fbpx

3 coisas que conectam o convênio abraâmico a você

Há mais no convênio abraâmico do que a maioria das pessoas pensam. Neste artigo, vamos discutir sobre três coisas que você provavelmente não sabia sobre algumas das maiores bênçãos prometidas ao povo do convênio.

Tenho um amigo que certa vez estava andando pela antiga fazenda de Brigham Young na Nova Inglaterra, e sentiu algo debaixo do pé. Ele cavou um pouco mais e encontrou uma faca muito velha com as iniciais “BY” gravadas nela. Quão legal é isso!

Todo mundo sonha pelo menos uma vez na vida em descobrir um tesouro escondido ou perdido. No entanto, acredito que as escrituras estão cheias de tesouros escondidos, apenas esperando que os descubramos.

O convênio abraâmico certamente está no topo da lista desses tesouros. Ouvimos uma lição sobre o convênio abraâmico ao estudar o Velho Testamento e talvez a vejamos como algo grande, mas que aconteceu com outra pessoa há muito tempo.

Somente se pudermos ir além desse ponto e vê-lo como algo muito real, pessoal e aplicável a nós, não apenas a um profeta do Velho Testamento, poderemos reconhecer esse convênio pelo tesouro que é.

Espero que, à medida que você começar a ver como isso prevalece nas escrituras, como as mesmas bênçãos prometidas a Abraão podem ser suas e como isso se relaciona com sua experiência no templo, seu estudo das escrituras, vida e adoração na casa do Senhor se tornem mais significativos e estimados.

Veja três coisas importantes para entender sobre esse convênio eterno:

1. O convênio abraâmico é um dos assuntos mais proeminentes em todas as escrituras

Você, sem dúvida, leu sobre “o Deus de Abraão, Isaque e Jacó” nas escrituras. Essa frase se refere ao convênio abraâmico porque fala do Deus que fez um convênio com Abraão e a renovou por meio de Isaque e Jacó.

As pessoas adoram muitos “deuses” diferentes, desde esportes a comidas e programas de televisão.

Mas o Deus de Abraão, Isaque e Jacó é o único Deus vivo e verdadeiro e o único Deus ao qual vale a pena abrir e oferecer os nossos corações.

E Ele é um Deus muito pessoal porque Ele fez promessas específicas de bênçãos sem fim a Abraão, Isaque e Jacó.

Da mesma forma, quando o nome de Jacó foi mudado para Israel e sua família foi dividida nas “tribos de Israel”, isso também era uma referência ao convênio abraâmico, referindo-se ao convênio do Senhor com o povo de Israel, o mesmo convênio feito com Abraão.

Adicione todas as referências e há bem mais de 3 mil menções do convênio abraâmico nas obras padrão.

Isso é aproximadamente uma referência do convênio abraâmico para cada página das escrituras. Sim, é muito.

Por outro lado, as referências ao arrependimento totalizam apenas 951. A fé aparece 861 vezes, o amor 550 vezes e a misericórdia 520.

Aprender com essas referências

Todos esses são assuntos muito importantes do evangelho, mas não aparecem com tanta frequência quanto o convênio abraâmico.

Talvez o Senhor esteja tentando nos ensinar algo. Observe em particular os ensinamentos do Salvador aos nefitas após Sua ressurreição.

Depois de estabelecer a doutrina correta do batismo (3 Néfi 11) e ensinar a essência do cristianismo no Sermão da Montanha (conhecido no Livro de Mórmon como o Sermão do Templo aos Nefitas) em 3 Néfi 12-14, os ensinamentos do Salvador centram-se principalmente em Israel e no convênio abraâmico (ver 3 Néfi 15, 18–21).

Ao começar a reconhecer essas referências nas escrituras, você pode pensar: “Ei, essa é uma referência ao convênio abraâmico” ao estudar as escrituras.

E quando isso acontecer, você descobrirá um significado totalmente novo em quase todas as páginas de seu estudo das escrituras.

2. O convênio abraâmico é para nós

Qual é a mensagem que mais prevalece no convênio abraâmico em todas as escrituras? Para simplificar, as promessas do Senhor a Abraão, Isaque e Jacó também são promessas para nós nos últimos dias.

Ele prometeu a Abraão que estaria com ele, que abençoaria aqueles que O abençoassem e amaldiçoaria aqueles que O amaldiçoassem.

Temos acesso a essas mesmas bênçãos hoje através do mesmo convênio! Os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias podem ser legitimamente chamados de “Israel moderno” ou “os filhos de Abraão”.

Entre outras bênçãos, esses termos significam que nosso Deus está cuidando de nós da mesma maneira que cuidou dos israelitas quando abriu o Mar Vermelho, forneceu maná todas as manhãs para eles, água de uma rocha para matar sua sede, uma nuvem para sombra e uma coluna de fogo para iluminar a escuridão.

Ser herdeiros desse convênio nos dá grande esperança de procurar e encontrar nosso próprio “maná”, “água”, “sombra” e luz de nosso Pai Celestial e de nosso Salvador.

E essas são apenas algumas das bênçãos prometidas a Abraão! Normalmente pensamos nas bênçãos do convênio abraâmico como: sacerdócio, posteridade e terra prometida.

Somando essas bênçãos, elas representam a plenitude das bênçãos do Pai Celestial nesta vida e na eternidade. Isso significa que as bênçãos do convênio abraâmico são as bênçãos da vida eterna e da exaltação.

Pode ser interessante: O que Jó e Abraão podem nos ensinar sobre fé em Deus

As mesmas bênçãos prometidas a nós

Em última análise, essas bênçãos devem receber e compartilhar tudo o que o Pai possui (D&C 84:38). As palavras do pai do filho pródigo dão a mesma mensagem que nosso Pai Celestial nos ensina por meio do convênio abraâmico:

“Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas” (Lucas 15:31).

Essa é a mensagem das bênçãos da vida eterna prometidas a Abraão, e essas são as mesmas bênçãos prometidas a nós no evangelho restaurado de Jesus Cristo.

Se permanecermos fiéis a nossos convênios durante todas as nossas provações e desafios, como Abraão fez, podemos ter uma esperança segura de uma eternidade além de qualquer coisa que nossa mente possa imaginar.

Tudo isso é possível porque temos acesso ao mesmo convênio, as mesmas promessas de Abraão, Isaque e Jacó.

“Esta promessa é vossa também, porque sois de Abraão e a promessa foi feita a Abraão; e por essa lei continuam as obras de meu Pai, nas quais ele se glorifica” (D&C 132:31).

3. O templo é a porta de entrada para a plenitude da bênção do convênio abraâmico

As bênçãos advêm de fazer e guardar convênios, e os convênios são mais frequentemente recebidos no evangelho por meio de ordenanças.

Então, se vamos receber as bênçãos prometidas a Abraão, quais são as ordenanças que acompanham o convênio abraâmico e levam às suas bênçãos? São as ordenanças do templo.

As bênçãos do convênio foram prometidas a Abraão em vários capítulos diferentes de Gênesis. Cada uma dessas promessas foi acompanhada por diferentes leis ou mandamentos que o Senhor deu a Abraão (ver Gênesis 12, 15, 17 e 22) e foram dados ao longo de muitos anos, até décadas. Eles não foram dados todos de uma vez.

Abraão teve que provar a si mesmo através de grandes obras de fé, obediência, sacrifício, retidão, fidelidade e provar seu valor por meio das provações mais difíceis possíveis.

Quando ele passou em seu teste final por estar disposto a oferecer seu filho unigênito, Isaque, o Senhor então removeu todas as condições das bênçãos e fez um juramento de que ele receberia as bênçãos eternamente (Gênesis 22:16).

O convênio abraâmico e o templo

No templo, convênios e bênçãos também são dados em aos poucos por meio de diferentes ordenanças.

As ordenanças restauradas do templo, individual e coletivamente, tornam essas bênçãos prometidas muito específicas, muito pessoais e muito reais para cada um de nós, à medida que crescemos em compreensão e apreço por elas.

As promessas que fazemos, as “obras de Abraão” (D&C 132:32) ensinadas pelo Salvador, marcam o caminho para nossa preparação e dignidade para receber essas bênçãos na eternidade.

As ordenanças individuais e coletivas do templo revelam as mesmas bênçãos do sacerdócio eterno, das famílias eternas e do reino celestial que foram prometidas a Abraão.

Ao ver e reconhecer essas bênçãos nas várias ordenanças do templo, sua compreensão e apreciação delas se ampliarão e se aprofundarão dramaticamente.

No templo, com a ajuda do Espírito Santo, você verá quão pessoalmente o Senhor faz essas promessas a você, assim como Ele fez a Abraão.

Você verá as “obras” exigidas de Abraão para receber essas bênçãos e verá como seu caminho para essas bênçãos segue o caminho dele.

Por meio das ordenanças e convênios do templo, podemos ganhar ou perder essas bênçãos. Que possamos escolher reivindicá-las aprendendo e fazendo as obras de Abraão.

Fonte: LDS Living

| Para refletir

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *