fbpx

A perseverança da primeira missionária negra chamada à servir

Muitas histórias pioneiras na Igreja, não são listadas como os sacrifícios dos primeiros pioneiros que atravessaram planícies e cruzaram lagos congelados. Esses pioneiros modernos, em todo o mundo, ajudaram a construíram a Igreja em suas nações ou em suas famílias.

Podemos honrar a história desses pioneiros atuais e lembrar de todos os que ajudaram a tornar a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias o que ela é hoje. Para isso, conheça a história da pioneira Sareta Dobbs, a primeira missionária negra da Igreja.

Eu não gostava de ouvir histórias pioneiras durante minha infância. Histórias de atravessar as planícies, perder filhos e depois receber grandes bênçãos pareciam não ter nada a ver comigo, uma jovem negra. O Dia dos Pioneiros não era uma fonte de inspiração, era mais um lembrete de como minha família não pertencia à história da Igreja.

As perguntas de de Sareta Dobbs

No entanto, isso foi antes de saber que fui criada por uma pioneira viva, minha mãe, Sareta Dobbs. Eu sempre soube que minha mãe havia se filiado à igreja “naquela época”.

Ela se filiou antes de poder entrar no templo ou servir uma missão. Ela se filiou à igreja antes de ser considerada um espírito “valente” na igreja (com base em falsos ensinamentos da época).

Honestamente, se minha mãe tivesse o jeito dela, a história morreria com ela; ela não vê sua vida como algo espetacular ou especial. Ela acreditou nisso por tanto tempo que só recentemente me contou alguns dos detalhes de suas decisões mais notáveis.

Criada na Igreja de seu avô no Kansas durante a década de 1960, minha mãe sempre teve interesse em coisas espirituais. Foi o interesse dela que a levou a fazer duas perguntas a um professor da Escola Dominical:

“Para onde vão as pessoas quando morrem?”

“Para lugar nenhum, você está morto”.

“Bem, de onde viemos?”

Eecebi um olhar estranho, então, “de nenhum lugar”.

As respostas não foram apenas insatisfatórias, e também não soaram verdadeiras para ela. Ela sabia que a verdade estava lá fora, mas não sabia onde encontrá-la. Avançando para 1975. Depois de algumas viagens, mamãe desembarcou na Califórnia, onde frequentou cursos na faculdade comunitária local.

Veja também: “Sou um santo dos últimos dias negro e testifico que pertencemos todos à mesma família real”

O batismo

Um dia, no outono, uma amiga apareceu para a aula com um vestido e minha mãe, intrigada, perguntou à amiga o que ela estava fazendo.

Assim, ela descobriu que sua amiga era a líder de aperfeiçoamento doméstico na Sociedade de Socorro e estava se preparando para ensinar as irmãs a costurar um vestido. Mamãe participou da reunião de aperfeiçoamento e logo depois começou a conversar com os missionários.

Foi quando os missionários ensinaram o plano de salvação, respondendo às duas perguntas que ela havia feito, anos antes, ao professor da Escola Dominical.

Ali, ela soube que havia encontrado o evangelho da verdade pelo qual estava procurando. Mamãe tornou-se oficialmente membro da Igreja em 1976 aos 21 anos e, como outras pessoas de sua idade, o desejo de servir uma missão tornou-se um sentimento persistente enquanto ela esperava pacientemente para alcançar sua marca de um ano de membro.

Seu primeiro ano de membro da Igreja chegou e mamãe expressou seu desejo de servir uma missão ao seu bispo. Ela queria servir, mas também não pôde entrar no templo para receber sua investidura.

Ela tinha esperança de poder servir porque os membros da Igreja em outros países, que também não haviam passado pelo templo, estavam servindo em missões. Seu pedido foi recusado.

“Você ouviu?!”

Terminando seus cursos universitários, mamãe voltou para casa no Kansas, onde continuou a frequentar à Igreja.  Sua presença como mulher negra era aceita por alguns e um grande desconforto para outros que se recusavam não apenas a reconhecê-la, mas também não andavam na mesma calçada que ela.

Agora, aqui é onde minha mãe e eu divergimos muito. Eu teria encarado a recusa como injusta e a indelicadeza dos membros como uma oportunidade de deixar a Igreja em silêncio e rápido. Minha mãe ficou. Ela sabia como Deus se sentia por ela e sentiu que um dia a Igreja capacitaria todos os filhos de Deus a receber a plenitude do evangelho.

Então, ela ficou e, com base em um sentimento, mudou-se para Utah. Ela não sabia por que ela estava lá e tinha perdido a esperança de servir uma missão.

Ela só estava em Utah há uma semana e meia quando, ao voltar de sua procura por emprego, foi recebida na porta de sua família anfitriã, onde a mãe anfitriã perguntou com felicidade: “você ouviu?!”

“Ouvir o quê?”

“O Presidente Kimball anunciou que os negros podem ter o sacerdócio!”

Reservada como sempre, minha mãe recebeu a notícia com tranquilidade e se preparou para participar de uma conferência de estaca naquele fim de semana.

Uma missionária negra e pioneira na Missão Brasil Rio de Janeiro

Ela caminhou até o Élder Neal A. Maxwell, que estava presidindo a conferência, depois da reunião, apertou sua mão e pediu uma bênção. Sem hesitar, o Élder Maxwell concordou em dar-lhe uma bênção, cujas palavras levaram mamãe a acreditar que finalmente havia chegado a hora de ela servir em uma missão.

Durante uma entrevista com seu bispo para discutir o servir uma missão, ele disse: “Eu estava me preparando para ligar para você e marcar uma entrevista. O Élder Maxwell ligou e disse que você precisa servir uma missão.”

Em setembro de 1978, mamãe entrou no CTM para aprender português e se preparar para servir no Rio de Janeiro, Brasil. Enquanto estava no CTM, ela aprendeu com colegas missionários que o Élder Bruce R. McConkie a mencionou em um discurso do Simpósio da CES intitulado: “todos são iguais perante Deus”.

“Já chamamos nossa primeira irmã negra, designada para na Missão Brasil Rio de Janeiro. Esta raça e cultura agora serão uma conosco para suportar os fardos do Reino”, disse o Élder McConkie.

Mesmo depois de ouvir tudo isso, sabendo que ela foi a primeira mulher negra a receber seu chamado, ainda pergunto à minha mãe: “Por que você se juntaria a uma igreja que claramente não queria você?”

A resposta da minha mãe é sempre a mesma: “porque encontrei a verdade.”

Minha mãe serviu sua missão ao lado do Élder Ulisses Soares e sua futura esposa, a irmã Rosana Soares, que foi uma de suas companheiras. Ela voltou aos estados onde se casou, criou três filhos no evangelho, obteve várias graduações e continuou a ser fiel.

Fui criada por uma pioneira

Eu sei que não sou a primeira. Muitas vezes fico frustrada com o racismo e o sexismo na Igreja e, às vezes, honestamente, sinto vontade de desistir. E então me lembro da minha mãe. Imagino-a com o Élder Maxwell.

Eu a imagino ajoelhada em oração diariamente durante toda a minha infância, a imagino de pé quando os membros da igreja nem sequer olhavam para ela. Imagino minha mãe e a alegria em seu rosto quando seu neto foi batizado.

Então, eu fico.

Fico porque, como minha mãe, eu amo o evangelho, amo Jesus Cristo. Eu fico porque minha mãe me ensinou que a fé não só importa, é essencial, fico por cada pessoa que sente ou sentiu que não pertence à história da Igreja, fico por cada pessoa que se sente invisível ao ouvir histórias de pioneiros que atravessaram as planícies.

Eu fico porque fui criada por uma pioneira.

Fonte: LDS Living

| Missão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *