Ensinamentos mórmons e as áreas de Conhecimento do Enem
Mórmons e as áreas de Conhecimento do Enem
“Mas é bom ser instruído, quando se dá ouvidos aos conselhos de Deus.” (2 Néfi 9:29)
A edição do Enem de 2016 acontecerá no fim de semana dos dias 05 e 06 de novembro. Tão próximo a data da prova, é normal que o estresse dos estudantes aumente. Medo e apreensão passam a fazer parte da rotina, afinal, estamos falando do futuro profissional de milhares de jovens brasileiros.
Acalme-se os ensinamentos mórmons e as áreas de conhecimento do Enem estão ligados e isto poderá te favorecer. O primeiro ensinamento mórmon que pode ajudar o candidato a se sentir mais tranquilo e confiante, é a certeza de que o Pai Celestial deseja te ajudar. Todo conhecimento adquirido nesta vida, será uma vantagem no mundo vindouro. Estudar traz benefícios para a vida terrena e para toda a eternidade.
O Senhor estará comprometido a fazer a parte Dele. Você também precisa fazer a sua. Que tal começar a prova (e todos os seus dias de estudo) com uma oração? Orar poderá te auxiliar a recordar dos vários assuntos que você estudou.
Outra coisa importante é se qualificar. Será mais fácil o Senhor te abençoar se esta bênção representar o resultado de sua diligência. Todos são filhos do Pai Celestial e querem ser aprovados. Não existem vagas suficientes nas universidades públicas do Brasil. É uma realidade triste…
Depois que uma pessoa realiza tudo aquilo que dependia dela é tempo de confiar no Senhor. O Pai te guiará para que tenha acesso ao melhor ensino superior possível, segundo sua qualificação. Veja a seguir, como os ensinamentos mórmons e as áreas do Enem se relacionam:
Ciências humanas e suas tecnologias
Estamos falando aqui das disciplinas de: História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Se exige que os candidatos sejam capazes de: compreender elementos culturais que constituem as identidades, ver as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socieconômicas e de poder. Ter domínio de processos históricos e seus impactos socais.
A religião pode ser vista como um destes produtos sociais e objeto de estudo de todas as seguintes áreas mencionadas. Ainda que em termos científicos fé e religião caminhem separados, o mormonismo em especifíco, não brigou com a escola.
Os mórmons acreditam que o conhecimento histórico e geográfico são fundamentais para a compreensão da sociedade. A igreja, procura defender sua verdade doutinária mas ao mesmo tempo valoriza e permite as diferenças regionais. Por isso, cada ala e estaca tem liberdade de organizar suas atividades. Esta também é uma das razões porque são realizadas reuniões de comitê.
Mas, como aplicar os ensinamentos mórmons e as áreas de conhecimento do Enem? Aprender sobre o contexto histórico da restauração do evangelho. A validade historiográfica do Livro de Mórmon. A migração dos mórmons nos EUA, crescimento da igreja ao redor do mundo, amplia seu conhecimento e te favorecerá no Enem.
Ciências da natureza e suas teconologias
Vai dizer que conhecimentos na área de: Química, Física e Biologia; não servem para compreender melhor a criação? O Pai Celestial é um grande biólogo, físico e químico. Basta você analisar a diversidade de ecossistemas que Ele criou.
O rompimento dos paradigmas da Física mecânica criada por Newton e a abertura de horizontes trazidas por Einstein, permitem a mente humana reflexões incrivéis. A Einstein atribui-se a seguinte frase:
“Existem apenas duas maneiras de ver a vida. Uma é pensar que não existem milagres e a outra é que tudo é um milagre.”
Os ensinamentos mórmons e as áreas de Conhecimento do Enem se cruzam na crença de que o Homem foi criado a imagem de Deus. Compare o que sabe sobre química, física e biologia com as doutrinas do Plano de Salvação. Um pouco de física quântica talvez te ajude a compreender alguns conceitos religiosos, como por exemplo o que é o espírito:
“O espírito é matéria, porém mais refinado e puro do que os elementos ou a matéria mortal.”(D&C 131:07)
O bom candidato deverá, aplicar as ideias dessas disciplinas e ser capaz de compreender o papel deste conhecimento no desenvolvimento econômico e social da humanidade. O candidato precisa ser capaz de associar a ação humana e sua relação com a conservação e degradação ambiental. Para tanto, necessita dominar metódos e procedimentos próprios das ciências naturais.
Linguagens, códigos, suas tecnologias e redação
Não é possível que todas as oportunidades de uso da Língua Portuguesa, que você teve na igreja não serviram para nada. Começando dos comentários em aula, leituras sistematizada das escrituras. Discursos e ministração de classes. Tudo isso certamente te ajudará a ser capaz de organizar e expressar bem suas ideias.
As Conferências Gerais, são também oportunidades únicas para melhorar seu conhecimento de: Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) e Artes. Os oradores não se cansam de mencionar autores clássicos e famosos. A leitura deveria ser parte da vida cotidiana dos membros da igreja.
Mais um anexo poderia ser feito em relação a língua estrangeira… Que tal montar um grupo de estudo com membros e não membros e convidar os missionários para participarem das aulas. Muitos deles são nativos de outros países e falam estes idiomas como primeira língua.
Falando em ensinamentos mórmons e as áreas de Conhecimento do Enem, não é possível se esquecer da lei de saúde do Senhor. Nada melhor para entender de Educação Física, do que a Palavra de Sabedoria. Princípios práticos que te ajudam a aprender a maneira correta de cuidar de seu corpo.
Os desafios de compreender teconologias da informação e comunicação, não são somente seus. Veja o que disse o Presidente Dieter F. Uchtdorf na última conferência:
“estou cercado de tecnologia da computação. Tenho um endereço de e-mail, uma conta no Twitter e uma página no Facebook. Possuo um smartphone, um tablet, um laptop e uma câmera digital. E, por mais que minhas habilidades tecnológicas não estejam à altura de qualquer criança de 7 anos de idade, eu me saio bem para um septuagenário.” [1]
O estudo constante do evangelho pode te ajudar a ser melhor intepretando, compreendendo gêneros textuais, sistemas de comunicação e informação. Participação ativa nas atividades da igreja servem de suporte para o uso da linguagem corporal e a formação da identidade. Ações sociais como o Programa Mãos que Ajudam podem alterar sua perspectiva sobre cidadania.
No quesito arte, chega a ser chato mencionar o valor que a igreja dá ao assunto. Ela estimula a participação de seus fiéis em corais. Festivais e shows de talentos. A igreja conta com uma ampla produção de gravuras e estátuas sobre os mais variados temas mórmons.
Matemática e suas tecnologias
Através da Matemática as pessoas adquiriram conhecimento numérico, geomêtrico e estatístico. A matemática possibilita a mensuração das probabilidades. Se você pretende ser um líder eficaz, é bom que comece a aprender a trabalhar com números.
Veja que interessante o gráfico a seguir:
A vida se mede em números. Quantos membros em uma ala, quantas alas em uma estaca. O número de missionários no campo e o número de batismo durante um mês. Quantas aulas precisam ser ministradas e a divisão delas nos domingos do ano. É impossível realizar uma boa administração sem um domínio numérico da situação.
A parte mais legal do uso de números na igreja, é que eles sempre representam a quantidade de filhos do Pai Celestial que estão sendo beneficiados pelos princípios do evangelho.
Estes foram alguns exemplos de como os ensinamentos mórmons e as áreas de conhecimento do Enem podem ser compativéis. Que este final de semana seja de sucesso aos jovens membros que realizarão as provas.
Bibliografia
Edital Enem 2016. (aqui)
Quem disse.com (aqui)
[1] Oh! Quão grande é o Plano de Nosso Deus! Dieter F. Uchtdorf, Conferência Geral, outubro 2016. (aqui)