O Profeta Joseph Smith e sua gloriosa missão
Joseph Smith e sua gloriosa missão
No interior de Vermont, no dia 23 de dezembro de 1805, nascera uma criança comum, de uma família humilde e fiel a Deus. Joseph Smith e Lucy Mack Smith deram a luz a um menino chamado Joseph Smith Jr. Mal sabiam os pais que aquela pequena criança ajudaria na salvação de milhares de pessoas nesta terra.
Joseph teve uma vida conturbada, cheia de alegrias e desafios. Foi instruído do alto e pode ser considerado um dos maiores profetas da história. Como todo bom homem, teve erros e acertos registrados. Sobre a vida de Joseph, o irmão Callister comentou:
“Por intermédio de Joseph Smith foram restaurados todos os poderes, chaves, ordenanças e ensinamentos necessários para a salvação e a exaltação.” [1]
Sua infância e adolescência
Joseph Smtih teve uma infância comum, como de todas as crianças de sua região. No inicio de sua adolescência, passou a ter uma preocupação maior sobre a sua salvação. De maneira incomum passou a frequentar diversas igrejas de sua região, porém não se filiou a nenhuma delas.
Ele encontrou consolo para suas dúvidas na seguinte escritura:
“Se algum de vós tendes falta de sabedoria, peça a Deus.” [2]
Após ler esta escritura Joseph Smith decidiu orar. Ele foi procurou um lugar tranquilo. Em resposta a esta oração ele recebeu a visita de Deus o Pai e seu filho Jesus Cristo.
Sua gloriosa missão
Naquela ocasião, quando Joseph assumira publicamente ter tido uma visão dos céus, uma perseguição quase que geral foi empreendida. Ele foi zombado, rejeitado, cruelmente machucado e muitas vezes preso. Embora fosse um homem de opinião firme e convicto, nunca cometera um crime digno de suas inúmeras prisões.
Todavia sua missão era sagrada. Em meio a tantas perseguições ele recebeu a visita de seres celestiais, como Pedro, Tiago, João, Elias, João Batista e Moisés. Traduziu pelo poder de Deus “O Livro de Mórmon“. Neste livro se conta a história dos povos que viveram aqui nas Américas. Foi responsável pela restauração da Igreja do Mestre Jesus Cristo.
Seus ensinamentos são inspiradores
Joseph Smith tinha uma capacidade surpreende de aprender, ensinar e aplicar a vontade do Senhor. Ele esclareceu assuntos que haviam sido abandonados pela maioria dos pregadores de sua época.
Aprendeu que ainda havia revelação, que Deus falava aos homens. Ensinou que as pessoas na Terra são filhos de Deus. Que Deus e Jesus Cristo tem um corpo glorificado e perfeito. Por meio dele muitas outras revelações foram realizadas.
Viveu e morreu defendendo a verdade
Embora ele fosse um homem excelente e exemplar, não agradou a todos. Foi severamente perseguido durante toda sua vida. No ano de 1844 as perseguições aumentaram a tal ponto que após mais uma prisão, uma turba enfurecida de aproximadamente 150 pessoas o mataram.
Antes de sua morte, ele prestou um vigoroso testemunho do Livro de Mórmon para os guardas que estavam em sua prisão. Viveu e morreu pregando as verdades do Evangelho. Selou, junto com seu irmão Hyrum Smith, seu testemunho com sangue.
Muitos são os frutos de Joseph e eles provam que ele foi um Profeta de Deus.
[1] Joseph Smith o Profeta da Restauração. Élder Tad R. Callister. Conferência Geral, outubro 2009.
[2] Tiago 1:5.