fbpx

Estudantes da BYU projetam dispositivo de filtragem de água

Boa parte das fontes de água no Paquistão está contaminada. De acordo com os dados disponíveis, cerca de 30% das doenças no país se devem à má qualidade da água.

Dada a prevalência de doenças transmitidas pela água evitáveis encontradas no Paquistão, um grupo de estudantes de engenharia da BYU decidiu usar seus conhecimentos para ajudar.

Alunos trabalham no dispositivo de filtragem de água

Em coordenação com os líderes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, uma equipe de alunos projetou um protótipo para um dispositivo de filtragem de água acessível e fácil de usar que poderia ser adquirido e construído no país asiático.

“Ao conversar com os líderes do governo sobre as mais altas prioridades humanitárias, todos identificaram a água limpa como uma prioridade muito significativa para o país”, disse Peter F. Meurs, setenta autoridade geral para a Igreja de Jesus Cristo e gerente líder do projeto de filtragem de água.

Crianças no Paquistão

Usando componentes acessíveis, a equipe da BYU projetou um dispositivo que realiza microfiltragem e ultrafiltragem.

De acordo com o treinador do projeto Corry Cloward, o sistema pode filtrar até .02 mícrons, o que é o suficiente para remover bactérias como E. coli, vírus e outros patógenos que causam doenças transmitidas pela água.

O sucesso do dispositivo de filtragem de água

Após várias tentativas de projeto, construção e engenharia do dispositivo, a equipe testou seu produto final no BYU Botany Pond, uma lagoa ao sul do campus. Os alunos estavam confiantes de que o lago turvo teria muitos microorganismos e outros seres vivos para filtrar.

Amostras de água analisadas antes e após filtragem

“Colocamos o dispositivo na beira da lagoa, colocamos o tubo na água e ligamos a bomba”, disse Bethany Parkinson, estudante de engenharia mecânica da BYU. “Quando a água saiu do filtro pela primeira vez, ficamos emocionados. Era tão clara quanto a água da geleira.”

A amostra tratada não apresentou bactérias nocivas; em comparação com a água da existente na lagoa, era noite e dia.

Aluno mostra resultado após filtragem de água

Auxiliado pelo projeto e pelo trabalho da equipe da BYU, o Élder Meurs conseguiu encomendar 15 dispositivos de tratamento de água que agora estão sendo implementados imediatamente em comunidades no Paquistão.

“Por causa do trabalho de base que os alunos fizeram, conseguimos levar o projeto adiante por mais de um ano”, disse o Élder Meurs. “Eu não acho que seria possível fazer tanto progresso sem a ajuda dessa equipe.”

Fonte: BYU News

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *