fbpx

O papel do Anjo Morôni na contínua Restauração: Dramaticamente anunciado por um terremoto

Desde sua aparição ao jovem Joseph Smith de 17 anos, na noite de 21 de setembro de 1823, o Anjo Morôni tem sido uma figura central e um símbolo da contínua restauração da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Durante 127 anos no topo da torre mais alta do Templo de Salt Lake, a bela estátua dourada do Anjo Morôni sobreviveu a um tornado de magnitude F2 em 1999, sem danos que atingiu diretamente a Praça do Templo.

Terremoto de 5.7 de magnitude

Em 18 de março de 2020, logo após as melhorias e a renovações sísmicas do Templo de Salt Lake começarem em 2 de janeiro de 2020, um terremoto de magnitude 5,7 atingiu Utah, centralizado perto de Magna, que fica a apenas 16 quilômetros do Templo.

A estátua do Anjo Morôni parecia imune a qualquer sinal de danos climáticos ou sísmicos por mais de 100 anos.

No entanto, após o terremoto em 18 de março, a trombeta do anjo caiu da estátua após o terremoto e algumas das pedras de apoio da estátua haviam se movido.

O design e a construção do Templo de Salt Lake

Brigham Young começou o projeto e a construção do Templo de Salt Lake imediatamente após entrar no vale salgado em 1847. Apenas dois dias após explorar o vale: “Brigham Young parou de repente e fincou a bengala no solo e exclamou: ‘Aqui será construído o Templo do nosso Deus.’”

Em seu discurso na última conferência geral intitulado “Um bom fundamento para o futuro”, o Élder Gary. E. Stevenson descreve em detalhes o design e a construção do Templo de Salt Lake, incluindo as questões modernas relativas à melhoria de sua capacidade de resistir a maiores terremotos.

Como profetizado por Isaías, “O monte da casa do Senhor se firmará no cume dos montes” (Isaías 2:2).

Na conferência geral de abril de 1851, foi unânime o apoio à moção para “construir um templo em nome do Senhor” e dois anos depois, em abril de 1853, o local foi dedicado por Heber C. Kimball, com a participação de milhares de pessoas.

Centro de Conferências

O Élder Stevenson citou desde o relatório do Bispado Presidente até Primeira Presidência, assim como suas próprias observações sobre o processo de construção deste magnífico templo.

“Ao relembrar essa breve história, fico admirado com a visão profética de Brigham Young. Primeiro ao assegurar, na medida do possível, e usando os métodos de construção disponíveis na época e no local, que o Templo de Salt Lake seria construído de uma maneira a perdurar por todo o Milênio e, depois, ao profetizar sobre o crescimento do número de templos no mundo todo, centenas de templos.”

“A melhor engenharia, mão de obra qualificada, materiais de construção, mobília e outros recursos disponíveis na época… O exterior em granito e as vigas de piso e de sustentação interiores estão em bom estado. Estudos recentes confirmam que a localização escolhida por Brigham Young para o templo tem solo bem firme e excelente qualidade de compactação do solo.”

“Como talvez se lembrem, o próprio presidente Brigham Young esteve envolvido em muitos detalhes da construção da fundação original, que tem cumprido bem seu propósito nos últimos 127 anos. O pacote de modernização sísmica recém-proposto utilizaria tecnologia de isolamento de base, que não foi prevista na construção original. Essa é considerada a mais moderna proteção para terremotos da engenharia.”

“Durante os próximos anos, que essas melhorias no Templo de Salt Lake nos inspirem como indivíduos e famílias para que todos nós, metaforicamente, estejamos edificados de maneira que perduremos por todo o milênio.”

“Faremos isso ao seguirmos as instruções do apóstolo Paulo de entesourarmos “um bom fundamento para o futuro, para que [possamos] alcançar a vida eterna.”

A implementação da “tecnologia de isolamento de base” – a mais recente das melhorias sísmicas – garantirá que o Templo de Salt Lake seja capaz de cumprir a profecia de Brigham Young sobre o templo que duraria até o Milênio.

O anjo do templo de Nauvoo e o cata-vento

Agora vamos traçar o desenvolvimento do anjo no templo, do templo de Nauvoo até templo de Salt Lake.

Os cata-ventos eram bastante populares no topo dos edifícios em 1846, quando o Templo de Nauvoo foi construído.

O design do templo de Nauvoo, com seu anjo e cata-vento no auge daquele templo, preparou o caminho para um design muito mais complicado para topo de um templo muito maior, que estava sendo construído em Salt Lake City.

Fiquei empolgado ao encontrar um artigo do Church News, que incluía um desenho arquitetônico do cata-vento/anjo simplificado que estava no topo do Templo de Nauvoo.

“Começou com um cata-vento colocado no topo do recém-concluído Templo de Nauvoo em 1846. Ao longo dos anos, tornou-se o que é, sem dúvida o símbolo mais reconhecido da Igreja.”

Scott Lloyd concluiu sua comparação do templo de Nauvoo e Salt Lake:

“Demorou 40 anos para concluir o Templo [de Salt Lake], no entanto, quando terminou em 1893, os gostos estéticos haviam mudado e os cata-ventos não eram mais utilizados. Em vez disso, uma escultura de um anjo em pé, com folhas de ouro, foi encomendada para enfeitar a torre mais alta do templo.”

Especificações expansivas do Presidente Wilford Woodruff

O Presidente Wilford Woodruff queria uma estátua de anjo maior, muito mais complexa e realista do que o que havia sido feita em Nauvoo. Ele selecionou o escultor Cyrus Dallin para fornecer informações sobre como seria o trabalho e qual anjo deveria ser selecionado.

Cyrus Dallin também foi o escultor do Brigham Young Monument, localizado na calçada norte do cruzamento nas ruas principal e sul do Templo de Salt Lake

O escultor Cyrus Edwin Dallin

Cyrus Dallin nasceu em Utah e tornou-se um escultor famoso, conhecido principalmente por esculpir índios americanos. Seu trabalho mais famoso é “Appeal to the Great Spirit” ou Apelo ao Grande Espírito. Sua obras totalizam mais de 260 esculturas.

Appeal to the Great Spirit”, a obra mais conhecida de Cyrus Dallin, foi esculpida em 1908 e está localizada no Museu de Belas Artes de Boston.

Como Morôni foi escolhido como anjo

Em 1890 o presidente Wilford Woodruff pediu para Cyrus Dallin esculpir uma estátua de anjo para o templo. Dallin também recomendaria o anjo específico a ser representado.

“Dallin estudou as escrituras para se inspirar no que esculpir e se baseou em Morôni – o último profeta do Livro de Mórmon que também apareceu ao profeta Joseph Smith.” Morôni também é considerado o anjo que provavelmente cumpre a profecia em Apocalipse 14: 6-7:

“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para proclamá-lo aos que habitam sobre a terra, e a toda nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória, porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”

O presidente Woodruff concordou muito com a recomendação de Cyrus Dallin.

“Sobre sua experiência na criação da estátua, Dallin disse: ‘Penso que meu ‘Anjo Morôni’ me aproximou de Deus mais do que qualquer coisa que eu já fiz. Para mim, parecia que eu sabia o que significa comungar com os anjos do céu.’”

Um anjo de aproximadamente 4 metros: símbolo de fé

A espetacular estátua dourada do Anjo Morôni foi concluída por Cyrus Dallin em 1892. Ela se tornaria a principal característica do templo e um símbolo de identificação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em todo o mundo.

Feita de cobre martelado, coberto de folhas de ouro e pesando mais de uma tonelada, a estátua de quase quatro metros de altura foi colocada no pináculo de 64 metros de altura do Templo em 6 de abril de 1892, exatamente um ano antes da dedicação do Templo em 6 de abril de 1893.

Remoção da estátua do Anjo Morôni para reparos

Um guindaste foi utilizado para remover a estátua do Anjo Morôni da torre do templo para reparos dos danos causados ​​pelo terremoto e qualquer outro trabalho de reforma que precise ser feito.

Esperamos ansiosamente a restauração da estátua do Anjo Morôni e a renovação da maravilhosa vista do belo Templo de Salt Lake.

Mais um bônus inesperado enquanto nos preparávamos para a conferência

O inesperado terremoto pouco antes da conferência e os danos que causou à estátua do Anjo Morôni no Templo de Salt Lake nos levaram a refletir sobre o significado dessa bela obra de arte, juntamente com sua história e simbolismo.

para o vigor da juventude

Fonte: Meridian Magazine

Recomendado:

Encontrar a Cristo em todos os momentos e em todos os lugares

| Templos

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *