Como é escolhido o presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias?
Pergunta
Não estou desejando o mal de ninguém, mas ao pensar sobre a organização da Igreja, fiquei com uma dúvida. O que acontece quando o presidente da Igreja falece? Como é escolhido o novo profeta?
Resposta
Obrigada por sua pergunta.
Essa é um dúvida frequente entre os membros e não-membros da Igreja. Mas antes de responder, vamos falar sobre alguns detalhes importantes.
A Primeira Presidência e o Quórum dos Doze Apóstolos
O mais alto corpo governante em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a Primeira Presidência, que é formada pelo presidente (o apóstolo com mais tempo servindo como apóstolo) e dois conselheiros. Este corpo de três homens supervisiona o trabalho de toda a Igreja em todos os assuntos de normas, organização e administração.
O segundo mais alto corpo preside no governo da Igreja é o Quórum dos Doze Apóstolos. Os apóstolos servem sob a direção da Primeira Presidência. Eles têm responsabilidades administrativas para supervisionar o progresso e o desenvolvimento da Igreja no mundo todo. A Primeira Presidência e os Doze Apóstolos são considerados, pelos santos dos últimos dias, profetas, videntes e reveladores, que recebem revelação divina e inspiração para guiar a Igreja.
E se algum deles falecer?
A sucessão na presidência da Igreja e a nomeação de um novo presidente, assim como o chamado de um novo apóstolo, acontece de maneira organizada, sem nenhuma espécie de votação, indicação ou campanha de promoção. Os novos líderes são sempre chamados por meio de revelação divina. Veja abaixo o que acontece com a liderança da Igreja de Jesus Cristo quando o presidente atual da Igreja falece:
- A Primeira Presidência é automaticamente dissolvida.
- Os dois conselheiros na Primeira Presidência voltam para suas posições de senioridade no Quórum dos Doze Apóstolos. A senioridade é determinada pela data em que uma pessoa foi ordenada aos Doze, não pela idade.
- O Quórum dos Doze Apóstolos, agora com 14 membros, é liderado pelo apóstolo sênior, que assume a liderança da Igreja.
- O apóstolo sênior preside uma reunião do Quórum dos Doze para considerar duas proposições alternativas:
- A primeira Presidência deve ser reorganizada neste momento?
- A Igreja deve continuar a funcionar com o Quórum dos Doze presidindo?
- Após a discussão, uma moção formal é feita e aceita pelo Quórum dos Doze Apóstolos.
- Se a moção para reorganizar a Primeira Presidência for aprovada, o Quórum dos Doze seleciona, por unanimidade, o novo presidente da Igreja. O novo presidente escolhe dois conselheiros e eles três formam a nova Primeira Presidência. Ao longo da história da Igreja, o apóstolo servindo há mais tempo sempre se tornou o presidente da Igreja quando a Primeira Presidência precisou ser reorganizada.
- Após a reorganização da Primeira Presidência, o segundo apóstolo que está servido há mais tempo é apoiado como presidente do Quórum dos Doze. Quando o segundo apóstolo mais antigo também fizer parte da Primeira Presidência como conselheiro, o terceiro apóstolo mais antigo torna-se presidente interino dos Doze.
- O Presidente do Quórum dos Doze, junto com o resto dos apóstolos, designa* o novo presidente da Igreja formalmente por imposição das mãos.
Depois disso, os líderes se reunem novamente para chamar um novo apóstolo. Se quiser saber como isso acontece, confira o seguinte artigo:
Como são escolhidos novos apóstolos na Igreja de Jesus Cristo?
Dados Históricos
Desde que a Igreja foi formalmente organizada em 6 de abril de 1830, houve 16 presidentes, incluindo o Presidente Thomas S. Monson.
*Depois de aceitar o chamado para servir em uma posição, os membros da Igreja são “designados” para exercer a função. Isso é feito em conformidade com a prática bíblica da imposição de mãos. Um líder do sacerdócio coloca as mãos sobre a cabeça da pessoa que está sendo designada. Ele oferece uma oração, para conceder ao indivíduo a autoridade e capacidade para desempenhar as funções do chamado e confere uma bênção pessoal.