A conferência geral foi cheia de anúncios incríveis este ano. Quando pensamos que tudo havia sido anunciado, nosso profeta, o Presidente Russell M. Nelson, anunciou mais sete templos que serão construídos em vários lugares do mundo. A Rússia terá um templo que será construído em uma cidade grande e ainda não anunciada O país tem um significado especial para o Presidente Nelson.

Suas primeiras visitas à Rússia

a Rússia

Dr. Nelson examinando um modelo de coração humano.

O Presidente Nelson visitou a Rússia pela primeira vez antes de ser chamado para ser apóstolo. Em 1966, ele viajou com um grupo pequeno, representando a American Heart Association para ensinar médicos russos. Ele foi à Rússia novamente, também por causa da medicina, em 1971.

A Rússia e a primeira visita oficial pela Igreja

Em 1987, o Presidente Nelson (na época Élder Nelson), viajou para Moscou. Ele se reuniu com o Presidente do Conselho dos Assuntos Religiosos da URSS e soube que, se uma igreja quisesse ser reconhecida legalmente, seria necessário apresentar documentos, incluindo um pedido de registo, assinado por vinte cidadãos soviéticos que residem na mesma área. O próprio Nelson descreve esta experiência em um vídeo.

Visitas contínuas

Após esta primeira visita à Rússia, o Élder Nelson retornou para lá muitas vezes. Ele passou muito tempo trabalhando para edificar a Igreja lá. Algumas de suas visitas incluem:

1990

a Rússia

Porta de entrada para o Jardim de Verão em São Petersburgo. Fotografia: G. Alexandrova

  • Abril de 1990: visitou Leningrado para falar com os santos sobre a Deidade e vários outros princípios que podem ser aprendidos nas Regras de Fé
    • No dia 26, ele visitou o Jardim de verão em São Petersburgo, o local onde a Rússia foi dedicada em 6 de agosto de 1903. Lá, o Élder Nelson “ofereceu uma oração de gratidão no espírito da rededicação da Rússia.” Uma coisa que o Élder Nelson incluiu na bênção foi que o povo da Rússia tivesse liberdade religiosa.
    • Esta oração foi respondida quando o governo russo reconheceu legalmenteA Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 13 de setembro de 1990.

a Rússia

O Kremlin em Moscou, na Rússia. © R. Savin, Wikimedia Commons

1991

  • Junho de 1991: O Élder Nelson e vários outros líderes da Igreja acompanharam o coro do Tabernáculo Mórmon até Moscou e Leningrado e discursaram em serões e jantares.
    • No dia 25, perto do Kremlin de Moscou, ele ofereceu uma oração apostólica de gratidão e de renovação de comprometimento com a Rússia.
    • No dia 28, o Élder Nelson falou em um encontro de corais. Ele compartilhou sua própria perspectiva sobre a história da Igreja na Rússia.

a Rússia

Voronej, Rússia. Fotografia: Александров

1993 e 2011

  • Maio de 1993: O Élder Nelson visitou Voronej para se reunir com membros e missionários, incluindo seu filho, que estava terminando a missão.
    • No dia 13, o Élder Nelson visitou Saratov para uma reunião missionária e outras reuniões com os líderes do governo.
    • Após esses encontros, viajou para Níjni Novgorod para se encontrar com líderes da Igreja e com os Young Ambassadors (um grupo da BYU que estava fazendo apresentações pelo país de 9-26 de maio). Lá, todos eles foram à Igreja juntos e o filho mais velho do Élder Nelson foi um dos oradores na reunião sacramental.
    • Depois de mais reuniões, entrevistas, seminários e uma apresentação dos Young Ambassadors, eles voltaram para Moscou. Lá, o Élder Nelson apresentou um livro à Biblioteca de Moscou, encontrou-se com líderes do governo e reuniu-se com os missionários.
  • Em 5 de junho de 2011, o Élder Nelson presidiu a organização da primeira estaca da Rússia, em Moscou.

Eu encontrei a maioria dessas informações em um excelente livro chamado Russia and the Restored Gospel [A Rússia e o Evangelho Restaurado], de Gary Browning. É um livro muito interessante e informativo, se você quiser saber mais sobre a história da Igreja na Rússia. Browning também escreveu um artigo para a revista Liahona sobre os santos dos últimos dias na Rússia.

A missão de seu filho

a Rússia

Presidente Russell M. Nelson com seu filho, Russell M. Nelson Jr.

O único homem entre os dez filhos do Presidente Nelson, Russell M. Nelson Jr., foi chamado para servir missão na Rússia. Ele serviu de 1991-1993, logo depois de a área ter sido reaberta para missionários em 1989.

Tenho certeza que qualquer pai ou mãe de missionário pode dizer que o país onde seu filho serve torna-se especial. E tenho certeza que com o Presidente Nelson não é diferente. Isto, combinado com todo o tempo e esforço que o Presidente Nelson despendeu trabalhando para levar o evangelho para a Rússia certamente torna o anúncio de um templo lá extra especial para ele.

Qual dos templos recém anunciados é mais significativo para você e por quê?

Fonte: Mormonhub.com.

Relacionado:

Presidente Nelson Anunciou Sete Novos Templos