fbpx

Não tenho grana para ir ao FSY. O que devo fazer?

fsy

FSY

FSY (For Strength Youth) é um dos eventos mais esperados do ano. E olhem só, já está chegando! Em fevereiro, jovens d’ A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias do Brasil inteiro irão se reunir em diversos sítios diferentes no feriado do carnaval.

Essa atividade é chamada de acampamento. O FSY é um desses programas. Há no Brasil, um rodízio das estacas que participam desse programa. As que não recebemo FSY, fazem acampamentos com os próprios jovens da região. Para os jovens adultos solteiros, o Crejas de cada região organiza um programa parecido.

Qual o intuito do FSY?

O intuito do FSY sempre é fortalecer e nutrir o espírito de cada participante. Existem diversos testemunhos dos participantes, afirmando sobre o poder transformador que esse programa teve em suas vidas. Muitos rapazes e moças receberam um vigoroso testemunho do Salvador, outros descobriram por si mesmos que o Livro de Mórmon é um livro inspirado por Deus.

Alguns rapazes tomam a coragem necessária para servir uma missão, moças recebem um convite direto do Senhor para servir. Praticamente todos garantem que é impossível não sentir o espírito. Muito trabalho é feito para que tudo ocorra harmonicamente. Os instrutores que vão orientar os jovens recebem treinamentos constantes, tudo se inicia meses antes do evento. O Senhor guia e instrui todos os envolvidos.

To sem grana, e agora?

fsy

Você precisa participar do FSY (imagem via: hotelgreenhill-com.br)

Esse maravilhoso programa tem um custo financeiro elevado. A infra-estrutura requer isso. Cada jovem que irá participar precisa fazer um esforço real. Embora algumas estacas ajudem financeiramente, elas não cobrem todo o valor. Calma, não entre em desespero. Hoje, vocês verão algumas idéias para arrecadar esse valor.

1- Economize o máximo que puder

Se você quer estar no FSY e passar por todas essas experiências acima, não meça esforços! Economize cada centavo. Junte o quanto puder. Moedas em um cofrinho, trocados que seus familiares te dão e o troco do lanche da escola. Talvez alguns amigos os convidem para tomar um sorvete ou comer um hambúrguer, você pode gentilmente recusar e guardar o dinheiro que lá gastaria. Começando assim, você verá que ganha mais do que imagina! Corte os gastos desnecessários e use esse dinheiro para o FSY!

2- Estabeleça uma meta semanal ou mensal

Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve. Se sua estaca vai participar do FSY esse próximo ano, já pergunte pro seu bispo o valor que precisa juntar. Divida esse valor em uma visão mensal, depois divida por uma semanal. Quando o bispo falar o valor, provavelmente você se assustará, mas à medida que dividi isso em meses e semanas, você vai perceber que é possível juntar essa grana. Você vai ver quer participar desse evento exigirá sacrifício, todavia vai valer a pena!

3- Faça uma atividade na Igreja para arrecadar fundos

O Manual de Instrução da Igreja sugere:

“Geralmente, não se aprovam atividades para angariar fundos porque as atividades da estaca e das alas devem ser pagas com o fundo de orçamento. Como exceção, o presidente de estaca ou o bispo pode autorizar uma atividade por ano para angariar fundos para determinado grupo. Esse tipo de atividade pode ser realizado para levantar fundos somente para os seguintes propósitos:
1. Ajudar a financiar os gastos de um acampamento anual ou uma atividade semelhante, conforme explicado no item 13.2.8
2. Ajudar a comprar equipamentos de que a unidade precisa para os acampamentos anuais, conforme explicado no item 13.2.9.

Se for realizada uma atividade para angariar fundos, ela deve oferecer um serviço ou artigo útil. Ela deve ser uma experiência positiva que incentive a união de seus participantes.” (Manual 2: Administração da Igreja: Atividades 13.6.8)

4- Faça serviços no bairro e entre membros

Você pode pensar: “eu não tenho trabalho, é impossível juntar tanto dinheiro só com os meus trocados!” Então… Se ofereça para fazer serviços! No seu bairro deve ter muito quintais para limpar, carros para lavar, crianças para cuidar e outras coisas simples.  Basta ter foco e força de vontade.

Conclusão

Ir ao FSY  é uma meta alcançável. Na verdade, com organização e esforço ela é absolutamente possível. Não é necessário perder esse banquete espiritual por falta de dinheiro. Essas técnicas podem ser usadas para todos os acampamentos da Igreja, pois cada um deles oferecem proteção aos jovens em uma data marcada pela “diversão mundana”. Todos os jovens que escolherem ir ao FSY ou qualquer outro acampamento na época do carnaval, estarão espiritualmente mais seguros e voltarão com um testemunho ainda maior do Salvador do mundo.

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Ronigledison Oliveira
Missionário retornado, adora a história da Igreja e suas doutrinas. Ama futebol e sair com os amigos.
musica
Que tipo de música os mórmons ouvem?
estudar as escrituras - Bíblia aberta
Cinco razões para estudar as escrituras diariamente

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *