Joseph Smith é um enigma. Para alguns, ele é um profeta de Deus, chamado para restaurar a Igreja de Cristo mais uma vez sobre a Terra. Para outros, ele é um charlatão, um vigarista, e um mentiroso.

Muito do que sabemos sobre Joseph é de fontes de segunda ou mesmo terceira mão. Tenha em mente que as histórias sobre ele são contadas décadas depois que supostamente aconteceram. Isto faz você desejar que tivéssemos acesso a mais informações do que o próprio Joseph Smith pensou, sentiu, escreveu, fez, disse, acreditou, etc.? Isto faz você desejar que tivéssemos acesso a algo como, digamos, o diário pessoal de Joseph Smith?

Bem, nós temos.

Documentos de Joseph Smith

 O projeto Documentos de Joseph Smith tem um objetivo: publicar cada pedaço de papel com que Joseph Smith teve envolvimento pessoal. Isso inclui “documentos criados por Joseph Smith ou pelas pessoas cujo trabalho ele dirigiu, incluindo periódicos, revelações e traduções, relatos contemporâneos de discursos, atas, negócios e registros legais, editoriais e avisos”, de acordo com josephsmithpapers.org. (É possível acessar o conteúdo em inglês clicando aqui)

Portanto, temos acesso ao diário pessoal de Joseph Smith.

 de Joseph Smith

PSC – Joseph não é o único autor

Muito do diário pessoal de Joseph Smith foi ditado a um escriba ou simplesmente escrito de acordo com as observações para quem foi pedido escrever. A escrita pessoal de alguém diz muito sobre essa pessoa, de modo que isso infelizmente significa que perdemos quaisquer traços de caráter que poderia ser notado pela escrita de Joseph nessas seções.

No entanto, Joseph escreveu sim. Em josephsmithpapers.org, uma versão digital do que Joseph escreveu pessoalmente aparece em um tipo de negrito (realce), por conveniência, ao lado de uma imagem real da página com texto original digitalizada. Em uma introdução aos periódicos, o site explica:

No final da vida de Smith, ele e seus escribas produziram dez volumes dos Documentos de Joseph Smith compostos por mais de 1.500 páginas manuscritas. Do total, apenas cerca de 35 páginas manuscritas contêm identificação, onde Smith colocou sua própria caneta no papel. A evidência interna sugere que ele ditou outras 250 ou mais páginas.

 Algumas conclusões

 Três dos diários de Joseph Smith, imagens de josephsmithpapers.org

Não li o diário pessoal de Joseph Smith de capa a capa (há vários volumes), mas li uma boa quantidade do que escreveu pessoalmente. Aqui estão duas das muitas coisas que ficaram fixas em mim até agora (apenas minhas opiniões):

1. Joseph não era eloquente

 Uma página do diário de Joseph, imagem de josephsmithpapers.org

Vamos pensar um momento e colocar-nos na pele de alguém que acredita que Joseph Smith simplesmente inventou o Livro de Mórmon. O que você poderia esperar do diário de alguém que supostamente inventou uma proeza literária rivaliza com a de alguns dos autores mais notáveis de todos os tempos? Bem, eu esperaria que o diário do homem fosse uma obra de arte. O diário pessoal de Joseph Smith (pelo menos as partes em que ele escreveu) não é uma obra de arte.

Está repleto de erros ortográficos e gramaticais. É curto e objetivo. É óbvio que a linguagem que ele usa está longe do mesmo estilo usado no Livro de Mórmon. Quero dizer, como você vai de Morôni 10:32,

Sim, vinde a Cristo, sede aperfeiçoados nele e negai-vos a toda iniquidade; e se vos negardes a toda iniquidade e amardes a Deus com todo o vosso poder, mente e força, então sua graça vos será suficiente; e por sua graça podeis ser perfeitos em Cristo; e se pela graça de Deus fordes perfeitos em Cristo, não podereis, de modo algum, negar o poder de Deus.

a, 4 de dezembro de 1832,

 4 de dezembro este dia

tive mal, só fiquei em casa durante todo o dia ajeitei algumas das minhas coisas esta noite se sinto melhor, então acho que vo trabalhar alguns dias de novo Oh Senhor, livra teu cervo das tentassões e enche o coração dele com sabedoria e compreensão

 O diário pessoal de Joseph Smith é muito diferente do Livro de Mórmon. Nem parece que as mesmas pessoas escreveram os livros (provavelmente porque não foi mesmo). Eu não encontrei um único, “e aconteceu que” na escrita de Joseph. Não é um fenômeno em que devemos basear os nosso testemunho, mas é uma observação interessante.

2. Joseph prestou muita atenção às pessoas

 Considerando como Joseph pouco escreveu em seu próprio diário, é significativo mencionar quantas vezes ele falou sobre outras pessoas.

aconteceu uma reunião com o irmão Ruds [John Rudd Jr.] e teve uma grande congregação que prestou bem atenção Oh Deus sela nosso te[s]temunho aos seus corações Amém

 esta tarde na casa do Sr. Pattricks espero fazer uma reunião esta noite -pessoas muito supersticiosas Oh Deus esta[belece tua palavra entre este povo aconteceu uma reunião esta noite e tinha uma conngregação atenta o espírito estava presente

 Sábido[ 25 [26] aconteceu uma reunião no Monte Plasnt [Pleasant] as pessoas muito carinhosas

 Eu preguei à noite teve uma boa reunião há na pequena igreja neste lugar qui parece forte na fé Oh que Deus os mantenha fieis e salve-os e leve-os para Sião

 Dia 28 fiquei na casa de estranhos que nos receberam muito gentilmente < <em> Westleville [Wesleyville] >

A lista continua. Ele não parecia desprezar as pessoas.

O que você está esperando? Confira o diário pessoal de Joseph Smith!

 Estou começando a divagar. Basta verificar o diário de Joseph por si mesmo.

Aqui está o link direto para lê-lo em inglês. Navegue à vontade. Desfrute. Conte-nos o que chamou a sua atenção na seção de comentários.

Fonte: MormonHub

Relacionado:

Igreja SUD Adquire o Manuscrito da Impressão Original do Livro de Mórmon