Dificuldades Para Namorar
Os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são agraciados por terem profetas e apóstolos vivos. Esses líderes são uma inspiração em diversos pontos da vida dos humildes santos. Constantemente recebem instruções em vários aspectos da vida, inclusive nos de questão amorosa.
Os líderes tem despendido muito tempo em ajudar os jovens da Igreja a tomarem a mais importante decisão da vida: o casamento eterno. Como disse o Elder Robert D. Hales: “A senda que leva ao casamento passa pelo terreno que se chama namoro!”[1]
Por que tenho dificuldade em namorar?
A verdade é que não há uma resposta exata para isso, cada caso é um caso. Porém, é possível delinear alguns pontos importantes para compreender os desafios enfretados ao se namorar.
Vença o orgulho
Será que o problema está em mim? Tenho feito algo errado? Após um mapeamento sincero, o Espírito Santo vai indicar os pontos que você pode melhorar, e te consolar com a paz necessária para saber que às vezes a culpa não é sua. Acredite você ou não namorar é algo complicado. Diversos santos fiéis permanecem solteiros por muitos anos, porque simplesmente relacionamento à dois é um dos maiores desafios da esfera mortal. Não é um passe de mágica e não acontece no tempo que as pessoas querem.
A humildade é o melhor caminho para vencer o orgulho. A caridade é o melhor caminho para o relacionamento fluir. Sem paciência um relacionamento não se sustenta.
Vença o medo
As escrituras contém pelo meno 360 vezes a expressão “não temas”. Muitos deixam de namorar por medo. Mas medo do que? Do desconhecido, do novo, do diferente. O medo vem acompanhado com a inflexibilidade, muitas vezes grandes oportunidades de casamento são perdidas só por isso. Um membro adulto solteiro de 35 anos certa vez disse: “já fui noivo duas vezes, e não me casei por medo. Sinto que deixei duas vezes uma grande oportunidade passar. ” Se este for o seu motivo, clame como fez o pai do filho endemoniado para o Messias: “Eu creio Senhor! Ajuda minha incredulidade.” (Marcos 9:24)
Tenha esperança
Uma grandiosa lição dada pelo Senhor está em Isaías 55: 6-7: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que à terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.”
Acredite, confie e continue seguindo os conselhos dos líderes gerais, locais e do Santo Espírito, dessa forma você entenderá a vontade do Senhor e poderá ser mais feliz, independente do fato de estar solteiro, namorando, casado ou divorciado.
[1] Enfrentar os desafios do mundo atual. Élder Robert D. Hales, Conferência Geral, Outubro 2015.
5
Obrigado amigo Ronigledison Oliveira pelo belo artigo. Como Presidente de Ramo, tenho alguns jovens adultos com essas dificuldades no namoro. Seu artigo vai ajudar muito. Parabens.
Presidente, obrigado pelo comentário. Rogo que você consiga de fato ajudar os jovens!
Um forte abraço.
4
Quando eu fiz 16 anos eu me ansiava pra namorar, eu tive e ainda tenho umas dificuldades pessoais que estou tentando superar a todo momento, eu creio que deus sabe a hora exata de alguém namorar, eu estou esperando pacientemente esse dia chegar, mas não tenho paciência nenhuma, eu acho que o momento é agora, o apostolo paulo nos deu um escape para que possamos suportar as tentações e as adversidades, eu procuro da melhor forma possível viver a lei da castidade, as tentações são fortes e temos que confiar em deus pra que possamos vencer os desafios.
O casal Christorfesson nos deu uma mensagem via satélite na Guatemala dizendo os perigos de namorar alguém que não é da igreja, eu já me interessei por inúmeras moças fora da igreja, agora eu tenho que orar e vencer alguns hábitos que não são agradáveis a deus pra que eu tenha a influência do espirito santo.
Não desista, como eu disse acima, esse assunto é muito delicado. Abraços.
4.5