fbpx

Quais são os requisitos para servir uma missão sênior?

À medida que mais rapazes e moças atendem ao chamado profético do Presidente Russell M. Nelson para servir como missionários de tempo integral, mais missionários e casais seniores provavelmente também serão necessários.

De fato, em áreas onde os missionários seniores são escassos, às vezes pede-se aos jovens missionários que façam o trabalho administrativo que normalmente seria feito por irmãs e casais missionários seniores.

Por exemplo, o Élder Brayden Christensen, que retornou recentemente da Missão Chile Rancagua, passou um ano servindo no escritório da missão.

Como eles não tinham missionários seniores, ele dividia seus dias, metade de seu tempo ele ensinava e outra metade servia como secretário no escritório, especialista em vistos, especialista em tecnologia, especialista em mídia social e secretário de referência – tudo ao mesmo tempo.

Se surgisse uma emergência da missão, por exemplo, se um missionário sofresse um acidente, se alguém perdesse seu telefone, se um apartamento precisasse de reparos urgentes, ou se os pacotes chegassem ao escritório e precisassem de uma confirmação de entrega pessoalmente, ele e seu companheiro tinha que cancelar compromissos de ensino e cuidar das responsabilidades urgentes do escritório primeiro — responsabilidades que, diz ele, eram geralmente tratadas por missionários seniores, quando eles os tinham.

E a escassez de missionários seniores servindo em todo o mundo só está aumentando. Michael Rawson, ex-presidente da Missão Detroit Michigan, disse ao Deseret News:

“Os casais com quem trabalhamos foram incríveis. Eles se reportam ao campo com uma força que os jovens missionários solteiros não têm, devido principalmente à idade, experiência e maturidade no evangelho… O único problema era que não tínhamos o suficiente deles”.

Missionários sêniores chamados à servir

Em 2011, depois que a Igreja fez mudanças significativas no custo e na duração do serviço missionário sênior, o Élder Jeffrey R. Holland implorou:

“Nossa mensagem para todos os nossos casais sêniores é simples: precisamos muito de vocês. Estamos fazendo tudo o que podemos para tornar mais conveniente possível para você servir. O Senhor promete bênçãos ilimitadas a seus servos na vinha. Então, por favor, vá. Os tempos clamam por isso. Há pessoas que precisam de vocês.”

E em um discurso da conferência geral de 2004, o então Élder Russell M. Nelson disse:

“Nenhum missionário idoso considera a partida fácil. Foi o que aconteceu com Joseph, Brigham, John e Wilford. Eles tinham filhos e netos também. Eles amavam muito a sua família, mas também amavam o Senhor e queriam servi-Lo. Um dia nos encontraremos com aqueles valentes homens que ajudaram a estabelecer esta dispensação. Então nos regozijaremos por não termos procurado esconder-nos ao receber um chamado do profeta para realizar o trabalho missionário, mesmo numa idade avançada.”

Então, o que é preciso para servir como missionário sênior? Aqui está uma visão geral e respostas para algumas das perguntas mais comuns.

(Muitas das respostas abaixo foram tiradas diretamente do portal do Missionário Sênior da Igreja. Para mais respostas e informações, clique aqui.)

Quem pode servir como missionário sênior?

Os membros da Igreja que têm mais de 40 anos, não têm filhos dependentes menores de 18 anos morando no lar, receberam a investidura do templo e possuem uma recomendação para o templo atual podem ser recomendados para o serviço missionário sênior.

Não há limite máximo de idade para o serviço missionário sênior, desde que você seja fisicamente capaz de atender às necessidades da designação.

Por quanto tempo vou servir?

Os casais podem escolher servir por 6, 12, 18 ou 23 meses. As missionárias sêniores podem servir por 12, 18 ou 23 meses.

Onde vou servir?

Como parte do processo de inscrição, as missionárias e os casais sêniores são convidados a incluir “oportunidades preferenciais” para seu serviço missionário.

“Não estamos dizendo que os casais podem escolher suas próprias designações missionárias”, diz o Élder Holland.

“Um chamado ainda é um chamado. (…) Mas diferentemente de nossos élderes de 19 anos que vão aonde são chamados, conversamos com nossos casais seniores sobre suas preferências de serviço, e toda consideração é dada para deixá-los servir onde e como eles querem servir”.

Para ajudar os líderes da Igreja a determinar a melhor designação para você, eles levarão em consideração os seguintes fatores:

  • Necessidades da Igreja
  • Seus desejos e preferências
  • Qual a sua disponibilidade de tempo
  • Data de disponibilidade
  • Necessidades pessoais de saúde
  • Finanças disponíveis para se sustentar enquanto serve
  • Histórico e experiência (trabalho e igreja)
  • Habilidades com o idioma
  • Conhecimentos técnicos e de informática/escritório

Pode ser interessante: Está sentindo aquela tristeza pós-missão? Você não está sozinho

Qual será o custo?

Você é responsável por suas próprias despesas de missão, e os custos estimados para oportunidades específicas de missão no portal de busca do Missionário Sênior variam atualmente de US$ 1.400 a US$ 5.200 por mês.

Se você servir por 18 meses ou mais, a Igreja pagará seu transporte de ida e volta para sua missão. Todas as outras despesas são de sua responsabilidade: moradia, alimentação, itens de cuidados pessoais, transporte dentro da missão, assistência médica, serviço de internet, telefone, seguros, etc. Os custos variam de acordo com o tipo de trabalho missionário, localização e estilo de vida individual.

Quais são os requisitos físicos para missionários seniores?

É necessário ter saúde física, mental e emocional suficiente para servir missão, e algumas designações e locais têm requisitos de saúde mais rigorosos do que outros. Converse com seu líder local do sacerdócio se tiver dúvidas sobre suas circunstâncias específicas.

Vou passar um tempo em um Centro de Treinamento Missionário?

A maioria das designações incluirá um período no CTM por um período de 5 a 7 dias para o treinamento Pregar Meu Evangelho.

Se você tiver uma atribuição adicional (por exemplo, Bem-estar, SEI ou História da Família), normalmente terá de 2 a 5 dias de treinamento adicionais.

Em que consistirá minha programação diária? Vou andar muito ou encontrar novas pessoas para ensinar?

Como missionário sênior, não se espera que você se envolva em todos os mesmos tipos de atividades de ensino que os missionários mais jovens.

Algumas designações incluem oportunidades de compartilhar o evangelho, reativar e resgatar membros menos ativos, ajudar a reter novos conversos, fortalecer os jovens adultos solteiros e apoiar os líderes locais nas estacas, alas, ramos e distritos.

Os missionários sêniores têm dias de preparação (“P-days”) como os jovens missionários? Existe algum dia de descanso ou trabalhamos de sol a sol?

Você deve esperar trabalhar pelo menos 32 horas por semana. A maioria das tarefas exige 40 ou mais horas por semana.

No entanto, não se espera que você mantenha o mesmo cronograma e ritmo rigorosos dos jovens missionários. Você terá mais flexibilidade em suas metas e horários diários, que podem incluir oportunidades de descanso.

Posso continuar trabalhando em minha carreira profissional remotamente enquanto sirvo como missionário sênior?

Não. O serviço missionário requer dedicação total ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Se você ainda precisar trabalhar durante seu serviço, considere uma designação de missionário de serviço.

Teremos permissão para nos comunicar com a família em casa?

Os missionários seniores se comunicam com os membros da família por e-mail, telefonemas, bate-papos por vídeo, etc., e são incentivados a fazê-lo com frequência.

Nossa família pode vir nos visitar em nossa missão?

Com a permissão de seu presidente de missão ou líder eclesiástico de campo, você pode receber visitas de seus familiares.

Se tivermos um evento familiar importante (nascimento de um bebê, casamento, funeral etc.), podemos ir para casa para isso?

Você pode solicitar uma licença para um evento familiar importante. Esses pedidos geralmente são aprovados, mas exigem autorização dos líderes da missão. A viagem e outros custos são por sua conta e sua licença não deve exceder 10 dias.

Tenho um conjunto específico de habilidades (cuidados de saúde, jurídico, idioma estrangeiro etc.) que gostaria de usar em minha missão. Como posso solicitar uma oportunidade dessas?

Os missionários seniores podem adicionar preferências de oportunidade, local e idioma em seu formulário de preparação. Clique aqui para pesquisar todas as oportunidades atualmente disponíveis para missionários seniores, incluindo assistência médica, humanitária, jurídica, trabalho do templo, etc.

Fonte: LDS Living

| Missão

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *