fbpx

A experiência que nos ensina: líderes que alcançaram os 90 anos

No dia 31 de maio de 2023, o Presidente Henry B. Eyring, membro da Primeira Presidência de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias completou 90 anos e entrou para o pequeno grupo de apóstolos que atingiram esse marco.

Hoje, quatro entre os líderes seniores no Quórum dos Doze e na Primeira Presidência têm 90 anos ou mais.

Entre eles estão todos os membros da Primeira Presidência sendo o Presidente Russel M. Nelson com 98 anos, o Presidente Dallin H. Oaks que celebrou 90 anos em agosto do ano passado, o Presidente Eyring que acaba de completar 90, e o atual Presidente Interino do Quórum dos Doze, o Presidente M. Russell Ballard que tem 94 anos.

Segundo o Church News, essa é a sétima vez na história da Igreja que dois ou mais líderes seniores alcançam o marco de seu nonagésimo aniversário.

Mas, por que os líderes seniores da Igreja de Jesus Cristo são sempre mais velhos?

A sabedoria que vem com a idade

O Church News publicou um artigo escrito pelo Élder Jeffrey R. Holland que responde perfeitamente essa pergunta.

No artigo intitulado “As bênçãos da idade – A visão do Élder Holland sobre a Primeira Presidência”, o apóstolo compartilhou:

“Esta Primeira Presidência de três homens na faixa dos 90 anos traz certas qualidades para seus chamados que, até certo ponto, são tão insubstituíveis quanto sem precedentes. Sou um dos poucos privilegiados que têm o privilégio de observar esses homens trabalhando o dia todo, todos os dias, em uma variedade de responsabilidades. Permitam-me sugerir apenas algumas coisas que aprendi sobre a liderança de homens idosos, especialmente desses homens idosos:

(…) A idade trouxe aos Presidentes Russell Nelson, Dallin Oaks e Henry Eyring maturidade e discernimento, força para resistir a serem “levados por todo vento de doutrina”. Como as raízes de uma árvore, seus anos combinados de liderança na Igreja – impressionantes 106 anos de apostolado, sem mencionar seus anos de serviço anterior a isso – deram a eles um grau de estabilidade que pode resistir mesmo aos ventos sociais, políticos ou econômicos mais intensos que possam soprar.

(…) Há um grau de sabedoria que vem com a idade, não adquirida rapidamente ou superficialmente. Costuma-se dizer, geralmente com um sorriso, que há uma impulsividade e determinação nos jovens que os leva a tomar medidas imediatas em um problema, mesmo que a ação esteja errada. Homens mais velhos também precisam agir, mas geralmente esperam até saber qual é a melhor ação nas circunstâncias. Mesmo assim, a resposta sábia será medida, moderada e deliberada.

(…) Grande parte da força, discernimento e sabedoria que admiramos nas pessoas mais velhas só lhes adveio de uma maneira – por meio da experiência, experiência que muitas vezes foi adquirida ao enfrentar questões difíceis e tomar decisões dolorosas enquanto mais jovens. Nesse espírito, alguém disse que a vida de uma pessoa idosa representa uma “biblioteca de experiências” e perder um desses homens ou mulheres mais velhos é como ficar impotente enquanto aquela biblioteca é destruída.

Por último, e talvez o mais importante, em questões do espírito e nas considerações que nos levam aos padrões do passado, vemos que Deus desenvolveu deliberadamente uma hierarquia – um sistema de senioridade, por assim dizer – que permite que um chamado chegue a um homem em uma idade relativamente jovem. No entanto, esse homem estará muito mais velho quando tiver passado pelas cadeiras apostólicas que eventualmente o tornam o apóstolo sênior.

Meus irmãos seniores têm dito frequentemente que muitas das lições que aprenderam em seus ministérios não poderiam ter sido aprendidas, exceto como resultado de seu tempo no Quórum dos Doze Apóstolos, observando, ouvindo e aprendendo em seus anos juniores. Em sua provação e experiência Jó disse: ” Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade, o entendimento … e a multidão dos anos ensine a sabedoria … e a inspiração do Todo-Poderoso os faz entender. (Jó 12:12; 32:7-8).”

Em setembro desse ano comemoraremos o marco de 99 anos de nosso amado profeta, o Presidente Nelson, e aguardamos ansiosos por suas palavras de orientação na próxima conferência geral.
Fonte: Church News

| Profetas Hoje

Comente

Seu endereço de e-mail não será divulgado. Os campos obrigatórios estão marcados com *