fbpx

Élder Uchtdorf: 5 maneiras de ensinar à maneira de Jesus Cristo

No espírito da lista de verificação pré-voo de um piloto, o Élder Dieter F. Uchtdorf, ele mesmo um ex-piloto de avião experiente, deu uma lista de cinco itens para ajudar os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias a ensinar mais como o Salvador do mundo.

As observações do Apóstolo foram dadas em uma transmissão mundial para todos os professores da Igreja de Jesus Cristo. Em uma fé alimentada pelo voluntariado de seus membros, o público de professores compreende quase todos os santos.

A lista de verificação do Élder Uchtdorf é baseada na parte 3 de uma versão revisada do Guia, “Ensinar à Maneira do Salvador”, que será publicada digitalmente em ChurchofJesusChrist.org e no aplicativo Biblioteca do Evangelho no final de junho.

1. Concentrar-se em Jesus Cristo

Concentrar-se no Salvador no ensino é atingir o pequeno centro de um alvo, disse o Élder Uchtdorf. E qual é esse alvo? O exemplo de Jesus  de amar a Deus e amar os outros.

“Como professores, podemos falar a língua dos anjos; podemos entreter, deleitar, divertir e surpreender. Mas se falhamos em manter nosso foco em Jesus Cristo, perdemos o alvo e nosso ensino é apenas uma sombra do que deveria ser. Sempre mantenham o foco em nosso Salvador e Redentor, Jesus Cristo.”

2. Ame aqueles que você ensina

Os professores devem ver cada aluno para o filho único de Deus que eles são. E os professores devem falar a linguagem universal do amor.

Citando C. S. Lewis, o Élder Uchtdorf disse: “Não há pessoas comuns. Vocês nunca falaram com um mero mortal. … são imortais com quem brincamos, trabalhamos, casamos, desprezamos e exploramos — imortais… esplendores eternos.”

“Quando tratamos os outros com esse tipo de respeito”, acrescentou o Élder Uchtdorf, “refletimos o exemplo de Jesus Cristo.”

Veja também: Élder Uchtdorf: Vocês são filhos e filhas do maior e mais glorioso ser do universo

3. Ensine pelo Espírito

Nenhum esforço do professor, por melhor que seja, jamais converterá uma pessoa a Cristo, disse o Élder Uchtdorf.

“Somente o Espírito Santo pode fazer isso”, disse o Apóstolo. “Não temos que ser nada nem mais, nem menos do que somos: filhos de Deus e seguidores de Jesus Cristo. Vocês podem, com alegria, expressar o seu amor pelo Salvador, Seu evangelho e Sua Igreja? Se vocês fizerem a sua parte, o Espírito fará a dele. É assim que ensinamos pelo Espírito.”

4. Ensine a doutrina

Esta doutrina, disse o Élder Uchtdorf, é a doutrina de Cristo.

“Como professores, não devemos nos envergonhar do evangelho de Jesus Cristo”, disse ele. Em vez disso, devemos alegremente levantar nossas vozes no ensino de Sua doutrina, mesmo quando pode parecer uma pedra de tropeço para alguns e tolice para outros. ‘Pois é o poder de Deus para salvação a todo aquele que crê’ (Romanos 1:16).”

5. Convide o aprendizado diligente

“Parafraseando um provérbio”, disse o Élder Uchtdorf, “ensine o evangelho a um homem e você o abençoará por um dia. Ensine um homem a banquetear-se com a palavra de Deus e se conectar com o Espírito Santo, e você o abençoará por toda a vida. Ensinar o evangelho é importante. Ensinar os outros a mergulharem na oração, buscarem o Espírito e aplicarem o que aprenderam é igualmente importante.”

O Élder Uchtdorf concluiu reiterando que ensinar à maneira de Jesus Cristo é a melhor maneira de mostrar amor a Deus e ao próximo.

“Enquanto trilharmos esse caminho estreito e apertado, disse o Apóstolo, participamos do mais santo dos chamados para levar nossa própria alma imortal e a alma de outros para a ‘mão direita de Deus no reino dos céus, para sentar-se com Abraão e Isaque e Jacó; e com todos os nossos santos pais, para não mais sair’ (Helamã 3:30).”

Assista a transmissão para professores da Igreja com o Élder Uchtdorf abaixo:

Fonte: Newsroom

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *