Seja o companheiro ideal

*Companheiro ideal*
Na última semana, o Brasil presenciou algo que chocou milhares. Mesmo com toda a questão política acontecendo, o assunto mais comentado foi o término do casamento que durou 26 anos, entre Fátima Bernardes e Willian Bonner. O ex-casal com certeza é referencia na emissora onde trabalham. Milhares de fãs ficaram arrasados. O facebook estava cheio de comentários como: “não acredito mais nessa instituição falida chamada casamento”, ou também se lia: “minha esperança sobre o verdadeiro amor foi por água abaixo”. Infelizmente, muitos comentários maldosos também apareceram. Embora ninguém saiba o motivo da separação, é lamentável ver um casamento de 26 anos ser desfeito, seja ele de quem for. Você pode se perguntar: como fazer para evitar tais coisas? Como ser o companheiro (a) ideal? Hoje, algumas crenças e conselhos serão apresentados com o intuito de ajudar as pessoas não só a manterem um casamento por toda vida, como também se tornar o companheiro (a) ideal.
A doutrina do Casamento Eterno

Experimente ser você o companheiro ideal.
Para os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, o casamento não é uma instituição falida! Eles acreditam no casamento eterno. Acreditam que amor e tolerância são princípios fundamentais para se manter um relacionamento duradouro. A Igreja incentiva os casais a terem atividades salutares e nunca deixar de namorar. O Presidente Cruz, Presidente da Missão Porto Alegre e Ex-Setenta de Área compartilhava frequentemente que, toda quinta feira ele e a esposa saiam para namorar e aquecer o relacionamento. Tratar o companheiro (a) com carinho faz com que os relacionamentos possam perdurar por toda vida.
A busca pelo companheiro (a) ideal
Muitos passam anos procurado um companheiro ou companheira ideal, alguns fazem listas de qualidades que querem encontrar no futuro parceiro (a). É comum ver pessoas criando na mente companheiros perfeitos, e se frustando repetidas vezes com os erros cometido pela pessoa à qual o coração está sendo entregue. Sobre isso o Élder Bednar declarou: “Você tem uma lista com as qualidades do rapaz/moça perfeito (a)? Mas que estupidez… Que tipo de tolo faria isso? Eu garanto que se vocês trabalharem juntos, com a ajuda de Deus, Ele os ajudará a conseguir um casamento feliz. Você não acha um casamento feliz, você cria um por meio do esforço diário. A lista de qualidades perfeitas deve ser para você e não para seu futuro companheiro(a)”.
Se for ter uma lista de perfeição, que seja própria. Só assim, um casamento duradouro pode ser construído.
Entregar o coração

Entregue eu coração ao companheiro ideal
No geral, há uma grande preocupação sobre a quem o coração deve ser entregue. Não existe um eleito ou eleita para aquela pessoa específica. Amizade, afinidade e confiança é um divisor de águas para a escolha do companheiro eterno.Porém, o Elder Holland disse:
“Em uma amizade ou namoro, não quero que vocês gastem sequer cinco minutos com alguém que lhes despreze, que lhes critique constantemente, que seja cruel com vocês e que ainda chame isso de humor. A vida é dura o suficiente já sem ter uma pessoa que, no lugar de amar você, esteja acabando com sua autoestima, seu senso de dignidade, sua confiança e sua alegria. Aos cuidados da pessoa que diz amar você, você merece ser física e emocionalmente seguro.”
Seu coração é precioso para ser entregue a alguém que não te dá o devido valor. Ele é precioso para você ouvir críticas constantes, nenhum casamento estabelecido nos alicerces do Salvador pode ser construído com críticas, desprezo e crueldade.
Companheiros ideais
A verdade é que para se tornar um companheiro (a) ideal, é necessário tempo, esforço e coragem. Casamentos bem sucedidos não acontecem do dia para noite. A parede da casa é feita com a fé, a cimento é feito com o arrependimento, a cerâmica com o perdão, os quartos com a esperança, o acabamento com a tolerância e as vigas (ou alicerces) com a caridade.
Para ser um companheiro ideal, fé, arrependimento, perdão, esperança, tolerância e caridade precisam estar enraizados ou em desenvolvimento no coração, mente e ações.
Leia também: Família uma Proclamação ao mundo. (aqui)