fbpx

Lições de Abraão e Sara: podemos sofrer e ser felizes?

Todos nós temos experiências difíceis, desafiadoras e dolorosas na vida. Embora nunca sejam agradáveis, essas experiências podem nos ensinar perspectiva, amor, humildade, perseverança, paciência e, finalmente, como ser mais semelhantes a Deus.

Os sofrimentos e provações de Abraão e Sara

Pense na história de Abraão e Sara. Esses dois indivíduos fiéis suportaram o que parecia ser contratempos e sofrimentos sem fim.

Deus enviou Abraão para longe de sua terra natal para uma nova terra prometida. Qual foi o resultado? Abraão e Sara descobriram uma terra coberta na fome. Então, eles se mudaram para o Egito, apenas para que Sara fosse sequestrada.

No próprio capítulo de Gênesis 12, onde Deus havia prometido a Abraão e Sara terra e posteridade, eles pareciam ter perdido tanto a terra quanto a posteridade que lhes foram prometidas.

Por que Deus desafiaria e provaria Abraão e Sara assim, especialmente quando eles fizeram o melhor para mostrar obediência e diligência a Deus?

A resposta pode ser simplesmente porque eles se tornam mais semelhantes a Deus no esforço, na esperança, na expectativa, na ação e, finalmente, no recebimento das boas dádivas de Deus à medida que Ele cumpria Suas promessas a eles depois de terem suportado fielmente o sofrimento e as provações.

Mensagem de esperança e símbolo de amor

Para ter uma perspectiva desse cenário, vamos considerar a origem de várias palavras. A palavra raiz latina sob significa “abaixo”. Já a palavra latina fer significa “carregar” (pense em palavras como “ferry” ou mesmo “Christofer/Christopher” que significa “portador de Cristo”). Assim, a palavra “sofrer” significa ser “suportar”.

Isso faz muito sentido, considerando que o sofrimento pode metaforicamente parecer algo como se afogar em dificuldades.

O bonito dessa definição de sofrimento, porém, vem no antídoto: socorrer. Lemos em Alma 7:11–12:

E ele seguirá, sofrendo dores e aflições e tentações de toda espécie; e isto para que se cumpra a palavra que diz que ele tomará sobre si as dores e as enfermidades de seu povo. E tomará sobre si a morte, para soltar as ligaduras da morte que prendem o seu povo; e tomará sobre si as suas enfermidades, para que se lhe encham de misericórdia as entranhas, segundo a carne, para que saiba, segundo a carne, como socorrer seu povo, de acordo com suas enfermidades”.

Veja também: O que Jó e Abraão podem nos ensinar sobre fé em Deus

Esse antídoto se torna uma poderosa mensagem de esperança e símbolo de amor quando aprendemos que socorrer significa “correr por baixo” ou “fluir por baixo”.

Em outras palavras, não importa o quão longe você tenha sido carregado, Jesus desceu abaixo de tudo e Ele flui abaixo de você para apoiá-lo, em todos os momentos e em todos os lugares.

Deus sempre estará presente. Haverá dor? Sim. E às vezes pode parecer que cada grama de sofrimento é outra medida dolorosamente profunda de sua alma.

Contudo, essa é a profundidade que nos permite sentir e experimentar uma maior profundidade da Expiação de Cristo.

Abaixo de nós

O amor de Deus é infinito. Ele vai enchê-lo até a plenitude. Quanto mais fundo você foi esculpido pelo sofrimento, mais profundo seu amor e alegria podem ser.

Isso não significa que procuramos sofrimento, dor, experiências difíceis, ou que de alguma forma a dor do sofrimento não é real porque sabemos que estamos ganhando sabedoria como a de Deus.

Significa que podemos não estar cientes de quão fortes somos e que podemos sobreviver aos piores desafios ao lado Deus.

A realidade impressionante é que, em última análise, é nossa escolha, nosso arbítrio, que determina se nossa dor e sofrimento convidam o amor ou o sofrimento.

Quando nos lembramos de que não importa o quanto tenhamos sido puxados para baixo em nosso sofrimento, Jesus desceu ainda mais para que pudesse fluir abaixo de nós, correr abaixo de nós e nos apoiar a cada passo do caminho enquanto somos esculpidos na imagem espiritual de Deus.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *