fbpx

Jesus Cristo – Na visão de um mórmon, quem foi ele?

jesus cristo

*Jesus Cristo*

Um dos personagens mais renomados e conhecido da história Ele é descrito por inúmeras vertentes religiosas em tão diferentes maneiras que fica difícil associar uma ideia ao seu nome. Para alguns  um espírito, para outros Ele está morto na cruz ou é apenas um ser imaginário. Com tantas explicações diferentes pode ser complicado compreender quem foi Jesus Cristo. Veja a seguir um resumo com as  principais crenças mórmons em relação ao salvador:

O Messias

jesus cristo

Jesus Cristo foi mencionado por povos de diferentes culturas por isso seus títulos podem ser encontrados em vários diferentes idiomas. Cristo é uma palavra grega e Messias hebraica ambas significam “o ungido”.  A cerimônia de unção é uma preparação, ser ungido para um cargo significa que a pessoa foi preparada para ele.

Cristo foi escolhido como o unigênito do Pai aqui na Terra. Todas as pessoas são filhos espirituais de Deus mas apenas Jesus Cristo herdou também sua paternidade terrena. O evangelho de João fala um pouco sobre isso quando descreve a participação de Jesus Cristo na criação do mundo. Nesta passagem a palavra Jesus Cristo foi substituída simbolicamente por Verbo.

“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”. (João 1:14).

Os mórmons acreditam que Jesus Cristo havia sido preordenado para sua missão terrena. Nasceu na cidade de Belém filho de uma mãe virgem (Maria se mante imaculada  até o nascimento de Cristo mas depois disso teve outro filhos com seu esposo José), cresceu de graça em graça e iniciou sua missão aos 33 anos de idade. Ele foi crucificado e ressucitou.

Sobre a vida de Jesus Cristo

jesus cristo

Existem poucos registros sobre a infância de Jesus Cristo. É possível ver sua genealogia terrena no evangelho de Mateus e no evangelho de Lucas se encontra os relatos sobre a predicação do nascimento de Jesus Cristo.

O que se sabe é que por ocasião de seu nascimento o rei Herodes temia que entre os judeus nascesse um rei, por isso determinou a realização de um senso onde cada judeu deveria se registrar no local de seu nascimento. Maria havia sido levada por seu marido José para cadastra-se. Essa era a razão pela qual Maria estava em Belém quando Jesus Cristo nasceu.

Também no evanelho de Lucas se encontra o relato sobre a visita de Jesus ao templo quando tinha 12 anos de idade. Sua família tinha ido a Jerusalém para comemorar a páscoa. A situação foi marcante porque ao retornar de viagem sua mãe Maria percebeu que havia perdido o jovem. Voltando a cidade de Jerusalém para buscá-lo ela o encontra entre os doutores da lei pregando.

Ele inicou seu ministério com a idade de 30 anos e foi crucificado aos 33, para os mórmons Jesus Cristo viveu uma vida sem pecados e foi um exemplo perfeito em todas as coisas. Seus ensinamentos podem ser encontrados em seus sermões e parábolas. Todos os registros que existem sobre sua vida foram feitos por profetas. Pagou pelos pecados da humanidade e venceu a morte por meio da ressurreição.

A expiação de Jesus Cristo

religiosos que influenciaram o mundo

Jesus Cristo ora pela humanidade

Para os mórmons a expiação de Jesus é um conjunto de três episódios. O primeiro foi o sacrifício expiatório que Ele realizou no Jardim do Getsêmani. O segundo passo da expiação foi a crucificação de Jesus Cristo. Para os mórmons a crucificação foi algo muito triste mas não representa o fim porque após três dias Cristo ressucitou vencendo as ligaduras da morte e completando a expiação.

A expiação é o acontecimento de maior importância na história da humanidade porque sem ela as pessoas não teriam a possibilidade de se arrepender e retornar a presença do Pai Celestial. Ela foi um ato de amor e redimiu as pessoas do pecado original que havia sido introduzido com a transgressão de Adão. Por meio da expiação as pessoas se tornam responsavéis somente por seus próprios pecados. Haverá um dia de juízo quando todos deverão prestar contas de suas ações.

Jesus Cristo voltará

jesus cristo

Jesus Cristo voltará

A missão de Jesus Cristo ainda não está terminada. Após sua ressurreição os mórmons acreditam que Ele visitou pessoalmente os habitantes do continente americano. Um relato dessa visita pode ser encontrado no Livro de Mórmon.

Para os mórmons Jesus Cristo voltou a presença do Pai e se encontra agora com Ele esperando o momento de retornar a Terra para finalizar seu ministério. Seu retorno será um pouco diferente de sua primeira visita aqui na Terra uma vez que Ele voltará em poder e glória para reinar na Terra durante todo o milênio, no último dia ele julgará toda a humanidade.

Jesus Cristo é por tanto o advogado junto ao Pai porque intercede pelos Homens. A água-viva porque por meio de sua doutrina todos podem ser vivificados. O bom pastor porque se preocupa e cuida de seus semelhantes. O caminho, a consciência, o consolador, o cordeiro de Deus. A pessoa mais importante que já viveu sobre essa Terra.


Bibliografia

Guia de Estudo das Escrituras. (aqui)

| Fé em Jesus Cristo
Publicado por: Leilyanna da Penha
Leilyanna da Penha é natural de Goiânia, professora de História, serviu na missão Argentina Buenos Aires Oeste, é estudante de inglês e fala espanhol fluentemente.
6 Coisas Que Toda Mulher Deve Entender Sobre Namoro na Igreja
mórmons jejuam
Por quais razões os mórmons jejuam?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *