fbpx

Ser autista e encontrar esperança em Cristo

Antes de me filiar à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 2022, ouvi alguns estereótipos sobre os Santos dos Últimos Dias que me levaram a pensar que todos eram iguais: mesmas origens, mesmos interesses, mesmas situações familiares, mesmos estilos de vida, e até os mesmos desafios.

Mas a verdade é que somos todos diferentes – alguns de nós de maneiras sutis, outros de maneiras muito mais óbvias. Como um homem autista e um converso à Igreja, minhas diferenças são talvez um pouco mais óbvias.

Então, se você já olhou ao redor das pessoas nos bancos da igreja cada domingo e sentiu como se não se encaixasse, você não está sozinho. Toda a minha vida, eu lutei com esses mesmos sentimentos.

Mas espero que, ao compartilhar minha história, você veja que não importa o quão solitário você possa se sentir às vezes, nenhum de nós está sozinho, e nossas diferenças são necessárias na Igreja de Jesus Cristo, quaisquer que sejam elas.

Os Primeiros Sinais

Eu sempre fui um pouco… diferente. Desde a minha infância, houve contradições no meu comportamento que eram difíceis para meus pais entenderem. Por exemplo, eu demonstrei habilidade para ler e falar antes de muitos dos meus colegas.

Meus pais, que eram missionários pentecostais, se lembram de me ouvir soletrar palavras em placas de anúncio aos dois anos de idade. No entanto, bem no início da escola primária, tive dificuldade com tarefas espaciais básicas, como amarrar meus próprios sapatos.

Eu também era conhecido por me perder completamente em meus próprios pensamentos, ficando com os olhos fixos e a boca aberta, essencialmente esquecendo onde estava devido a uma hiper-focalização em algo.

Às vezes, sem motivo aparente, eu balançava os braços ou ecoava palavras ou sons que ouvia. O contato visual era difícil. Eu perdia sinais sociais óbvios e sempre parecia dizer coisas erradas nos momentos errados.

Por causa desses e outros comportamentos, tive dificuldade em me encaixar com meus colegas, seja na igreja ou na escola. Eu fui um solitário por anos.

Meus pais sabiam que eu enfrentava desafios únicos, mas não tinham o entendimento ou as ferramentas para obter mais ajuda. Entrar em contato com profissionais psiquiátricos simplesmente não fazia parte de sua cultura.

Quando eu apresentava comportamentos que os preocupavam, eles se concentravam em me ensinar a parar o comportamento em torno de outras pessoas.

Na época, isso parecia funcionar bem o suficiente, mas forçar conscientemente a mim mesmo para encobrir comportamentos que eram tão naturais para mim quanto respirar teve um custo emocional.

Quando eu era adolescente, meus pais se divorciaram, um processo confuso e difícil que jogou minha vida em uma espiral descendente. Sentindo-me solitário e invisível e duvidando tanto da minha família quanto da minha fé, abandonei a igreja da minha infância de uma forma dolorosa

“Eu quero fé”

Nos anos seguintes, eu vagava pela faculdade enquanto procurava por esperança. Durante esse tempo, fui abençoado por me casar com uma mulher maravilhosa.

Lindsay era paciente, via minhas lutas e me amava de qualquer maneira, mas logo aprendemos que meus desafios afetavam nosso casamento de maneiras que não esperávamos.

Eu tinha rotinas rígidas, lutava com comunicação clara e muitas vezes ficava distante dela. Eu também lutava para manter um emprego estável, escolhendo inadvertidamente empregos com ambientes tóxicos ou simplesmente lutando para acompanhar o mesmo ritmo que meus colegas de trabalho. Novamente, me senti sozinho.

Em 2020, o isolamento da pandemia COVID-19 manteve minha esposa e eu trancados em um pequeno apartamento na Flórida, e começamos a ver meus comportamentos em toda a sua intensidade.

Percebemos que eu precisava de apoio profissional. Embora eu tivesse visto um terapeuta (alguém sem experiência em autismo) de tempos em tempos por anos, algo ainda estava faltando.

Uma noite, depois de uma longa discussão com minha esposa, eu estava navegando na internet em busca de recursos para ajudar na comunicação no casamento e encontrei um vídeo sobre adultos autistas não diagnosticados com problemas matrimoniais.

Parecia providencial; o palestrante no vídeo parecia estar me descrevendo perfeitamente. Hesitantemente, eu trouxe isso para minha esposa: poderia ser o que negligenciamos?

O autismo afeta mais pessoas do que se pode imaginar, e obter um diagnóstico como adulto é difícil.

Primeiro, você precisa encontrar um profissional qualificado para rastrear adultos, e eles tendem a ser mais raros do que os especialistas em crianças. O teste que segue é emocional, físico e até financeiramente exaustivo (os testes adultos raramente são cobertos por seguro).

Mas foi o que fiz, e embora tenha levado até que eu tivesse 32 anos para descobrir, os resultados foram claros: eu sou autista.

O especialista me perguntou diretamente: O que você quer na vida?

Embora o processo de obter um diagnóstico tenha sido desafiador, o suporte que veio com o diagnóstico valeu totalmente a pena. Comecei a me encontrar com um especialista que começou ajudando-me a identificar o que faltava em minha vida.

Para ser um marido melhor, um comunicador melhor e um funcionário contratável, eu precisava cultivar a felicidade e a cura. Mas como?

Durante uma sessão particularmente, o especialista me perguntou diretamente: “O que você quer na vida?” Sem hesitação, eu disse: “Eu quero fé.”

De todas as coisas que eu poderia ter dito naquele momento, a palavra “fé” me surpreendeu. Eu sempre tive interesse em religião, mas faltava uma comunidade que realmente sentisse minha própria, e meu especialista havia criado um espaço seguro o suficiente para que esses sentimentos de desejo finalmente surgissem.

Depois de uma vida encobrindo meus sentimentos e tentando me encaixar, este convite para decidir por mim mesmo que tipo de pessoa eu queria ser foi revolucionário.

Voltando para Casa

Durante este tempo, estudei muitas religiões, mas entre todas elas, minha experiência com o Livro de Mórmon foi transformadora. Baixando o aplicativo do Livro de Mórmon da Igreja, voei pelas páginas digitais, apreciando as palavras de Néfi e Leí, Alma, o filho, Amom e muitos outros.

Fui especialmente atraído pela vida de Amuleque, um cidadão rico e conhecido de Amonia que foi instruído por um anjo a receber o profeta Alma em sua casa e que eventualmente foi para muito longe de casa para testemunhar o evangelho entre os céticos.

Como uma pessoa solitária durante toda a vida e um caseiro autodescrito, eu me perguntava se teria tido fé suficiente para mostrar tal hospedagem generosa a um completo estranho, quanto mais sair de casa para uma jornada desafiadora.

Meu coração se emocionou com a história, mas, mais importante, eu senti algo diferente enquanto lia – algo profundamente satisfatório, como se estivesse experimentando algo novo e, ao mesmo tempo, totalmente familiar.

Quando entrei em contato com os missionários locais, perguntei a eles sobre esse sentimento. Ser autista pode tornar difícil para mim determinar quais são certos sentimentos, quanto mais expressá-los.

Então, enquanto eu descrevia aos missionários o sentimento de voltar para casa que experimentei ao ler o Livro de Mórmon, a forma como as palavras fluíam tão facilmente parecia algo de um sonho que eu havia esquecido.

Os versos que li pareciam verdadeiros, como se as escrituras contivessem uma mensagem destinada a mim, e a ideia me encheu de uma espécie de calor.

Isso era esperança? Os dois missionários se olharam com um sorriso e um deles exclamou animadamente: “Isso é um testemunho!”

Nos meses seguintes, frequentei os serviços de adoração da igreja com o apoio e a frequência da minha esposa, que é judia.

Desenvolvemos um padrão semanal que ainda se mantém hoje: adorando em serviços judaicos no sábado (o Shabbat judaico) e nos reunindo com os Santos dos Últimos Dias no domingo, onde aprendi mais sobre a Igreja.

Meu especialista em autismo, que não é um Santo dos Últimos Dias, observou que meu humor depressivo e ansiedade melhoravam quando eu falava sobre minha nova fé.

Continuei me encontrando semanalmente com os missionários, tendo lições, lendo escrituras e participando de serviços de adoração até que, em uma manhã de domingo durante a reunião sacramental, tive um entendimento tão claro que me esmagou.

Enquanto tomava o pão e a água, senti-me chamado. Com a cabeça baixa em oração depois de receber o sacramento, notei que minha mão começou a “mexer”, ou tremer de uma maneira que é difícil de controlar, um comportamento que muitas pessoas autistas experimentam em momentos de grande emoção.

Naquele momento, eu sabia, era hora de voltar para casa. Eu queria ser membro desta Igreja mais do que qualquer outra coisa. Algumas semanas depois, fui batizado.

Caminhando no convênio

Meu testemunho do evangelho restaurado de Jesus Cristo é nascido de uma experiência prática. Posso ver a diferença indiscutível em minha vida depois de me filiar à Igreja.

Testifico do poder do Livro de Mórmon em ajudar-me a resistir a pensamentos suicidas e resistir à dias desafiadores.

Tornar-me um membro até mesmo fortaleceu meu casamento, já que continuei aprendendo maneiras mais eficazes e amorosas de comunicar e apoiar minha esposa.

Entre minhas outras bênçãos, também fui capaz de me aprofundar em minha educação mais do que eu pensava: este ano receberei um mestrado em Estudos Sul-Asiáticos. Espero seguir uma carreira no ensino.

Enquanto isso, sou tutor em matérias como Latim e Inglês, e também defendo uma maior conscientização sobre deficiências para que as pessoas com autismo e outros desafios possam prosperar em nosso mundo de hoje.

Ser um Santo dos Últimos Dias não me tornou “menos” autista. Por exemplo, nos serviços de adoração tendo a procurar bancos completamente vazios com minha esposa, porque é onde me sinto mais confortável, tenho menos distrações e também posso mover minhas mãos conforme meu coração desejar.

Mas o evangelho restaurado não se trata de ter a certeza da cura nesta vida; trata-se de aprender a caminhar no convênio com a ajuda de Deus diante de quaisquer desafios que surjam em nosso caminho.

Meu conselho para outras pessoas com autismo que procuram frequentar serviços de adoração pessoalmente é se orgulhar de estar lá! Cante com todo o seu coração. Não se preocupe com mãos que balançam ou palavras ecoadas.

Se você experimentar sobrecarga sensorial, não se envergonhe de sair, seus companheiros Santos dos Últimos Dias entenderão.

Depois que me mudei da Flórida para Wisconsin, minha nova família do bispado aprendeu o que eu precisava em nossas reuniões e atividades, e eles estavam ansiosos para me apoiar.

Também não há nada de errado em defender suas necessidades. Aqueles de nós que têm desafios especiais merecem estar em lugares sagrados tanto quanto todos os outros. Deus chama cada um de nós!

E se você é um pai de uma criança autista ou um Santo dos Últimos Dias que quer apoiar aqueles com deficiências, por favor faça perguntas, ouça com atenção, pratique a paciência e lembre-se de que estamos fazendo o nosso melhor.

Eu ainda tenho dias desafiadores. Mas agora tenho o dom do Espírito Santo para me fortalecer. Tenho a certeza de um amoroso Pai Celestial. E tenho um Irmão Maior, meu Salvador Jesus Cristo, que pensou em mim, com todas as minhas diferenças, mesmo quando estava na cruz. Pela primeira vez na minha vida, não quero morrer jovem para que a dor pare. Eu quero “perseverar até o fim” e agora acredito que posso (2 Néfi 31: 20).

Se você se sente diferente, como se talvez não pertencesse à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é importante lembrar o quanto de diversidade nossa Igreja possui.

O amor de Deus é grande o suficiente para todos nós. O evangelho restaurado não é apenas para pessoas que se encaixam em um molde específico, para pessoas cujas vidas parecem estar todas resolvidas ou para pessoas que nunca tiveram dificuldades.

Nosso Salvador viveu, ensinou e morreu por todos. Se encontramos cura nesta vida ou na próxima, Ele promete andar amorosamente ao nosso lado enquanto retornamos para casa.

Fonte: LDS Living

| Vida dos Santos dos Últimos Dias

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *