Os templos de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são conhecidos por serem sempre bonitos e se destacarem nos espaços e locais onde são construídos.
Suas localizações e construções seguem um tipo de padrão: anúncio de cidade e país, anúncio de localização e endereço, divulgação da renderização do projeto, cerimônia de abertura de terra e início das obras. Após essa etapa, o templo é aberto para uma visitação pública e então ele é dedicado e passa a ser frequentado apenas por membros da Igreja.
Em geral, os templos são edificados em terrenos novos, em espaços onde nada havia sido construído antes. No entanto, essa não é uma regra. Um exemplo disso é o templo da Bélgica, um dos mais recentes a entrar em fase de construção, que será erguido a partir de um edifício já existente. Além do Templo de Bruxelas, conheça outros templos da Igreja que também foram construídos a partir de edificações já existentes.

Templo de Bruxelas, Bélgica
O Templo de Bruxelas será a primeira Casa do Senhor para os Santos dos Últimos Dias na Bélgica. Foi anunciado pelo falecido Presidente Nelson em 4 de abril de 2021, como um dos 20 templos identificados naquela Conferência Geral. Atualmente, cerca de 7 mil Santos dos Últimos Dias residem na Bélgica.
O templo será construído dentro de um edifício existente em uma área metropolitana, planejado como um templo de múltiplos andares com aproximadamente 2300 metros quadrados. O edifício na Avenue des Arts 52, em Bruxelas, também abrigará uma capela e instalações de chegada para o templo.
A construção terá início com uma dedicação do local marcada para 22 de novembro. Por se tratar de um edifício já existente, não haverá cerimônia tradicional de abertura de terra. Uma cerimônia simbólica será realizada dentro do prédio, com um breve programa e oração dedicatória, presidida pelo Élder Jack N. Gerard, Setenta Autoridade Geral e primeiro conselheiro na Presidência da Área Europa Central.

Templo de Copenhague, Dinamarca
O Templo de Copenhague foi o 118º templo dedicado da Igreja. Ele foi convertido da antiga Capela Priorvej, em Frederiksberg, dedicada em 14 de junho de 1931 pelo Élder John A. Widtsoe, do Quórum dos Doze Apóstolos.
O templo possui cerca de 23 mil metros quadrados e passou por uma renovação completa para cumprir seu propósito sagrado. Durante a dedicação, o Presidente Gordon B. Hinckley afirmou que o interior do templo era “todo novo”.
O edifício manteve muitos elementos da capela original, como o exterior de tijolos vermelhos moldados à mão e a porta de entrada, enquanto foram adicionados degraus de granito, um espelho d’água e um jardim privado.
O templo foi anunciado em 17 de março de 1999 e dedicado em 23 de maio de 2004, sem cerimônia de abertura de terra. Entre 1 e 15 de maio de 2004, o público pôde visitar o templo durante a Casa Aberta. O Templo de Copenhague e o Templo de Manhattan, Nova York, também construído a partir de um edifício existente, foram dedicados com um mês de diferença em 2004.

Templo de Manhattan, Nova York
O Templo de Manhattan, Nova York, foi o 119º templo dedicado da Igreja e um dos poucos construídos a partir de um edifício já existente em uma grande metrópole. Erguido em meio à movimentada paisagem urbana de Nova York, o templo foi adaptado a partir de um edifício sede de estaca localizado em um prédio de seis andares pertencente à Igreja.
Os quatro andares superiores (1º, 2º, 5º e 6º) foram convertidos para abrigar as salas do templo, enquanto o 3º e o 4º andares mantêm uma capela e escritórios administrativos.
Inspirado no modelo do Templo de Hong Kong, o projeto aproveitou a estrutura já existente, criando uma Casa do Senhor funcional e integrada ao cenário urbano. O edifício, revestido de granito claro, possui área total de cerca de 1900 metros quadrados.
A construção do templo foi anunciada em 7 de agosto de 2002, poucos meses após o Presidente Gordon B. Hinckley prometer, em uma conferência regional, que um templo seria erguido em Manhattan dentro de dois anos. Em 23 de setembro do mesmo ano, o Élder Spencer J. Condie, dos Setenta, dedicou o local para a construção.
O templo foi aberto ao público de 8 de maio a 5 de junho de 2004, atraindo grande atenção da mídia nacional e internacional. No dia 13 de junho de 2004, o Presidente Hinckley dedicou o templo em quatro sessões, com a assistência do Élder Robert D. Hales.
Durante o evento, o Presidente Hinckley relembrou o momento em que havia visitado Manhattan dois anos antes e prometido estabelecer ali uma Casa do Senhor. “Voltei para cumprir essa promessa”, declarou. Em sua oração dedicatória, ele expressou:
“Pai, há tanto mal no mundo — tanto conflito e inumanidade do homem para com o homem. Rogamos que haja paz onde há guerra, reconciliação onde há conflito, e que a bondade e o amor substituam o ódio e a inimizade.”
Em 2 de março de 2024, o templo foi fechado para uma ampla reforma, prevista para durar cerca de três anos.

Templo de Vernal, Utah
O Templo de Vernal foi o 51º templo dedicado da Igreja. Ele foi construído a partir do histórico Tabernáculo Uintah, dedicado em 1907 e construído ao longo de sete anos. Esse foi o primeiro tabernáculo convertido em templo.
A transformação foi descrita pelo gerente do projeto, Lloyd Hess, como o destaque de sua carreira, dado o caráter de restauração do trabalho. Feito de tijolos de argila, o templo mantém o exterior original, enquanto um novo edifício foi construído dentro da estrutura existente.
O interior do Tabernáculo Uintah foi completamente removido para acomodar as características do templo, e uma adição foi construída no lado leste.
Um morador local doou uma casa centenária, feita com tijolos semelhantes aos do tabernáculo, que foram usados para substituir cerca de 1.500 tijolos danificados. Aproximadamente 1.128 voluntários dedicaram mais de 5 mil horas para desmontar a casa e resgatar 16 mil tijolos.
O templo foi anunciado em 13 de fevereiro de 1994. A abertura de terra ocorreu em 13 de maio de 1995, presidida pelo Presidente Gordon B. Hinckley, que também dedicou o templo em 11 sessões, de 2 a 4 de novembro de 1997.

Templo de Provo City Center
O Templo de Provo City Center foi o 150º templo dedicado da Igreja. Ele foi construído a partir dos remanescentes do histórico Tabernáculo de Provo, destruído por um incêndio em 17 de dezembro de 2010.
O Presidente Thomas S. Monson anunciou em outubro de 2011 que a Igreja reconstruiria o Tabernáculo com “total preservação e restauração do exterior” para transformá-lo no segundo templo da cidade. A escavação e o trabalho de fundação foram realizados sob a estrutura externa remanescente.
O interior apresenta um design vitoriano, preservando a beleza histórica, e elementos sobreviventes, como molduras de madeira, foram usados como modelos para a nova marcenaria. A construção foi concluída em 17 de dezembro de 2015, exatamente cinco anos após o incêndio.
O templo foi anunciado em 1º de outubro de 2011. A abertura de terra ocorreu em 12 de maio de 2012, presidida pelo Élder Jeffrey R. Holland. Mais de 800 mil visitantes participaram da visitação pública, de 15 de janeiro a 5 de março de 2016. O Élder Dallin H. Oaks dedicou o templo em 20 de março de 2016, e a celebração cultural na noite anterior foi intitulada “Beleza por Cinzas”.

Conclusão
Cada templo é único em vários aspectos, e estes ainda apresentam essa curiosidade em sua história. Mas todos eles são Casas do Senhor na terra, e servem para o mesmo propósito: abençoar os Filhos de Deus desde e do outro lado do véu.
Em Copenhague, a conversão permitiu à Igreja conquistar um terreno e localização raros, sendo considerada um “milagre”. Em Vernal, a reutilização do Tabernáculo Uintah homenageou o “grande espírito de fé e sacrifício” dos santos pioneiros.
Já projetos como o futuro Templo de Bruxelas e o Templo de Manhattan demonstram a adaptabilidade da Igreja para estabelecer templos em centros urbanos.
Por fim, o Presidente Russell M. Nelson nos ensina e lembra qual o verdadeiro propósito de cada templo construído:
“A adoração frequente no templo nos ajudará. Na Casa do Senhor, nós nos concentramos em Jesus Cristo. Aprendemos a respeito Dele. Fazemos convênios de segui-Lo. Passamos a conhecê-Lo. Ao cumprirmos nossos convênios do templo, obtemos mais acesso ao poder fortalecedor do Senhor. No templo, recebemos proteção contra os ataques do mundo. Vivenciamos o puro amor de Jesus Cristo e de nosso Pai Celestial em grande abundância. Sentimos paz e confirmação espiritual, que contrastam com a turbulência do mundo.
Eis minha promessa a vocês: cada pessoa que busca sinceramente a Jesus Cristo O encontrará no templo. Vocês sentirão Sua misericórdia. Encontrarão respostas para suas dúvidas mais inquietantes. Compreenderão melhor a alegria de Seu evangelho.”
Fonte: Church News
Veja também
- Como os templos nos aproximam de Jesus Cristo
- O que é o batismo pelos mortos e por que os santos dos últimos dias o pratica