fbpx

Por que a Igreja de Jesus Cristo não faz batismo de bebês?

Toda pessoa que tenha alcançado a idade de responsabilidade e é capaz de discernir entre o bem e o mal, deve ser batizada. Doutrina e Convênios 29:46-47 indica que as crianças pequenas vivem em Cristo e não podem pecar, assim não necessitam ser batizados até que entendam a diferença entre o bem e o mal.

Ao ser membro da Igreja de Jesus Cristo desde pequena, tive professoras que me ensinaram a diferença entre o bem e o mal, e que tinha o livre arbítrio para tomar as decisões que definiriam meu futuro. Com o tempo, tomei a consciência de que as pequenas brincadeiras que fazia na escola não eram corretas e deixei de fazê-las porque podia diferenciar o bom do mal. Dei-me conta do grande amor que o Pai Celestial tinha e senti que deveria segui-Lo.

Ao completar 8 anos de idade, igual a meus irmãos e irmãs, tomei a decisão de ser batizada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias porque sentia que era o correto e estava preparada para obedecer os mandamentos do Senhor.

“E seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade; e receberão a imposição de mãos”. (D&C 68:27)

Para poder batizar-me deveria receber as lições das missionárias de meu bairro. Elas me explicaram o significado do batismo, o que ele implicava e as bênçãos que teria ao fazê-lo. Era uma lição a cada dia. Quando completei as lições elas finalmente me perguntaram se realmente queria ser batizada e eu respondi que sim.

O batismo de bebês

Então, por que não se deve batizar crianças menores de 8 anos?

Na Igreja, as crianças pequenas não são batizadas antes dessa idade porque não são capazes de pecar. Quando Jesus falou das crianças pequenas, ele disse: “porque delas é o Reino dos céus”(Mateus 19:14). As crianças pequenas não são capazes de discernir entre o bem e o mal. Também não teria sentido ser batizado se você não está ciente do que significa.

O batismo é a primeira ordenança do evangelho. Ao sermos batizados aceitamos a Deus em nossa vida e nos convertemos em seus discípulos e guardamos seus mandamentos até o fim de nossas vidas. Em troca, nosso Pai Celestial nos promete perdoar nossos pecados e permite-nos voltar a viver com Ele, sempre e quando cumpramos com nossos convênios.

No entanto, nem todos têm a oportunidade de serem batizados nessa idade, porque eles conhecem a Igreja quando são adolescentes ou adultos; ou eles não se sentem preparados para tomar tal decisão e decidem adiá-la.

Nesse caso, minha resposta para eles seria: quando se sentir disposto a aceitar Cristo em sua vida, seguir seus mandamentos até o fim será a idade perfeita para se  batizar. Nunca é tarde para um novo começo em sua vida!


Esse artigo foi publicado originalmente em espanhol, escrito por Venus Alvarado (aqui). Traduzido para o português por Inaê Leandro.

Veja também: A vida e o espírito de uma criança antes de seu nascimento

| Vida dos Santos dos Últimos Dias
Publicado por: Inaê Leandro
Inaê Leandro é estudante de Administração, escritora e foi Jovem Senadora em terceiro lugar por Minas Gerais, no Prêmio Jovem Senador, do Senado Federal. Atua como voluntária no Instituto Oikon e mantém juntamente com amigos, o site suscitare.com.br.
Templo de Campinas
A Relevância de ver-se no Templo Sagrado
Por que Joseph Smith recebeu as Placas no dia da Festa das Trombetas?

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *