatos

“Eu acho que os artefatos mais importantes e [interessantes] são os primeiros escritos do Livro de Mórmon e as escrituras, O Livro de Mandamentos, o manuscrito original do Livro de Mórmon — que apenas cerca de 25% -27% permanece. Mas temos [virtualmente] todo o manuscrito do impressor. Os documentos mais importantes—históricos ou modernos—são aqueles que contêm a palavra de Deus.”

O Élder McKay disse que a Igreja preserva documentos importantes não apenas na sede da Igreja em Utah, mas em mais de duas dúzias de locais em todo o mundo.

“Nem todos os registros precisam estar aqui. Vamos trazer coisas aqui, mas temos centros de preservação de registros em todo o mundo”.

Enquanto o Élder McKay se instala em seu novo escritório na Biblioteca de História da Igreja, com vista para o Templo de Salt Lake atualmente em reconstrução, ele está ansioso para continuar o trabalho de documentar e preservar a história da Igreja.

“Houve algumas coisas maravilhosas que aconteceram aqui. E há algumas coisas maravilhosas que estão acontecendo. Espero ajudar a registrar e preservá-las sem atrapalhar”, disse ele.

Fontes: Newsroom

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *