fbpx

Élder Cook participa de congresso sobre promover a liberdade religiosa

Uma coalizão entre de parceiros de caridade, parlamentares, acadêmicos e religiosos se uniu para organizar uma série de eventos no Reino Unido, com foco no tema de como as mulheres e os jovens estão liderando os esforços mundiais de construção da paz inter-religiosa.

Centenas de representantes se reuniram em Londres, Birmingham e Manchester de 3 a 6 de julho de 2022 para participar do Congresso “Prevenindo a violência, promovendo a liberdade de crença”, apoiado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Para construir compreensão e paz

A Igreja e seus parceiros trouxeram 19 construtores da paz globais para o Reino Unido, para compartilhar soluções práticas em reuniões parlamentares e governamentais do Reino Unido, e para a conferência de mulheres e jovens co-patrocinada pela Igreja.

Os painéis de discussão na Mesquita Central de Birmingham fizeram parte do programa. As áreas do mundo representadas incluíram Afeganistão, Bósnia, República Centro-Africana, Gana, Iraque, Israel Palestina, Nigéria, Paquistão e Sri Lanka.

Os membros dos grupos de países representam diferentes religiões e os dois lados de uma divisão de conflitos, trabalhando juntos para construir compreensão e paz.

Os representantes tiveram interação direta com Fiona Bruce MP, enviada especial do primeiro-ministro do Reino Unido para a Liberdade Religiosa ou Crença.

Eles participaram da Conferência Ministerial Internacional sobre Liberdade de Religião ou Crença, um congresso global em Londres organizado pelo Governo do Reino Unido, que contou com a presença de mais de 600 representantes do governo e líderes da sociedade civil de 100 países.

O Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos, participou de um evento organizado pelo Grupo Parlamentar de Todos os Partidos para a Prevenção do Genocídio e Crimes Contra a Humanidade, no Parlamento do Reino Unido, no dia 5 de julho.

Ativistas de direitos humanos Fleur Anderson MP e Baronesa Helena Kennedy desempenharam papéis de destaque nas reuniões, juntamente com muitas mulheres que trabalham como ativistas de construção da paz e diálogo religioso.

Elas se juntaram ao Professor W. Cole Durham Jr. (Presidente do Fórum inter-religioso do G20) e ao Professor Brett G. Scharffs (Diretor do Centro Internacional de Estudos de Direito e Religião da Universidade Brigham Young) e outros especialistas.

Pode ser interessante: Por que acreditamos na liberdade religiosa?

Abençoar a todos

O Élder Cook foi acompanhado em sua visita à Inglaterra por sua esposa, irmã Mary Cook.

Ao descrever a experiência histórica de perseguição da Igreja, incluindo uma ordem de extermínio no Missouri, o Élder Cook disse que “nos fez sentir que tínhamos o dever de proteger e cuidar de outros que não tinham a capacidade de se defender sozinhos”.

A liberdade religiosa e a prestação de contas beneficiam indivíduos, países e até sociedades seculares, disse o Élder Cook. Quando os governos reconhecem isso,”isso lhes dá um impulso para proteger a religião” para que a fé possa”abençoar as pessoas, todas as pessoas, não apenas as pessoas religiosas, não apenas as pessoas de fé – todos”.

Fiona Bruce MP

Durante sua visita ao Reino Unido, o Élder Cook se encontrou com Fiona Bruce MP, enviada especial do Primeiro-Ministro do Reino Unido, juntamente com ministros do governo de todo o mundo.

Fiona Bruce MP destacou a necessidade urgente de combater a discriminação baseada na fé. ” Hoje, em todo o mundo, as pessoas estão perdendo o direito à educação, ao emprego, ao lar, ao sustento, ao acesso à justiça e até à própria vida, simplesmente por causa do que acreditam”, disse ela no Manchester Young Adult Centre de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (3 de julho).

“Isso tem que mudar”, disse ela. Bruce agradeceu à Igreja por demonstrar sua defesa da liberdade de religião ou crença, organizando vários eventos.

A liberdade que merecemos

Traci de Marco, Conselheira da Organização de Área, Área Europa Norte, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

A irmã Traci de Marco, Conselheira da Organização de Área, Área Europa Norte, de A Igreja de Jesus Cristo pediu “ação baseada em valores” para combater a perseguição religiosa e relacionada ao gênero.

“Imagine um mundo onde essa crueldade e abuso foram erradicados. Este é o mundo que eu quero para meus filhos e netos; este é o mundo que todos nós queremos; este é o mundo que todos nós merecemos”.

Na sessão de conclusão da conferência, o Élder Alan T. Phillips, Segundo Conselheiro na Presidência da Área Europa Norte, observou que as pessoas que são oprimidas e perseguidas devem ser vistas e ouvidas, especialmente mulheres e crianças que sofrem desproporcionalmente.

Élder Alan T. Phillips, Segundo Conselheiro na Presidência da Área Europa Norte

Ele comentou: “ouvimos nesta conferência mulheres e jovens inspiradores que falaram sobre divisões religiosas, políticas e culturais. Eles são os pacificadoras e são a esperança de que as coisas possam ser melhores”.

O Élder Phillips pediu o fim da marginalização em qualquer nível, para que todos tenham a oportunidade de uma vida que floresça. Ele acrescentou: “todos são membros da família humana e, como tal, têm direito a direitos inalienáveis e dignidade humana”.

As conferências internacionais sobre “Preventing Violence, Promoting Freedom of Belief” foram organizadas pelo Dr. Sam Rushworth (Conselheiro de liberdade de religião ou crença da Igreja no Reino Unido) e Emma Dipper (CEO, gênero e liberdade religiosa).

Para ler o artigo completo em inglês, acesse news-uk.churchofjesuschrist.org.

Fonte: Newsroom – Reino Unido

| Notícias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *